Buscar

DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA 4-5-6

Prévia do material em texto

DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA 4-5-6
	São atribuições exclusivas dos farmacêuticos, exceto:
		
	 
	Responsabilidade técnica de órgãos, laboratórios ou estabelecimentos em que se pratiquem exames de caráter químicotoxicológico, químico-bromatológico, químico-farmacêutico, biológicos, microbiológicos, fitoquímicos e sanitários.
	
	Responsabilidade Técnica de depósitos de produtos farmacêuticos de qualquer natureza.
	
	Elaboração de laudos técnicos e a realização de perícias técnico-legais relacionados com atividades, produtos, fórmulas, processos e métodos farmacêuticos ou de natureza farmacêutica
	
	Responsabilidade Técnica de estabelecimentos industriais farmacêuticos em que se fabriquem produtos que tenham indicações e/ou ações terapêuticas, anestésicos ou auxiliares de diagnóstico, ou capazes de criar dependência física ou psíquica.
	
	Desempenho de funções de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopéicas, quando a serviço do público em geral ou mesmo de natureza privada.
	Respondido em 29/09/2021 15:08:45
	
Explicação:
Tais estabelecimentos apresentam caráter multiprofissional e podem ter como responsáveis técnicos outros profissionais, além dos farmacêuticos, como por exemplo: Médicos, Biólogos, Químicos e Biomédicos.
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Quanto às especialidades farmacêuticas, exercidas no âmbito profissional, regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia - CFF, podemos citar 10 linhas de atuação. Quais das sentenças a seguir representa essas 10 linhas?
		
	
	educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; alimentos; análises clínico-laboratoriais; farmácia industrial; gestão; saúde pública, toxicologia e agricultura
	
	alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia
	
	alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; química; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia
	
	educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; alimentos; análises clínico-laboratoriais; farmácia industrial; química; saúde pública, toxicologia e agricultura
	 
	alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia
	Respondido em 29/09/2021 15:08:58
	
Explicação:
As 10 linhas de atuação do farmacêutico mostra a vasta área de atuação que este profissional pode exercer suas atividades. Tal fato é garantido pela publicação da Resolução do CFF nº 572, de 25 de abril de 2013
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Dentre as Associações Profissionais Farmacêuticas, temos algumas com grande relevância para a profissão, como é o caso da ABF (Associação Brasileira de Farmacêuticos) fundada em 1916 e com histórico nas conquistas de direitos da profissão farmacêutica no país. Uma outra entidade também relevante para a profissão farmacêutica é o Sindicato, tendo como atribuição as seguintes atividades:
		
	
	Emissão de carteira de identidade profissional
	 
	Manter serviços de assistência judiciária para os associados
	
	Fiscalização do exercício profissional
	
	Regulamentação da profissão farmacêutica
	
	Aplicação de multas por infrações à profissão
	Respondido em 29/09/2021 15:09:05
	
Explicação:
Os sindicatos profissionais têm como dever a oferta para seus associados de assistência judiciária, conforme o Art. 514 da Consolidação das Leis Trabalhistas ¿ CLT.
 
		
          Questão
	
	
	Qual das sentenças a seguir representa a legislação que dispõe sobre a regulamentação das especialidades farmacêuticas, por linhas de atuação
		
	
	Resolução CFF 482 -2008
	
	Resolução CFF 521 - 2009
 
	
	Resolução CFF 366 - 2001
	
	Resolução CFF nº 492 - 2008
	 
	Resolução CFF nº 572 - 2013
	Respondido em 29/09/2021 15:12:42
	
Explicação:
Esta Resolução regulamenta as áreas de atuação do farmacêutico, e estabelece 131 atividades em que os farmacêuticos podem atuar
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	A dispensação de plantas medicinais é privativa de:
		
	 
	Farmácias e Ervanarias
	
	Farmácias e Feiras livres
	
	Farmácias, Drogarias, Ervanarias e Feiras livres
	
	Farmácias e Drogarias
	
	Drogarias e Feiras livres
	Respondido em 29/09/2021 15:12:47
	
Explicação:
Segundo o Decreto nº 74.170/74 e suas alterações, que regulamenta a Lei número 5.991, de 17 de dezembro de 1973, a dispensação de plantas medicinais são privativas de farmácias e drogarias.
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	(CONSELHO REGINAL DE FÁRMACIA-TO) QUESTÃO 1035422
O comércio, a dispensação, a representação ou distribuição e a importação ou exportação de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos será exercido somente por empresas e estabelecimentos licenciados pelo órgão sanitário competente dos estados, do Distrito Federal e dos territórios. No que se refere ao pedido de licença previsto na Lei no 5.991/1973, assinale a alternativa correta.
		
	
	O estabelecimento de dispensação que deixar de funcionar por mais de 90 dias terá sua licença cassada.
	
	A mudança do estabelecimento para local diverso do previsto no licenciamento independe de licença prévia do órgão sanitário competente.
	 
