Buscar

AS IV Direito do Consumidor 100%

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Paulo levou o carro à concessionária para revisão completa. O carro foi devolvido revisado e limpo, sendo o valor da lavagem cobrado pela concessionária. De imediato, Paulo alegou que não pagaria a lavagem, pois não havia solicitado. Nesse caso:
	
	a.
	o fornecimento de serviço sem prévia solicitação constitui prática comum no mercado de consumo, de modo que Paulo tem obrigação de pagar por ele.
	
	b.
	como Paulo se beneficiou do serviço, deverá pagar por ele, sendo indiferente o fato de ter ou não solicitado. 
	
	c.
	o fornecimento de serviço sem prévia solicitação não constitui prática abusiva, mesmo assim, Paulo não tem obrigação de pagar por ele. 
	
	d.
	o fornecimento de serviço sem prévia solicitação constitui prática abusiva, de modo que o Paulo não tem obrigação de pagar por ele. 
	
	e.
	o fornecimento de serviço sem prévia solicitação constitui prática comum no mercado de consumo, de modo que Paulo tem obrigação de pagar por ele, se, na hora em que retirou o carro, não reclamou. 
0,175 pontos   
PERGUNTA 2
1. Leia decisão proferida pelo CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) sobre publicidade infantil:
A publicidade que se aproveita da deficiência de julgamento e experiência da criança é chamada de:
	
	a.
	enganosa por omissão.
	
	b.
	enganosa por comissão.
	
	c.
	comparativa.
	
	d.
	abusiva.
	
	e.
	mista.
0,175 pontos   
PERGUNTA 3
1. Leia o julgamento proferido pelo Superior Tribunal de Justiça:
“Cumpre analisar, ainda, a acusação de configurar-se venda casada a prática abusiva de cancelamento unilateral do voo de volta do consumidor que não embarcou no voo de ida.
Quanto ao ponto, importa reconhecer que a possibilidade de aquisição de todo o itinerário de viagem, ida e volta, por meio de um único procedimento de compra, é apresentada ao consumidor como mera opção, cabendo a ele decidir pela obtenção dos bilhetes de toda a viagem, antecipadamente, de acordo com a sua necessidade e disponibilidade.
De fato, até esse momento, não há qualquer conduta da fornecedora do serviço capaz de configurar a prática abusiva de venda casada, uma vez que a venda do trecho de ida não está condicionada à compra do trecho de volta, podendo as compras serem feitas de maneira independente, como dito. Há, portanto, ampla opção conferida ao consumidor.
No entanto, a situação é outra, quando verificada sob ótica diversa, qual seja o desejo do consumidor de utilizar apenas o bilhete relativo ao trecho de volta, ou mesmo a possibilidade de se utilizar apenas referido trecho.
Nessa perspectiva, constando-se o condicionamento, para a utilização do serviço a um pressuposto criado para atender apenas o interesse da fornecedora, no caso, o embarque no trecho de ida, tenho por qualificada a indesejável prática de venda casada.
Dito de outra forma, ao vincular o direito do consumidor de usar o serviço contratado à utilização da integralidade dos trechos contratados, a recorrente incorre em prática abusiva vedada pelo artigo 39, inciso I, do CDC, cujo propósito é claro em assegurar ao usuário do serviço a opção de usá-lo segundo a sua exclusiva conveniência, já que desembolsou o valor necessário para tanto.
Assim, a abusividade reside no condicionamento de manter a reserva do voo de volta ao embarque do passageiro no voo de ida.” (STJ, Resp nº 1.595.731 - RO (2016/0090369-0), Rel. Ministro Luís Felipe Salomão, j. 14/11/2017)
Sobre a venda casada, é correto afirmar que:
	
	a.
	Configura venda casada a recusa às demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque.
	
	b.
	Configura venda casada toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços.
	
	c.
	Configura venda casada, permitida pelo CDC, condicionar o fornecimento de um produto ou de um serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço.
	
	d.
	Configura venda casada, vedada pelo CDC, condicionar o fornecimento de um produto ou de um serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço. 
	
	e.
	Configura venda casada qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor.
0,175 pontos   
PERGUNTA 4
1. Sobre as práticas abusivas previstas no Código de Defesa do Consumidor, analise as assertivas:
I - É autorizado ao fornecedor de produtos ou serviços elevar, desde que, com justa causa, o preço de produtos ou serviços.
II - É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços.
III - É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços enviar ou entregar ao consumidor qualquer produto ou fornecer qualquer serviço, se estiver inadimplente perante o poder público.
Estão corretas as assertivas:
	
	a.
	III
	
	b.
	I
	
	c.
	II e III
	
	d.
	II
	
	e.
	I e II

Mais conteúdos dessa disciplina