Buscar

Avaliação III - Discursiva Psicomotricidade

Prévia do material em texto

1Para estimular a psicomotricidade podemos trabalhar com diferentes atividades, em consonância com a faixa etária que estamos atendendo e os  objetivos traçados. Na adolescência, além de todas as mudanças físicas, ainda existe a questão da insegurança, que precisa ser levada em consideração, já que o corpo do adolescente funciona para ele como uma referência no espaço. Diante desta informação, mencione pelo menos cinco atividades que podem ser desenvolvidas, visando ao desenvolvimento psicomotor de adolescentes de 12 a 18 anos.
Resposta esperada
Pode-se explorar atividades coletivas ou individuais, como artes marciais (judô, karatê, etc.); esportes coletivos (futebol, vôlei, basquete etc.); esportes que estimulem a resistência (musculação, corrida etc.); esportes que reforcem o tônus muscular (musculação e natação); atividades de alongamento ou dança.
Minha resposta
Atividades esportivas como: futebol, handboll, vôlei, basquete, corrida, judô, natação, entre outras. Praticamente todos os esportes trabalham o desenvolvimento psicomotor, além também da ginástica e alongamento que também proporcionam um desenvolvimento eficaz do corpo físico.
2“A Psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolvem a motricidade da criança, visando ao conhecimento e ao domínio do seu próprio corpo. Por isso dizemos que a mesma é um fator essencial e indispensável ao desenvolvimento global e uniforme da criança”. Partindo desta perspectiva, descreva a importância do contato da mãe e filho para o desenvolvimento psicomotor.
FONTE: Disponível em: <http://empmlt.wordpress.com/tag/psicomotricidade/>. Acesso em: 9 out. 2012.
Resposta esperada
A linguagem na criança é desenvolvida através da conscientização do próprio corpo, sendo que essa conscientização se dá através de tudo o que a mãe passa para o filho, quando olha, toca, embala, brinca.
Minha resposta
O contato mãe e filho é de extrema importância para o desenvolvimento psicomotor, pois através dele acontece a consciêntização do toque, do olhar, da fala, do brincar... Tudo isso proporciona a criança sensações e conhecimentos sobre seu corpo e gestos para seu futuro domínio.

Continue navegando