Buscar

LISTA DE QUESTÕES - Patologia Geral

Prévia do material em texto

LISTA DE QUESTÕES
Patologia Geral
1. O organismo pode ser alvo de inúmeras agressões, as quais induzem respostas variadas. Acerca disto, analise as afirmativas a seguir e marque como Verdadeiro ou Falso.
__ A degeneração hidrópica é secundária à queda de ATP e ao mau funcionamento da bomba de Na+/K+ ocasionando retenção intracelular de K+ e entrada de água.
__ O aparecimento de numerosas gotículas hialinas no citoplasma das células tubulares renais caracteriza a degeneração hialina goticular.
__ A glicogenose é causada pela ausência ou deficiência de enzimas lisossomais que degradam proteínas.	
__ O metabolismo do etanol no fígado gera excesso de acetil CoA o que favorece a síntese de ácidos graxos e seu acúmulo nos hepatócitos causando lipidose hepática.	
__ Em neoplasias como o Adenocarcinoma é comum a presença de degeneração mucoide devido o acúmulo de mucina.	
2. A necrose é a morte celular no organismo vivo seguida de autólise e apresenta vários tipos e várias causas. Com base nisso analise as afirmativas a seguir e depois marque Verdadeiro ou Falso.
__ Nas áreas microscópicas de necrose caseosa é comum serem observados focos de calcificação distrófica.	
__ A necrose gordurosa enzimática ocorre quando enzimas pancreáticas agem sobre o tecido adiposo peripancreático, da cavidade abdominal e do próprio pâncreas caracterizando-se macroscopicamente pela presença de “pingos de vela”.
__ Na gangrena infectada a área afetada sofre desidratação, o que a torna seca e dura. É o tipo de necrose observada no cordão umbilical.
__ A necrose liquefativa caracteriza-se microscopicamente pela preservação da arquitetura tecidual, cariólise e eosinofilia e resulta da ação tanto de autólise quanto de heterólise.	
__ Na necrose de coagulação observa-se, macroscopicamente, uma área sólida, pálida e circundada por halo hiperêmico.
3. A aterosclerose é um tipo de degeneração gordurosa caracterizada pela deposição de colesterol LDL e seus ésteres na íntima das artérias de médio e grande calibre........ DEVIDO À ..........disfunção endotelial causada por estresse mecânico/físico associado à hipertensão. *
a) As duas afirmações são verdadeiras.
b) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
c) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
d) As duas afirmações são falsas.
4. As degenerações são lesões celulares reversíveis que ocorrem devido o acúmulo de substâncias que fazem parte da composição química da célula. Sobre os aspectos morfológicos das degenerações analise as afirmativas a seguir e depois assinale Verdadeiro ou Falso. *
__ A esteatose hepática caracteriza-se pela presença de células tumefeitas, contendo pequenos vacúolos claros e pequenos grânulos no citoplasma.	
__ Na degeneração hidrópica o órgão atingido apresenta-se aumentado de volume e peso, tem cor amarelada e consistência amolecida.	
__ Um dos tipos de degeneração hialina caracteriza-se pela presença de corpúsculos eosinofílicos globulares no citoplasma de plasmócitos denominados corpúsculos de Russell.	
__ As células em anel de sinete são características das ateroscleroses e apresentam citoplasma claro e núcleo excêntrico.
__ As áreas xantomatosas são repletas de células espumosas, que são macrófagos repletos de colesterol.	
5. Durante a morte celular, os núcleos celulares sofrem alterações morfológicas características. Em uma destas alterações, os núcleos se tornam intensamente cianofílicos e fragmentados. Estas alterações são denominadas: *
a) Cariorrexe
b) Cariólise
c) Apoptose
d) Picnose
e) Cromatólise
6. A apoptose é um fenômeno em que a célula é estimulada a acionar mecanismos intrínsecos e/ou extrínsecos que culminam em sua morte. Acerca disto, analise as assertivas a seguir e depois ASSINALE Verdadeiro ou Falso. *
__ A apoptose, ao contrário da necrose, ocorre tanto em processos fisiológicos como em processos patológicos.	
__ A apoptose pela via intrínseca ocorre caracteristicamente em linfócitos durante os processos inflamatórios e imunitários e tem início com a ativação de receptores de membrana que possuem domínios de morte.	
__ A indução da apoptose pela via mitocondrial ocorre quando proteínas pró-apoptóticas, conhecidas como BAX, são ativadas e formam poros na membrana mitocondrial aumentando a permeabilidade à saída de citocromo c, SMAC e IAP, que ativam as caspases.	
__ Radicais livres podem atingir o genoma da célula e induzir a apoptose pelo aumento da síntese da proteína p53.
__ As caspases envolvidas no processo de apoptose são as ativadoras (3, 6, e 7) e as efetuadoras (8, 9 e 10).	
7. Explique como a proteína p53 aciona os mecanismos apoptóticos. *
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Sobre pigmentações patológicas, analise as afirmativas a seguir e julgue serem verdadeiras ou falsas. *
__ A hemossiderose sistêmica ocorre devido o aumento da absorção intestinal de ferro e é caracterizada pela excessiva deposição de hemossiderina em células parenquimatosas ou macrófagos.	
__ Em situações de hemólise grave em recém-nascidos a bilirrubina formada pode atravessar a barreira hematoencefálica e causar kernicterus.	
__ A lipofuscina se forma a partir da degradação oxidativa de organelas, proteínas e lipídeos, sendo observada na coloração pardo-amarelada, em células sem capacidade ou com baixa capacidade proliferativa.	
__ A inalação de carvão causa a siderose, que caracteriza-se pela presença de manchas irregulares de coloração enegrecida no parênquima pulmonar.	
__ Em focos hemorrágicos forma-se a hematoidina sendo evidenciada, microscopicamente, como cristais romboides, cuja coloração é amarelo-dourada.	
__ Os nevos e as sardas são hiperpigmentações melânicas causadas, respectivamente, pela proliferação de melanócitos benignos e pelo aumento localizado da produção de melanina.	
__ A icterícia pós-hepática está associada ao aumento na produção de bilirrubina insolúvel durante as anemias hemolíticas.
__ O pigmento esquistossomótico se forma no interior do parasita e é introduzido no hospedeiro por durante a hematofagia.
__ A alcaptonúria é uma doença adquirira associada ao acúmulo de ácido homogentísico no organismo, que penetra por via parenteral por meio da injeção de medicamentos.	 
__ A colestase é uma das causas de icterícia pré-hepática.	
9. A icterícia é um sinal clínico que ocorre secundário à hiperbilirrubinemia. Explique porque indivíduos com doença de Gilbert apresentam icterícia hepática, destacando à etiopatogênese. 
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. O albinismo oculocutâneo é uma hipopigmentação melânica de herança autossômica recessiva. Descreva a etiologia do albinismo oculocutâneo. 
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
LISTA DE QUESTÕES
 