	A revalidação da licença somente será concedida após a verificação do cumprimento das condições sanitárias exigidas para o licenciamento do estabelecimento, por meio de inspeção.
	
	A alteração da razão social ou do nome do estabelecimento interromperá o prazo de validade da licença.
	
	A licença terá prazo de validade indeterminado.
	Respondido em 29/09/2021 15:12:53
	
Explicação:
A inspeção para a liberação do licenciamento é de fundamental importância para se garantir que o estabelecimento está respeitando as normas que garantirão a segurança da atividade para a população e os trabalhadores.
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	A legislação que, estabelece normas para execução de Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960, sobre o exercício da profissão de farmacêutico, e dá outras providências é:
		
	 
	Decreto nº 85.878 de 07/04/1981
	
	Lei 20.013/2014
	
	Decreto nº 20.377/1931
	
	Decreto 5.090/2004
	
	Resolução 344/1998
	Respondido em 29/09/2021 15:12:55
	
Explicação:
Trata do âmbito profissional farmacêutico e determina as atribuições privativas e não privativas da profissão.
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	A profissão farmacêutica apresenta um vasto campo de atuação. A da Resolução do CFF nº 572, de 25 de abril de 2013 descreve 131 especialidades em que o farmacêutico pode atuar. Dentre as sentenças a seguir, qual não representa uma área de atuação do farmacêutico?
		
	
	Gestão de risco hospitalar
	
	Auditoria em saúde
	
	Planejamento e gestão educacional
	
	Controle de vetores e pragas urbanas
	 
	Assistência dietoterápica hospitalar
	Respondido em 29/09/2021 15:12:59
	
Explicação:
Os farmacêuticos possuem uma ampla área de atuação, podendo exercer suas atividades em diversos setores, entretanto a assistência dietoterápica hospitalar é uma atribuição exclusiva de nutricionistas, sendo impedida de ser exercida por farmacêuticos ou qualquer outro profissional
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	(CONSELHO REGINAL DE FÁRMACIA-TO) QUESTÃO 1035479
No que tange à assistência e às responsabilidades técnicas previstas na Lei no 5.991/1973, assinale a alternativa correta.
		
	
	As farmácias e drogarias devem manter serviço de atendimento ao público para aplicação de injeções a cargo de técnico habilitado.
	 
	A farmácia e a drogaria terão, obrigatoriamente, a assistência de técnico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia, na forma da lei.
	
	A responsabilidade técnica do estabelecimento não poderá ser comprovada por declaração de firma individual.
	
	O posto de medicamentos,a unidade volante e o supermercado dependerão de assistência técnica e responsabilidade profissional.
	
	A presença do técnico responsável nas farmácias e drogarias deverá ocorrer, no mínimo, durante metade do horário de funcionamento do estabelecimento.
	Respondido em 29/09/2021 15:13:04
	
Explicação:
A obrigatoriedade da presença de um profissional farmacêutico é de fundamental importância para se garantir um adequado funcionamento do estabelecimento farmacêutico e garantir que as necessidades de saúde dos pacientes sejam atendidas por um profissional de saúde nos estabelecimentos farmacêuticos.
		1
          Questão
	
	
	QUESTÃO 949456 (HUB) 2018 (2ª edição)
Com base no Código de Ética Farmacêutica, estabelecido pela Resolução n.º 596/2014, julgue os itens que se seguem.
		
	
	É vedado ao farmacêutico delegar a outros profissionais atos ou atribuições privativas e não exclusivas da profissão farmacêutica.
	 
	É vedado ao farmacêutico delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivas da profissão farmacêutica.
	
	É permitido ao farmacêutico delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivas da profissão farmacêutica.
	
	É permitido ao farmacêutico delegar a outros profissionais atos ou atribuições não exclusivas da profissão farmacêutica.
	
	É vedado ao farmacêutico delegar a outros profissionais atos ou atribuições não exclusivas da profissão farmacêutica.
	Respondido em 29/09/2021 15:15:17
	
Explicação:
É importante salientar que mesmo as atribuições em que o farmacêutico é permitido a delegar, sempre se delega apenas a execução da atividade, nunca a responsabilidade, mesmo quando o fato é feito por outra pessoa.
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	A Resolução que dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares é:
		
	 
	Resolução 596/14
	
	Resolução 417/04
	
	Resolução 610/15
	
	Resolução 344/98
	
	Resolução 431/05
 
	Respondido em 29/09/2021 15:15:41
	
Explicação:
A resolução 596/14 é a legislação vigente que regulamenta o Código de Ética e o Código de Processo ético, que antes eram regulamentados pelas resoluções 417/04 e 461/07.
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Considerando a Resolução 596/14, é um princípio fundamental da profissão farmacêutica
		
	
	Interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observado o uso racional de medicamentos
	 
	O farmacêutico responde individual ou solidariamente, ainda que por omissão, pelos atos que praticar, autorizar ou delegar no exercício da profissão; A profissão farmacêutica, em qualquer circunstância, não pode ser exercida sobrepondo-se à promoção, prevenção e recuperação da saúde e com fins meramente comerciais
	
