Buscar

Hiperbilirrubinemia Neonatal

Prévia do material em texto

Hiperbilirrubinemia Neo
· 
· Resumo
É o aumento da bilirrubina sérica, caracterizada pela presença de icterícia – caracterizada pela coloração amarelada da pele e mucosas.
Resulta da imaturidade das funções do fígado combinada com a destruição das hemácias do recém-nascido.
· O que é Bilirrubina?
É proveniente da degradação da hemoglobina, um pigmento amarelo que dá a coloração da urina. Ela circula no sangue ligada á albumina depois é captada no fígado e é excretada na bile.
· Hemácias: 
Na medida que as hemácias envelhecem (duram em torno de 120 dias no adulto e no RN 80 dias) são removidas e destruídas pelo sistema reticuloendotelial – responsável pela renovação e excreção de células sanguíneas.
· Patologia
Muito frequente no período neonatal, estima-se que cerca de 25% á 50% dos RN a termo desenvolvam níveis séricos de bilirrubina superiores a 7 mg/dl. Muitos apresentam icterícia na primeira semana de vida, sem significar alguma doença..
 
· Hiperbilirrubinemia fisiológica
É chamada de hiperbilirrubinemia fisiológica do RN, porém em alguns casos, a icterícia decorre de alguma doença devendo ser corretamente identificada para fazer o tratamento adequado.
· Hiperbilirrubinemia não fisiológica
Conhecida como patológica, requer investigação e é geralmente expressa por icterícia precoce, nas primeiras 24h do dia.
· Icterícia fisiológica
É a mais comum representando 50% dos casos transitórios e benigna em geral. As limitações são em metabolizar, transportar e eliminar a bilirrubina. Decorrendo de um conjunto de fatores que acabam levando ao aumento da produção de bilirrubina á dificuldade de sua captação pelo fígado (que causa o acúmulo no sangue) e o aumento da sua reabsorção nos intestinos. 
A suscetibilidade dos RN á icterícia fisiológica é o resultado de menor vida média das hemácias e imaturidade da função hepática. Caracteriza-se pelo aumento progressivo da concentração sérica de bilirrubina indireta e ocorre cera de 48 á 72 horas do nascimento. Normalmente apresenta-se de forma leve e regride espontaneamente, mas pode precisar de tratamento. 
· Icterícia Patológica
Pode ocorrer precocemente nas primeiras 24 á 36 horas de nascimento, caracterizando uma condição patológica que merece investigação e tratamento.
· Causas:
Infecção, Incompatibilidade sanguínea, obstrução de vias biliares, asfixia, hipoglicemia.
O risco maior do aumento dos níveis séricos de bilirrubina é a toxidade e impregnação no sistema nervoso central. Essa condição é chamada de Kernicterus ou Encefalopatia Bilirrubiníca e pode ser fatal.
· Kernicterus ou Encefalopatia Bilirrubiníca
Era uma complicação muito comum em hiperbilirrubinemias associadas a eritroblasfose fetal do fator RH e doença hemolítica ABO. Com introdução da transfusão sanguínea e da fototerapia, esta síndrome se tornou menos comum.
As características clínicas associadas com Kernicterus incluem a paralisia cerebral, paralisia ocular, retardo mental, perda auditiva, hipertonia muscular. 
· Quadro Clínico
O RN deverá ser avaliado quanto á intensidade e a abrangência da icterícia, de acordo com as zonas de Kramer.
Zona 1: Cabeça e pescoço.
Zona 2: Tronco até o coto umbilical
Zona 3: Região hipogástrica e coxas.
Zona 4: Braços e Pernas
Zona 5: Mãos e Pés, incluindo palmas e plantas.
· Diagnóstico
Realizado por dosagem de bilirrubina (total e frações)
Controle laboratorial: 
Nos casos de icterícia precoce e hemólise acentuada – Dosagem de bilirrubina e hematrócrito a cada 6 horas
Nos casos de icterícia tardia – Dosagem de bilirrubina a cada 12 ou 24 horas conforme a gravidade.
· Tratamento
Aumento da ingesta enteral (Leite Humano)
Uso de fototerapia
Exasanguineotransfusão
Quando a icterícia é fisiológica e bem leve o médico pode indicar apenas um banho de sol de cerca de 15 minutos de manhã (antes das 10hrs) e a tarde (depois das 16h) e observar a evolução do quadro. 
Se atingir os valores cada vez mais altos é necessário a fototerapia que consiste na aplicação de luz alta intensidade e com espectro visível na cor azul.
· Cuidados de Enfermagem na Fototerapia
Verificar a temperatura corporal a cada 2h para detectar hipotermia ou hipertermia e peso.
Aumentar a oferta hídrica pelo aumento do consumo de oxigênio, frequência respiratória, fluxo sanguíneo na pele e perdas insensíveis de água.
Proteger os olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze.
Cobrir a solução parenteral com papel alumínio ou utilizar extensores impermeáveis á luz para evitar alteração das propriedades da solução.
Descontinuar a fototerapia durante a alimentação.
· Exasanguíneotransfusão
É o procedimento no qual o sangue do neonato é retirado em pequenas quantidades (em torno de 5 á 10ml por vez) e substituído com sangue compatível. É um método padrão de terapia para o tratamento da hiperbilirrubinemia grave. É totalmente estéril, onde um cateter é inserido na veia umbilical e direcionado até a veia cava inferior. Conforme o peso do neonato, os ml são retirados em 15 a 20 segundos e o mesmo volume dito como ‘limpo’ retorna ao corpo durante 60 á 90 segundos.
Vantagens:
Remove os eritrócitos sensibilizados;
Diminui o nível plasmático de bilirrubina para prevenir a encefalopatia bilirrubínica;
Corrige a anemia;
Previne a insuficiência cardíaca.

Continue navegando