A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
V seminario COMPLETE

Pré-visualização | Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / CEDERJ / UAB
Centro de Educação e Humanidades
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância.
GUIA DA DISCIPLINA: EAD 08045 - V Seminário de Práticas Educativas 
Coordenador: profº Dirceu Castilho.
Mediador Pedagógico Presencial: Isabella Araújo, Ivânia Fogel e Patrícia Souza.
Mediador Pedagógico a Distância: Andreia Gomury, Danieli Chagas.
Aluna (o): Fernanda do Nascimento Andrade
Matrícula: 17112080202 Polo: Paracambi
V Seminário de Práticas Educativas 
1ª Questão: Avalie o fragmento de texto abaixo e responda o que se pede a seguir:
 
“O que esperar de um Memorial acadêmico? Provavelmente, um relato escrito, com experiências, realizações e reflexões suficientemente significativas para tecer uma trajetória composta de estudo, ensino e produção intelectual”. (RODRIGO, p. 168)
1.1. “... um relato escrito, com experiências...”.
Identifique duas experiências vivenciadas por você durante o Curso de Pedagogia em andamento e que se constituíram em situações significativas de aprendizado na sua Formação Acadêmica.
As experiências mais significativas durante todo o meu período de estudos no curso de pedagogia foram as atividades presenciais, como tutorias e seminários. São sempre ótimas oportunidades de compartilhar todas as experiências e aprendizado adquirido ao longo dos períodos, além de ser uma ótima oportunidade de socializar e conhecer os colegas do curso. 
Eu pude tirar proveito de todas as experiências presenciais, mas eu gostaria de citar duas delas que foram muito importantes, pois pude botá-las em prática no meu local de trabalho. A primeira experiência foi no Seminário I. Essa aula foi muito proveitosa, pois nela eu aprendi muitas atividades lúdicas e quão importantes elas são, principalmente quando trabalhamos com crianças, como eu que atuo como professora de educação infantil, trabalhando com o maternal. A segunda experiência que eu gostaria de citar foi a do Seminário III. Nessa aula, eu pude desconstruir todas as ideias erradas que eu tinha sobre o ensino da matemática. A tutora foi muito atenciosa e nos mostrou diversas formas de ensinar matemática sem fazer com o que o aluno pense que é uma matéria que só os “gênios” conseguem compreender, como aconteceu comigo enquanto aluna, o que gerou um bloqueio que até hoje sofro para superar. Pude colocar essas técnicas em prática quando eu trabalhava com o 1º ano do fundamental e eles amavam as aulas. 
1.2. “...um relato escrito, com (...) realizações...”.
Registre, em um ou dois parágrafos, um dado ou fato significativo em sua formação, que você conseguiu realizar em sua vida profissional e/ou pessoal como decorrência de sua presença no Curso de Pedagogia.
Um fato significativo na minha formação que eu consegui realizar em minha vida profissional foi o Seminário IV, que falava sobre projetos. Durante essa oficina eu consegui entender e saber maneiras de como trabalhar conteúdos de forma que os alunos fossem responsáveis por seu próprio aprendizado, sempre com o auxílio do professor, pois ele é o mediador do conhecimento. Consegui realizar um projeto com a minha turma do maternal durante algumas aulas de artes, trabalhando e aprofundando nas obras de Romero Britto. Foi uma ótima experiência, além de que obtive resultados satisfatórios com as crianças. 
1.3. “...um relato escrito, com (...) reflexões...”.
Explique em um ou dois parágrafos sua opção pela graduação em Pedagogia e o porquê na modalidade EaD.
Desde criança eu sempre quis ser professora. Com o passar do tempo, eu sempre pensava em desistir e tentar outra coisa por tudo o que eu ouvia sobre o que é ser um profissional da educação, que no senso comum acaba por ser uma profissão banalizada e desvalorizada. Depois que me formei no ensino médio vi que era isso mesmo que eu estava fadada a fazer, então fiquei entre cursar Letras ou Pedagogia. Então prestei o vestibular e passei para Pedagogia, obviamente eu não pensei duas vezes antes de começar e não me arrependo. 
Quando completei 18 anos, eu já trabalhava muito dando aula de inglês em cursinho, então minha agenda já era bem cheia e faltava tempo para cursar uma faculdade de ensino presencial. Se eu optasse por estudar presencialmente, eu teria que abrir mão de pegar muitas turmas que estavam disponíveis, logo eu perderia a oportunidade de ganhar o dinheiro que eu tanto precisava. Diante disso, optei pelo ensino à distância, pois assim eu pude organizar os meus horários de estudo e conciliar com o trabalho sem que isso me prejudicasse financeiramente. 
2ª Questão:
“ ... um memorial assenta-se, inevitavelmente, sobre a lembrança. (...) a simples conservação de conhecimentos passados difere de uma evocação do passado para torná-lo atual, que constitui a lembrança propriamente dita. Sob esta última perspectiva, ao evocar eventos e ideias a consciência não atua de modo passivo porque os repõe e ordena através de representações nas quais intervém a vontade e o interesse: enfim, todo conteúdo psíquico atual age no sentido de transformar em lembranças os dados retidos na memória. Para além da reprodução passiva e espontânea de vivências e realizações, deve-se esperar de um Memorial uma interpretação do passado...”. (RODRIGO, p. 168)
2.1. Explique, segundo o texto, em que situação os acontecimentos passados tornam-se, de forma efetiva, lembranças.
Os acontecimentos passados se tornam lembranças a partir do momento em que elas te marcam de alguma forma como acontecimentos importantes, nos quais a pessoa leva pro resto da vida em forma de aprendizado, usando sempre essas lembranças como aprendizado, seja algo que deu certo no passado ou não. São essas lembranças que constroem quem somos no presente e nos moldam para o futuro, é como se no início de tudo nós fossemos só um pouco de barro e as lembranças vão nos moldando até nos tornarmos o que somos hoje, e vão continuar nos moldando para sermos algo melhor no futuro. A vida é um processo de aprendizagem. 
2.2. Evoque um conhecimento passado do seu curso de Ensino Médio e, segundo a lógica proposta por RODRIGO, produza um texto de um ou dois parágrafos, atualize-o, tornando-o lembrança. 
	
