Buscar

AVALIAÇÃO internacional

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE  DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS-TEORIA GERAL DOS TRATADOS
Professora Clarissa Chagas Sanches Monassa
Bacharelando:___________________________________________________
 
1)Um Estado pretende ratificar um tratado, mas, para fazê-lo, almeja adaptar alguns de seus dispositivos à interpretação que seus tribunais internos dão a determinado direito contido no tratado, deixando de cumpri-lo. Nessa situação, o instrumento mais adequado a ser utilizado por esse Estado é
a) a denúncia
b) a cláusula rebus sic stantibus
c) a suspensão
d) o jus cogens
e) a reserva
Justificativa da resposta:
CONVENÇÃO DE VIENA ARTIGO 2: 1. Para os fins da presente Convenção:  d)“reserva” significa uma declaração unilateral, qualquer que seja a sua redação ou denominação, feita por um Estado ao assinar, ratificar, aceitar ou aprovar um tratado, ou a ele aderir, com o objetivo de excluir ou modificar o efeito jurídico de certas disposições do tratado em sua aplicação a esse Estado; 
2) Considera-se o tratado incorporado ao ordenamento jurídico brasileiro:
a) com o decreto legislativo que aprova a sua ratificação
b) com a remessa ao país contratante ou à organização do texto ratificado
c) com o decreto do Presidente da República que promulga e depois publica o tratado
d) com a assinatura do tratado 
Justificativa da resposta:
A Constituição Federal de 1988 prescreve, no artigo 84, que “compete privativamente ao Presidente da República: (...) VIII – celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional”, e o artigo 21 estabelece como sendo competência da União manter relações com Estados estrangeiros e participar de organizações internacionais. Dispõe o artigo 49 que “é da competência exclusiva do Congresso Nacional: I – resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional”.
 
3) Na relação entre o direito nacional e internacional, a teoria que entende que são sistemas independentes e distintos é a:
a)dualista; 
b)independentista; 
c)unidade normativa; 
d)monista;
e) mista.
Justificativa da resposta:
 É a teoria dualista que entende que o direito interno e o direito internacional são dois sistemas diferentes e independentes entre si. Por sua vez, para a teoria monista, o direito interna e o direito internacional misturam-se, sendo interdependentes entre si. Assim, por exclusão, chega-se à resposta certa.
Teoria dualista, cuja a qual consiste no ponto de vista sectário entre o direito interno e o direito internacional, ou seja, tratam-se de dois sistemas diferentes e independentes.
 