Patologia Geral
 
1. O organismo pode ser alvo de inúmeras agressões, as quais induzem respostas variadas. Acerca disto, analise as 
afirmativas a seguir e marque como Verdadeiro ou Falso.
 
__ 
A degeneração hidrópica é secundária à queda de ATP e ao mau 
funcionamento da bomba de Na+/K+ ocasionando 
retenção intracelular de K+ e entrada de água.
 
__ 
O aparecimento de numerosas gotículas hialinas no citoplasma das células tubulares renais caracteriza a 
degeneração hialina goticular.
 
__ 
A glicogenose é causada
 
pelaausência ou deficiência de enzimas lisossomais que degradam proteínas.
 
 
__ 
O metabolismo do etanol no fígado gera excesso de acetil CoA o que favorece a síntese de ácidos graxos e seu 
acúmulo nos hepatócitos causando lipidose hepática.
 
 
__ 
Em neoplas
ias como o Adenocarcinoma é comum a presença de degeneração mucoi
de devido o acúmulo de 
mucina.
 
 
2. A necrose é a morte celular no organismo vivo seguida de autólise e apresenta vários tipos e várias causas. Com 
base nisso analise as afirmativas a seguir e
 
depo
is marque Verdadeiro ou Falso.
 
__ 
Nas áreas microscópicas de necrose caseosa é comum serem observados focos de calcificação distrófica.
 
 
__ 
A necrose gordurosa enzimática ocorre quando enzimas pancreáticas agem sobre o tecido adiposo peripancreático, 
da cavidade abdominal e do próprio pâncreas caracterizando
-
se macroscopicamente pela
 
presença de “pingos de vela”.
 
__ 
Na gangrena infectada a área afetada sofre desidratação, o que a torna seca e dura. É o tipo de necrose observada 
no cordão umbilic
al.
 