	Decidir, justificadamente, sobre o aviamento ou não de qualquer prescrição, bem como fornecer as informações solicitadas pelo usuário
	
	Recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada sem condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário
	
	Exercer a profissão em instituição pública sem condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário.
	Respondido em 29/09/2021 15:16:19
	
Explicação:
O farmacêutico responde individual ou solidariamente, ainda que por omissão, pelos atos que praticar, autorizar ou delegar no exercício da profissão; A profissão farmacêutica, em qualquer circunstância, não pode ser exercida sobrepondo-se à promoção, prevenção e recuperação da saúde e com fins meramente comerciais.
O Capítulo I da Resolução 596/14 trás em seu texto Os Princípios Fundamentais da profissão, principalmente no que diz respeito aos Art. 4 e 8.
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Os farmacêuticos estão sujeitos ao Código de Ética Farmacêutica, sendo que o descumprimento do estabelecido neste código pode acarretar em penalidades ao profissional. Dentre os motivos mais frequentes para abertura de um Processo Ético Disciplinar são:
		
	
	Falsidade ideológica (declarar endereço falso, por exemplo), Receber abaixo do piso salarial, Permitir a leigo que realize atividade de âmbito exclusivo do farmacêutico, Falsificação de medicamentos (crime hediondo), Venda de medicamentos da Portaria SVS/MS no 344/98 sem receita médica e Troca de medicamentos de receitas médicas por medicamentos genéricos
	
	Falsidade ideológica (declarar endereço falso, por exemplo), Receber abaixo do piso salarial, Não permitir que leigo que realize atividade de âmbito exclusivo do farmacêutico, Falsificação de medicamentos (crime hediondo), Venda de medicamentos da Portaria SVS/MS no 344/98 sem receita médica e Troca de medicamentos de receitas médicas
	
	Falsidade ideológica (declarar endereço falso, por exemplo), Receber abaixo do piso salarial, Permitir a leigo que realize atividade de âmbito exclusivo do farmacêutico, Falsificação de medicamentos (crime hediondo), Não vender medicamentos da Portaria SVS/MS no 344/98 sem receita médica e Troca de medicamentos de receitas médicas
	
	Falsidade ideológica (declarar endereço falso, por exemplo), Receber correto do piso salarial, Permitir a leigo que realize atividade de âmbito exclusivo do farmacêutico, Falsificação de medicamentos (crime hediondo), Venda de medicamentos da Portaria SVS/MS no 344/98 sem receita médica e Troca de medicamentos de receitas médicas
	 
	Falsidade ideológica (declarar endereço falso, por exemplo), Receber abaixo do piso salarial, Permitir a leigo que realize atividade de âmbito exclusivo do farmacêutico, Falsificação de medicamentos (crime hediondo), Venda de medicamentos da Portaria SVS/MS no 344/98 sem receita médica e Troca de medicamentos de receitas médicas
	Respondido em 29/09/2021 15:16:33
	
Explicação:
As infrações do Código de Ética pode acarretar aos profissional penalidades expedidas pelo Conselho de Farmácia, que vai desde uma advertência verbal até mesmo a cassação do registro profissional com multa.
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	QUESTÃO 1035477 (CRF/TO) 2019
Com base no Código de Ética Farmacêutica, previsto na Resolução no 596/2014, ao farmacêutico é:
		
	
	permitido exercer simultaneamente a medicina.
	
	permitido aceitar remuneração abaixo do estabelecido como o piso salarial oriundo de acordo, convenção coletiva ou dissídio da categoria.
	
	proibido garantir ao usuário o acesso à informação independente a respeito das práticas terapêuticas oficialmente reconhecidas no País, de modo a possibilitar a sua livre escolha.
	
	garantido o recebimento de remuneração do usuário do serviço, quando atuando no serviço público.
	 
	vedado promover publicidade enganosa ou abusiva da boa fé do usuário.
	Respondido em 29/09/2021 15:16:47
	
Explicação:
A promoção de propaganda enganosa além de ser uma infração ética, vai contra o Código de Defesa do Consumidor.
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	QUESTÃO 949455 (HUB) 2018 (2ª edição)
Com base no Código de Ética Farmacêutica, estabelecido pela Resolução n.º 596/2014, julgue os itens que se seguem. Na dispensação hospitalar interna, é permitida a dispensação de medicamento fracionado com identificação codificada, desde que:
		
	
	sem omissão de seu nome ou de sua fórmula e nome do Responsável Técnico
	
	sem omissão de seu nome ou de seu lote
	
	sem omissão de seu nome, de sua fórmula ou validade
	 
	Sem omissão de seu nome ou de sua fórmula
	
	sem omissão de seu nome, de sua fórmula e fabricante
	Respondido em 29/09/2021 15:16:51
	
Explicação:
A legislação obriga que os medicamentos sejam dispensados de forma a apresentarem seu nome ou fórmula, itens importantes para evitar erros de medicação.

Continue navegando