Buscar

Aap1 - Gestão Educacional

Prévia do material em texto

1)
A Constituição de 1934 determinou que a educação era direito de todos e dever do poder público, mas ainda religiosa conforme a religião das famílias. Nesse período surge então, a escola pública com até cinco ou mais salas de aula, divididas em Primário, Ginásio e Colegial. As aulas eram ministradas por professores no primário (turmas mistas de meninos e meninas) e pelos homens no Ginásio e Colegial (turmas separadas de homens e mulheres). Em seguida, os fatos aconteceram da seguinte forma:
 
1- O  MEC – Ministério  da  Educação  e  Cultura foi  desvinculado do Ministério  da  Saúde. Era  um  órgão bastante  centralizador, determinando  a forma  como  deveria  ser  a  educação  no  estados,  municípios,  territórios  e  Distrito  Federal.
2- Com o início do Regime Militar, estabeleceu-se a obrigatoriedade da educação voltada para a  profissionalização,  que  foi  revogada,  onde  o  ensino  de  1º grau  foi transferido para a gestão dos municípios.
3- Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), lei nº 4.024/60 ocorre  uma  descentralização  do  MEC  e com  isso, um  ganho  de  autonomia das  esferas administrativas, no que diz respeito à gestão da educação, principalmente no âmbito estadual. 
4- A segunda  LDB determinava o  ensino  obrigatório  dos  7  aos 14  anos,  um currículo  comum  para  o  primeiro  e  segundo  graus  e  uma  parte  diversificada  para  atender  as diferenças regionais.
5- Com o término da ditadura militar inicia-se a elaboração da nova Constituição Federal, estabeleceu  a  educação  como  direito  de  todos, independentemente  da  idade.
6- Em 1948, começou-se a pensar em uma lei de âmbito federal que indicasse as diretrizes para a educação do país, a LDBN – Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos acontecimentos.
Alternativas:
· a)
1 - 2 – 5 - 4 – 3 - 6.
· b)
6 - 1 - 3 - 2 – 4 - 5.
Alternativa assinalada
· c)
1 – 5 - 3 - 4 -  6 - 2.
· d)
2 - 4 – 6 - 3 – 5 - 1.
· e)
6 – 5 - 4 - 3 - 1 - 2.
2)
A LDB nº 9.394/96, representa, dessa forma, uma importante, responsável, textual e legalmente, pela organização da educação de nossa nação. Nela, estão contidos os principais componentes que legitimam os direitos, os deveres, as pretensões educativas da população brasileira.
 
Nesse contexto e considerando os dados apresentados, avalie as afirmações que se seguem.
 
 I. Juntamente das reformas, foi criado por meio da Lei 9294/96, o FUNDEF (Fundo de  Manutenção  e  Desenvolvimento  do  Ensino  Fundamental e  de  Valorização  do Magistério), que  se  tratava  de um  fundo  contábil.
 II. O FUNDEF foi para  atender  a  educação e a saúde,  que funcionaria  como  um  mecanismo  de  redistribuição  de  recursos  financeiros  educacionais,  para que  o  Ensino Fundamental  contasse  com  verbas específicas. 
III. Também foi estabelecido que o Ensino Fundamental fosse  de  responsabilidade  dos  municípios  e  que  a  Educação  Infantil  passasse  a  integrar  a Educação Básica.
 IV. O cálculo dessas  verbas  era baseado no número de alunos matriculados por estado, de acordo com o Censo  Estadual do ano anterior ao do repasse dos recursos.
A respeito do assunto, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
· a)
As afirmativas I e III estão corretas.
Alternativa assinalada
· b)
As afirmativas I e IV estão corretas.
· c)
As afirmativas II e III estão corretas.
· d)
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
· e)
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
3)
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi instituído pela Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006 e regulamentado pela Medida Provisória nº 339, de 28 de   dezembro do mesmo ano, convertida na Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, e pelos Decretos nº 6.253 e 6.278, de 13 e 29 de novembro de 2007, respectivamente.
 
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso. 
 