4) Considera-se aperfeiçoado e obrigatório o tratado internacional multilateral:
a) com a ratificação
b) com sua assinatura
c) com o deposito e o registro da ratificação na Secretaria da ONU
d) quando se atinge o quorum de ratificações previsto no tratado em caso de tratados tipo convenções.
Justificativa da resposta:
 Após a assinatura, o tratado internacional deve ser confirmado pelo Estado. Referida confirmação constitui em ato do plano internacional e é realizado pelo Poder Executivo. O Chefe do Executivo depende de aval/autorização do Congresso para tanto. A ratificação consiste em elemento essencial para que o tratado seja considerado perfeito, sendo que sua não ocorrência gera a denúncia unilateral pelo Estado. Por meio de Mala Diplomática, contendo Nota Diplomática, estará o Instrumento de Ratificação, devendo haver um número mínimo de ratificações para que o tratado seja finalizado.
5) Assinale a alternativa correta;
I-Se o tratado não for registrado numa organização internacional, esta não poderá ser invocada para executar o tratado em caso de descumprimento por uma das partes.
II-Dentre os meios para a execução de um tratado, um dos mais utilizados nos tratados multi ou plurilaterais, é a adoção de uma Resolução, no âmbito da Assembléia Geral das Organizações Internacionais, a fim de obrigar ao Estado descumpridor a implementar as regras previstas no tratado.
III-Os tratados se extinguem por consentimento mútuo, condição resolutória, renúncia do beneficiário, caducidade, guerra, impossibilidade de execução, ruptura de relações diplomáticas e denúncia unilateral.
IV- Há hierarquia entre tratado e costume internacional, àquele vale mais do que este último, por se tratar de documento escrito.
1. Todas as alternativas são verdadeiras.
2. Somente as alternativas I e II são verdadeiras.
3. Somente as alternativas I, II e III são verdadeiras.
4. Somente as alternativas II, III e IV são verdadeiras.
Justificativa da resposta:
  O sistema da Organização das Nações Unidas ( ONU ), dispõe em sua Carta, no artigo 102, que:
2.  Nenhuma parte em qualquer tratado ou acordo internacional que não tenha sido registrado de conformidade com as disposições do parágrafo 1 deste artigo poderá invocar tal Tratado ou acordo perante qualquer órgão das Nações Unidas.” 
A forma mais comum é pelo número de países que assinam o documentoOs tratados internacionais podem ser extintos mesmo que não tenham sido cumpridos, e mesmo que não tenha havido execução.  
a) Execução integral do Tratado: todas cláusulas do tratado são cumpridas, Consentimento Mútuo: não há mais interesse dos signatários no cumprimento,Termo: aplica-se aos tratados denominados modus vivendi, conforme já estudado, nos quais está estabelecida uma data prévia para que deixem de existir, Condição Resolutória: consiste em uma condição objetiva, devendo ocorrer algo (positiva) ou não acontecer (negativa) para que o tratado seja considerado extinto,Renúncia do Beneficiário: trata-se de modalidade de extinção que ocorrer nos tratados não onerosos, sendo que se o beneficiário desejar cessar a prestação, deve notificar o cedente por meio de nota diplomática, Caducidade: consiste em modalidade de extinção não usual, em que o tratado cai em desuso, Guerra: no caso de guerra entre os países que firmaram um tratado bilateral, esse é automaticamente extinto definitivamente. Nota-se que referida extinção do tratado abrange apenas os países envolvidos na guerra, continuando a valer quanto aos demais, Fato de Terceiro: previsão de que terceiro irá extinguir o tratado, Impossibilidade de Execução: hipótese em que o tratado não pode mais ser cumprido.  Ruptura de relações diplomáticas: extingue os tratados porque as relações diplomáticas foram rompidas (fecha a embaixada), Inexecução por uma das partes: uma violação substancial de um tratado bilateral por uma das partes autoriza a outra patê a invocar a violação como causa de extinção ou de suspensão na execução do tratado, no todo ou em parte, Denúncia Unilateral: o Estado deixa de participar do tratado internacional 
E, em regra, não há hierarquia, ou seja, o art. 38 não traz uma ordem sucessória ou hierárquica. Dessa forma, um costume internacional pode derrogar tratado, bem como tratado pode derrogar costume.
6) A adesão de um Estado a um tratado internacional:
a)significa a perda de parte de sua soberania.
b)não tem qualquer relação com sua soberania.
c) significa a diminuição de seu poder pela perda de parte de sua soberania.
d) significa o pleno exercício de sua soberania.
Justificativa da resposta:
A adesão, é uma forma de expressão definitiva do consentimento do Estado em relação ao Tratado internacional.  O Estado aderente é aquele que não negociou nem assinou o pacto, mas que, tomado de interesse por ele, decide tornar-se parte, certificando-se anteriormente da possibilidade do ingresso por adesão
7) O Ius Gentium são os Princípios Gerais de Direito e os Costumes Internacionais. São superiores aos tratados e aplicáveis à Ordem Pública Internacional.
II) Hard Law são os tratados internacionais, ainda que não tenham atingido todas as sua fases de elaboração, bastando, pois as tratativas ao final das rodadas de negociação.
III) As tratativas são um documento jurídico, composto por regras flexíveis e que constituem o corpo da chamada Soft Law.
1. Todas as alternativas são verdadeiras.
2. Somente a alternativaI e II são verdadeiras.
3. Somente as alternativas II e III são verdadeiras.
4. Somente a alternativa III é verdadeira.
Justificativa da resposta:
SOFT LAW A primeira fase de elaboração de um tratado internacional é a negociação, sendo que o Estado pode entrar e deixa-la no momento em que desejar, sem precisar justificar, mas apenas comunicar os demais participantes. . O soft law tem natureza de “acordo de cavalheiros”, sendo um acordo de honra. Ainda que uma soft law não esteja assinada nem positivada, nem cumpridas as etapas processualísticas da elaboração de um Tratado os países já vão cumprindo, porque estão de acordo de demonstraram interesse em executá-lo, já criando políticas públicas para a execução do Tratado em seu território.
8)  Segundo a Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados, são características intrínsecas ao tratado, exceto:
a) objeto lícito e possível
b) consentimento mútuo
c) capacitação e voluntariedade
d) forma escrita ou oral
Justificativa da resposta:
Art. 2º da Convenção de Viena Tratado Internacional (CVDT), de 1969.
“tratado” significa um acordo internacional concluído por escrito entre Estados e regido pelo Direito Internacional, quer conste de um instrumento único, quer de dois ou mais instrumentos conexos, qualquer que seja sua denominação específica;
9) O ato da ratificação de um tratado internacional é:
a) ato internacional, feito pelo Poder Legislativo
b) ato internacional, feito pelo Poder Executivo
c) ato interno, feito pelo Poder Legislativo
c) ato interno, feito pelo Poder Executivo
Justificativa da resposta:
 Apesar de ainda ser de competência do Poder Executivo, a ratificação somente pode ser levada a cabo se for autorizada pelo Poder Legislativo nas duas casas, tanto na Câmara como no Senado.
10) Plenos poderes significam um documento expedido pela autoridade competente de um Estado e pelo qual são designadas uma ou várias pessoas representar o Estado na negociação, na adoção ou autenticação do texto de um tratado, para manifestar o consentimento do Estado em obrigar-se por um tratado. Algumas pessoas estão dispensadas deste documento, em virtude de sua função. São elas:
a) Presidentes do Executivo, Legislativo e Judiciário
b) Chefes de missão diplomática e cônsules
c) Representantes das organizações internacionais
d) Chefes de Estado e de Governo, Ministro das Relações Exteriores, Chefe da Missão Diplomática.
Justificativa da resposta:
Os Chefes de Estado e de Governo e os Ministros do Exterior estão dispensados da apresentação dos plenos poderes. Considera-se que os chefes de missão diplomática dispõem de plenos poderes para os tratados negociados e concluídos com o Estado junto ao qual estão acreditados.

Continue navegando

Outros materiais