 Quando eu estava no 3º ano do ensino médio, a escola propôs um projeto para comemorar o dia internacional da mulher. Era um projeto não só para a minha turma, mas para a escola inteira, uma espécie de gincana. Nós falamos sobre os índices de violência contra a mulher naquele ano e sobre as conquistas adquiridas sobre as mulheres ao longo dos anos no Brasil e no mundo, sobre direitos que ainda não haviam sido conquistados pelas mulheres em outros países até aquele ano. Isso desenvolveu a minha ideia sobre o feminismo e machismo, como identificar um relacionamento abusivo e como recorrer a agressões e violência doméstica. 
2.3. Produza um texto de um ou dois parágrafos, relacionando esse acontecimento com um fato ou acontecimento histórico[footnoteRef:2] e o impacto do mesmo sobre sua vida estudantil e familiar. [2: ] 
É, de fato, bem nítido que tive privilégios durante toda a minha vida, mesmo diante de todas as dificuldades que minha família enfrentou junto comigo até chegar aqui. Muitas meninas do bairro onde eu cresci e ainda moro têm a realidade bem diferente da minha, se houver uma comparação em questão social. A maioria delas já são mães e donas de casa, impossibilitadas de estudar e/ou arrumar um emprego porque não têm com quem deixar seus filhos e não têm o suporte dos companheiros ou pais de seus filhos. Independente das dificuldades, meus pais sempre custearam minha educação, que foi, praticamente, toda em uma escola da rede privada. Mesmo morando no mesmo bairro, as condições sociais são diferentes, o que acarretou à falta de oportunidades para elas. 
Muitas das escolhas dessas meninas foram tomadas por conta do que elas têm como lembrança em seus passados. Para elas, o mais comum é que a menina se case e invista todo seu tempo, esforço e energia para cuidar de seus filhos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.