(   ) O Fundeb é um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal.
(   ) Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada Estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica. 
(   ) São destinatários dos recursos do Fundeb os estados, Distrito Federal e municípios que oferecem atendimento na educação básica. Na distribuição desses recursos, são consideradas as matrículas nas escolas públicas e conveniadas, apuradas no último censo escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).
(   ) A estratégia é distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões — a complementação do dinheiro aplicado pela União é direcionada às regiões nas quais o investimento por aluno seja inferior ao valor mínimo fixado para cada ano. Ou seja, o Fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. 
Alternativas:
· a)
V - F - V - F.
· b)
F - V - F - V.
· c)
V - V - V - V.
Alternativa assinalada
· d)
F - F - V - F.
· e)
V - V - F - V.
4)
Atualmente, existem cerca de 67 mil escolas públicas do campo distribuídas nos 5.570 municípios do país, de acordo com estatísticas do Censo. Em um universo de 50 milhões de alunos matriculados, 12% estão em área rural. Sob essa perspectiva, surge em 2012, o Programa Escolas Rurais Conectadas, que visa impulsionar processos educacionais diferenciados nas escolas do campo, disponibilizando, infraestrutura tecnológica, formação docente, metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, além de conteúdo diversificado sobre e para a educação do campo. Esta iniciativa é da Telefonica/Vivo (FUNDAÇÃO TELEFONICA, 2017).
 
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
 
(  ) O projeto respeita o contexto de salas multisseriadas e com um número diminuto de professores e infraestrutura à disposição, o programa se apoia em três eixos para conectar as instituições com o mundo: a Conexão, a Formação e os Laboratórios.
(  ) O eixo de formação oferece uma gama de cursos online, onde o educador pode se inscrever para dar continuidade a sua formação pedagógica, com um conteúdo preparado para as particularidades da educação do campo.
(  ) Por ser online, o curso tem maleabilidade de alcançar e conectar professores de vários cantos do país, que o fazem de acordo com suas afinidades e dificuldades enfrentadas individualmente em cada sala de aula.
(  ) Os cursos oferecidos pela plataforma, como o de Tecnologias da Informação e Comunicação nas Escolas: Nível Básico, ajuda a diminuir o abismo entre a tecnologia a educação, criando amplas possibilidades pedagógicas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. 
Alternativas:
· a)
F - V - F - V.
· b)
V - V - V - V.
Alternativa assinalada
· c)
V - V - F - V.
· d)
F - F - V - F.
· e)
V - F - V - F.
1)
 
A Constituição de 1934 determinou que a educação era direito de todos e dever do 
poder público, mas ainda religiosa conforme a religião das famílias. Nesse período 
surge então, a escola pública com até cinco ou mais salas de aula, divididas em 
Primário, Gi
násio e Colegial. As aulas eram ministradas por professores no primário 
(turmas mistas de meninos e meninas) e pelos homens no Ginásio e Colegial (turmas 
separadas de homens e mulheres). Em seguida, os fatos aconteceram da seguinte 
forma:
 
 
 
1
-
 
O
 
 
MEC 
–
 
Ministérioda
 
 
Educação
 
 
e
 
 
Cultura foi
 
 
desvinculado do 
Ministério
 
 
da
 
 
Saúde. Era
 
 
um
 
 
órgão bastante
 
 
centralizador, determinando
 
 
a 
forma
 
 
como
 
 
deveria
 
 
ser
 
 
a
 
 
educação
 
 
no
 
 
estados,
 
 
municípios,
 
 
territórios
 
 
e
 
 
Dis
trito
 
 
Federal.
 
2
-
 
Co
m o início do Regime Militar, estabeleceu
-
se a obrigatoriedade da educação 
voltada para a
 
 
profissionalização,
 
 
que
 
 
foi
 
 
revogada,
 
 
onde
 
 
o
 
 
ensino
 
 
de
 
 
1º 
grau
 
 
foi transferido para a gestão dos municípios.
 