__ 
A necrose liquefativa caracteriza
-
se microscopicamente pela preservação da arquitetura tecidual, cariólise e 
eosinofilia e resulta da ação tanto de autólise quanto de heterólise.
 
 
__ 
Na necrose de coagulação observa
-
se, macroscopicamente, uma área sólida, 
pálida e c
ircundada por halo 
hiperêmico.
 
3. A aterosclerose é um tipo de degeneração gordurosa caracterizada pela deposição de colesterol LDL e seus ésteres 
na íntima das artérias de médio e grande calibre........ DEVIDO À ..........disfunção endotelial ca
usada por estresse 
mecânico/físico associado à hipertensão. *
 
a) 
As duas afirmações são verdadeiras.
 
b) 
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
 
c) 
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
 
d) 
As duas afirmações são falsas.
 
4. 
As degenerações são lesões celulares reversíveis que ocorrem devido o acúmulo de substâncias que fazem parte da 
composição química da célula. Sobre os aspectos morfológicos das degenerações analise as afirmativas a seguir e 
depois assinale Verdadeiro ou Fa
lso. *
 
__ 
A esteatose hepática caracteriza
-
se pela presença de células tumefeitas, contendo pequenos vacúolos claros e 
pequenos grânulos no citoplasma.
 
 
__ 
Na degeneração hidrópica o órgão atingido apresenta
-
se aumentado de volume e peso, tem cor amarelada
 
e 
consistência amolecida.
 
 
LISTA DE QUESTÕES 
Patologia Geral 
1. O organismo pode ser alvo de inúmeras agressões, as quais induzem respostas variadas. Acerca disto, analise as 
afirmativas a seguir e marque como Verdadeiro ou Falso. 
__ A degeneração hidrópica é secundária à queda de ATP e ao mau funcionamento da bomba de Na+/K+ ocasionando 
retenção intracelular de K+ e entrada de água. 
__ O aparecimento de numerosas gotículas hialinas no citoplasma das células tubulares renais caracteriza a 
degeneração hialina goticular. 
__ A glicogenose é causada pela ausência ou deficiência de enzimas lisossomais que degradam proteínas. 
__ O metabolismo do etanol no fígado gera excesso de acetil CoA o que favorece a síntese de ácidos graxos e seu 
acúmulo nos hepatócitos causando lipidose hepática. 
__ Em neoplasias como o Adenocarcinoma é comum a presença de degeneração mucoide devido o acúmulo de 
mucina. 
2. A necrose é a morte celular no organismo vivo seguida de autólise e apresenta vários tipos e várias causas. Com 
base nisso analise as afirmativas a seguir e depois marque Verdadeiro ou Falso. 
__ Nas áreas microscópicas de necrose caseosa é comum serem observados focos de calcificação distrófica. 
__ A necrose gordurosa enzimática ocorre quando enzimas pancreáticas agem sobre o tecido adiposo peripancreático, 
da cavidade abdominal e do próprio pâncreas caracterizando-se macroscopicamente pela presença de “pingos de vela”. 
__ Na gangrena infectada a área afetada sofre desidratação, o que a torna seca e dura. É o tipo de necrose observada 
no cordão umbilical. 
__ A necrose liquefativa caracteriza-se microscopicamente pela preservação da arquitetura tecidual, cariólise e 
eosinofilia e resulta da ação tanto de autólise quanto de heterólise. 
__ Na necrose de coagulação observa-se, macroscopicamente, uma área sólida, pálida e circundada por halo 
hiperêmico. 
3. A aterosclerose é um tipo de degeneração gordurosa caracterizada pela deposição de colesterol LDL e seus ésteres 
na íntima das artérias de médio e grande calibre........ DEVIDO À ..........disfunção endotelial causada por estresse 
mecânico/físico associado à hipertensão. * 
a) As duas afirmações são verdadeiras. 
b) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
c) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
d) As duas afirmações são falsas. 
4. As degenerações são lesões celulares reversíveis que ocorrem devido o acúmulo de substâncias que fazem parte da 
composição química da célula. Sobre os aspectos morfológicos das degenerações analise as afirmativas a seguir e 
depois assinale Verdadeiro ou Falso. * 
__ A esteatose hepática caracteriza-se pela presença de células tumefeitas, contendo pequenos vacúolos claros e 
pequenos grânulos no citoplasma. 
__ Na degeneração hidrópica o órgão atingido apresenta-se aumentado de volume e peso, tem cor amarelada e 
consistência amolecida.

Continue navegando