Buscar

AD2 Gabaritada Português I

Prévia do material em texto

Questão 1)
A intenção comunicativa de Clarice foram a pertencente a narrativa ou seja ao mundo narrado pois utilizou em predominância verbos do tempo no passado tais quais pretérito perfeito e imperfeito e um pouco também de futuro do pretérito; estes são empregados no tipo de texto relacionado a intenção comunicativa elencada.
Questão 2) 
A predominância é descritiva. 
"Bem, mas isolada no seu canteiro, estava uma rosa apenas entreaberta cor-de-rosa-vivo. Fiquei feito boba, olhando com admiração aquela rosa altaneira que nem mulher feita ainda não era. E então aconteceu: do fundo de meu coração, eu queria aquela rosa para mim.
Eu queria, ah como eu queria. E não havia jeito de obtê-la. Se o jardineiro estivesse por ali, pediria a rosa, mesmo sabendo que ele nos expulsaria como se expulsam moleques. Não havia jardineiroà vista, ninguém. E as janelas, por causa do sol, estavam de venezianas fechadas. Era uma rua onde não passavam bondes e raro era o carro que a parecia. No meio do meu silêncio e do silêncio da rosa, havia o meu desejo de possui-la, como coisa só minha. Eu queria poder pegar nela.
Queria cheirá-la até sentir a vista escura de tanta tonteira de perfume."; Como vemos neste parágrafo. 
Porém há outro tipo textual, a narrativa. 
"Havia em Recife inúmeras ruas, as ruas dos ricos, ladeadas por palacetes que ficavam no centro de grandes jardins. Eu e uma amiguinha brincávamos muito
de decidir a quem pertenciam os
palacetes. "Aquele branco é meu." "Nāo, eu já disse que os brancos são meus"."Mas esse não é totalmente branco, tem janelas verdes." Parávamos às vezes longo tempo, a cara imprensada nas grades, olhando. ;há neste parágrafo traços de narração, uma vez que há falas das personagens, tempo e espaço definidos.
Questão 3) 
A figura de estilo que se constitui neste momento é a hipérbole que é utilizada para intensificar ou atenuar o significado. 
Em "foi um século de coração batendo" provavelmente autora quis enaltecer o sentimento da personagem para tornar o mais "comovente original ou incisivo"..., Português 1, vol.2, pág 41. 
Questão 4)
A) Os dois pontos estabelecem relação de explicação. 
B) Pode ser escrita da seguinte forma: Não me arrependo, pois ladrão de rosas e pitangas tem cem anos de perdão. 
Questão 5) 
Os implícitos estão por toda a parte quando se trata de uma criação textual, neste caso a fala evidencia que o pensamento das demais crianças é que o menino que brinca com carrinho é criado pelos avós. Isto se dá porque é do senso comum o pensamento de que pessoas mais idosas são menos ligadas à tecnologia, uma vez que estas cuidam de uma criança é correlacionado o estado de menor ligação também com os artefatos tecnológicos, em detrimento aos brinquedos mais antigos. 
Esse comentário, de fato, pode ter sido embasado nesse tipo de conhecimento de mundo.

Continue navegando