3
-
 
Com a aprovação da primeira Lei de Diretrize
s e Bases da Educação (LDB), lei nº 
4.024/60 ocorre
 
 
uma
 
 
descentralização
 
 
do
 
 
MEC
 
 
e com
 
 
isso, 
um
 
 
ganho
 
 
de
 
 
autonomia das
 
 
esferas administrativas, no que diz respeito à gestão 
da educação, principalmente no âmbito estadual.
 
 
4
-
 
A segunda
 
 
LDB determi
nava o
 
 
ensino
 
 
obrigatório
 
 
dos
 
 
7
 
 
aos 14
 
 
anos,
 
 
um 
currículo
 
 
comum
 
 
para
 
 
o
 
 
primeiro
 
 
e
 
 
segundo
 
 
graus
 
 
e
 
 
uma
 
 
parte
 
 
diversificada
 
 
para
 
 
atender
 
 
as diferenças regionais.
 
5
-
 
Com o término da ditadura militar inicia
-
se a elaboração da nova Constit
uição 
Federal, estabeleceu
 
 
a
 
 
educação
 
 
como
 
 
direito
 
 
de
 
 
todos, 
independentemente
 
 
da
 
 
idade.
 
6
-
 
Em 1948, começou
-
se a pensar em uma lei de âmbito federal que indicasse as 
diretrizes para a educação do país, a LDBN 
–
 
Lei das Diretrizes e Bases da Educaç
ão 
Nacional.
 
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos acontecimentos.
 
 
Alternativas:
 
·
 
a)
 
1 
-
 
2 
–
 
5 
-
 
4 
–
 
3 
-
 
6.
 
·
 
b)
 
6 
-
 
1 
-
 
3 
-
 
2 
–
 
4 
-
 
5.
 
Alternativa assinalada
 
·
 
c)
 
1 
–
 
5 
-
 
3 
-
 
4 
-
 
 
6 
-
 
2.
 
·
 
d)
 
1) 
A Constituição de 1934 determinou que a educação era direito de todos e dever do 
poder público, mas ainda religiosa conforme a religião das famílias. Nesse período 
surge então, a escola pública com até cinco ou mais salas de aula, divididas em 
Primário, Ginásio e Colegial. As aulas eram ministradas por professores no primário 
(turmas mistas de meninos e meninas) e pelos homens no Ginásio e Colegial (turmas 
separadas de homens e mulheres). Em seguida, os fatos aconteceram da seguinte 
forma: 
 
1- O MEC – Ministério da Educação e Cultura foi desvinculado do 
Ministério da Saúde. Era um órgão bastante centralizador, determinando a 
forma como deveria ser a educação no estados, municípios, territórios e Dis
trito Federal. 
2- Com o início do Regime Militar, estabeleceu-se a obrigatoriedade da educação 
voltada para a profissionalização, que foi revogada, onde o ensino de 1º 
grau foi transferido para a gestão dos municípios. 
3- Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), lei nº 
4.024/60 ocorre uma descentralização do MEC e com isso, 
um ganho de autonomia das esferas administrativas, no que diz respeito à gestão 
da educação, principalmente no âmbito estadual. 
4- A segunda LDB determinava o ensino obrigatório dos 7 aos 14 anos, um 
currículo comum para o primeiro e segundo graus e uma parte diversificada
 para atender as diferenças regionais. 
5- Com o término da ditadura militar inicia-se a elaboração da nova Constituição 
Federal, estabeleceu a educação como direito de todos, 
independentemente da idade. 
6- Em 1948, começou-se a pensar em uma lei de âmbito federal que indicasse as 
diretrizes para a educação do país, a LDBN – Lei das Diretrizes e Bases da Educação 
Nacional. 
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos acontecimentos. 
 
Alternativas: 
 a) 
1 - 2 – 5 - 4 – 3 - 6. 
 b) 
6 - 1 - 3 - 2 – 4 - 5. 
Alternativa assinalada
 
 c) 
1 – 5 - 3 - 4 - 6 - 2. 
 d)

Continue navegando