Buscar

Avaliação Elementos Celulares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Elementos Celulares e Teciduais
 AVALIAÇÃO TEÓRICA
Orientações: 
- Nesta avaliação foram disponibilizadas 10 questões, destas você deverá escolher somente cinco (5) para serem resolvidas, sendo 2,0 pontos o valor de cada uma das cinco questões escolhidas.
- A avaliação poderá ser respondida individualmente ou em grupo de até 5 alunos;
1. O Cálcio (Ca2+) é um mineral essencial ao nosso organismo, tanto que sua concentração deve ser mantida constante no sangue e nos tecidos. Comente com suas palavras quais as repercussões da redução dos níveis séricos de Cálcio sobre os tecidos ósseo e muscular.
R: Quando o corpo está sofrendo uma falta de cálcio extrema, independente da causa, acarretam problemas nas partes musculares como: cãibras, dores musculares, formigamentos, espasmos musculares, rigidez. A perda de massa óssea ocorre quando o sangue está com os níveis baixos de cálcio e organismo para estabilizar esse nível, transfere o cálcio dos ossos para o sangue (osteoporose).
2. Comente sobre o efeito dos padrões de arranjo das fibras do tecido conjuntivo fundamental quanto aos aspectos funcionais de um tendão e da derme.
3. Destaque as principais relações estabelecidas entre o tecido adiposo e sanguíneo em dois momentos distintos do ciclo de vida, de um adulto algum tempo após uma refeição e de um recém-nascido logo após um banho frio.
R: O tecido adiposo é formado por células que possuem gorduras, que serve de reserva energética, o tecido sanguíneo é formado por células vermelhas, que são as hemácias e as células brancas, que são os leucócitos e essas células estão espalhadas pela corrente sanguínea.
Em um adulto depois da refeição, o fígado libera moléculas de colesterol, levando as gorduras junto, que são liberadas no sangue e assim sendo utilizadas como fonte de energia.
Já no bebê, após o banho ocorre a perda de temperatura corporal, o que estimula as gorduras multinucleadas, ou seja, gordura marrom (encontrada em maior quantidade em recém nascidos), servirá para gerar o calor, assim, irá fazer com que o recém nascido fique aquecido. 
4. No tecido ósseo, em especial nos ossos longos, mesmo perante toda a sua dureza, o crescimento em comprimento é possível, bem como a atividade celular é muito dinâmica (síntese e degradação do osteóide). Mas quando estes processos sofrem algum tipo de alteração, por efeitos hormonais, o contexto fisiológico é outro. Comente os possíveis elementos hormonais e celulares envolvidos.
R:
5. Sabe-se que após a morte acontece o estado chamado de “rigor mortis” e que este associado aos registros da temperatura ambiente pode ser utilizado em Medicina Forense para estimativa do tempo de morte. Explique com suas palavras como ocorre esta rigidez muscular após a morte.
R: A rigidez acontece aos poucos iniciando de cima (cabeça, mandíbula, pescoço) passando para a parte torácica até as partes inferiores (pernas e pés). Inicia-se o processo uma ou duas horas após o óbito de forma lenta e progressiva. 
Cerca de 8 horas após o óbito a rigidez se encontra generalizada (por todo o corpo). As estimativas de horas podem variar de acordo com a temperatura e umidade do ambiente. Quando o corpo se encontra em um local com temperaturas elevadas o processo pode ocorrer mais rápido do que em um corpo que se encontra em local frio.
A miosina precisa da Hidrólise de ATP para se desprender do filamento fino. 
No estágio de Rigor Mortis os prolongamentos da miosina (filamento grosso) puxam os filamentos ( filamentos finos) de actina e assim contraem os sarcômeros. Como as células estão mortas e não produzem a ATP necessária para desassociar a miosina da actina, o músculo estriado esquelético se mantém contraído até o estágio de decomposição. 
6. Com a idade as mulheres podem apresentar comprometimentos do tecido ósseo. E para tratar destas disfunções existem muitas estratégias terapêuticas. Conhecendo os componentes do tecido ósseo, para esta condição senil feminina, quais células deveriam ser alvo das terapias e por qual motivo funcional?
R:O desequilíbrio entre a atividade formadora dos osteoblastos (depositam cálcio no osso) e atividade reabsortiva dos osteoclastos (retiram cálcio do osso) resultam em perda de massa óssea e fragilidade esquelética, contribuindo para a fisiopatologia da osteoporose, por esse motivo funcional, essas células deveriam ser alvo das terapias. Com o tratamento medicamentoso é esperado que haja o bloqueio das células que retiram cálcio do osso ou a estimulação das células que depositam cálcio no osso, estes medicamentos agem nas células ósseas preservando osso e diminuindo a fragilidade.
7. Uma mulher relatava poliúria, sede excessiva e repentino emagrecimento. Após consultar um médico e realizar exames, foi diagnosticada com diabetes tipo I. Associe os altos níveis plasmáticos de glicose com as possíveis alterações no tecido adiposo
8. O tecido muscular tem capacidade de se regenerar após uma lesão? Comente a respeito da regeneração de cada um dos três tipos de fibras musculares.
R: Os três tipos de tecido muscular exibem diferenças na regeneração, sendo que o músculo cardíaco não se regenera pois nas lesões do coração, como quando ocorre um infarto, as partes danificadas são invadidas por fibroblastos, que produzem fibras colágenas, formando uma cicatriz. 
As fibras musculares lisas, mesmo que lesionadas, permanecem viáveis e entram em mitose reparando o tecido. Na parede dos vasos sanguíneos há participação dos perícitos, que ao se multiplicarem por mitose originam novas células musculares lisas, ocorrendo a regeneração.
As fibras musculares esqueléticas, por sua vez, não se dividem. No entanto, entre a membrana plasmática da fibra muscular e a lâmina basal ocorre uma população de células tronco, as células satélites ou miosatélite, que são capazes de fazerem a mitose e dessa forma atuam na regeneração do músculo.
9. Sabe-se que o sistema nervoso é um sistema de comunicação muito complexo, capaz de enviar e receber simultaneamente um grande volume de informações. Diante disso responda:
a) Explique detalhadamente como se divide anatomicamente e funcionalmente o Sistema Nervoso.
b) Quais são as células encontradas no tecido nervoso. Cite ao menos uma função de quatro (4) delas.
c) Explique resumidamente como ocorre a transmissão do impulso nervoso ao longo de um neurônio.
10. Em um laboratório de análises clínicas, foi solicitado a um estagiário que preparasse uma amostra de sangue, coletada em tubo com EDTA, para um teste de coagulação. Com base em seus conhecimentos da composição do tecido sanguíneo, responda:
a) Quais frações o estagiário irá obter por centrifugação?
b) Explique qual destas frações deverá ser utilizada para o teste e por quê? 
	
c) Diferencie Plasma e soro sanguíneo

Continue navegando