Buscar

A cultura tem um conceito muito extenso que é caracterizado por grupos de tradições

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A cultura tem um conceito muito extenso que é caracterizado por grupos de tradições, crenças e costumes de uma sociedade, que é passada e repassada através da convivência e comunicação, ou também por meio da geração. Ela tem uma representatividade como patrimônio de um grupo social na comunidade, que envolve conhecimentos, língua, valores e entre outros aspectos.
No entanto o multiculturalismo é a ligação estável de diversas culturas em uma mesma sociedade, ou seja, uma pluralidade cultural, relacionado às sociedades pós-modernas. O Brasil é um exemplo de país multicultural, por seus diferentes grupos que são acolhidos, e também por não haver a subordinação à cultura dominante da nossa sociedade, e sim um desenvolvimento de novas culturas.
O conhecimento e respeito dessas identidades culturais são necessários, pois o não reconhecimento causa conflitos. A escola faz parte de uma estrutura na sociedade que é formada por diversos grupos com diferentes culturas, com crianças que estão em um processo de aprendizagem, e assim o educador deve influenciar de maneira que minimize os preconceitos na escola e siga para a sociedade. Pode se incluir nos currículos das instituições que formam educadores o assunto multiculturalismo mais amplo, onde foque nas diversas etnias, pois a exclusão tem seu inicia durante a infância nas escolas, por alguns obterem comportamentos e características diferentes.
Ao assumir a cultura no processo de ensino-aprendizagem, estamos agregando para que o aluno faça parte do processo de ensino, pois ele tem a percepção de não ser visto como uma pessoa diferente, e sim de estar dentro de uma socialização com seus colegas. Consequentemente esta relação entre cultura e escola devem ser enlaçar e não serem tratadas separadamente.

Outros materiais