Buscar

Prova de Memória e Patrimônio Histórico Cultural 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de Memória e Patrimônio Histórico-Cultural - Exercício do Conhecimento - Tentativa 2 de 2
Questão 1 de 5
Na América portuguesa, a catequese dos indígenas desenvolveu-se de maneira massiva, em razão das iniciativas da Companhia de Jesus. A justificativa para essa investida pode ser encontrada, por exemplo, nas palavras a seguir:
Permanecendo em grau inferior da humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo [...]. Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz.” Carl Von Martius. O estado do direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1982.
Essa visão está próxima à vertente que estuda a cultura dos povos conhecida como:
A - Antropologia Cultural.
B - Cultura comum.
C - Darwinismo social. Resposta correta
D - Origem das espécies.
E - Romantismo europeu.
Questão 2 de 5
Feriados nacionais como o 7 de setembro, e estaduais como o 9 de julho em São Paulo, têm como função relembrar determinados eventos do passado considerados importantes. De que maneira estas celebrações se relacionam com a memória coletiva?
A - A alteração da paisagem para rememorar determinados eventos contrapõe-se às datas comemorativas, pois estimula o esquecimento e não a rememoração.
B - As datas comemorativas refletem aquelas memórias que forças econômicas desejam que sejam mantidas na mente dos trabalhadores, e apresentam um caráter classista.
C - Como o Brasil é um país sem memória, os feriados são utilizados para reforçar a necessidade do estudo de história tanto local quanto nacional.
D - Em determinados feriados ocorre a encenação de eventos do passado trazendo-os de volta ao presente e, assim, reforça-se a ligação entre o presente e o passado. Resposta correta
E - Os feriados impedem a concretização de determinada memória nacional, pois ritualizam eventos que deveriam ser lembrados de forma espontânea pelos cidadãos.
Questão 3 de 5
As capas dos cordéis (literatura do Nordeste) são ilustradas por uma xilogravura. No Brasil, a fotografia, que era muito utilizada nas capas dos cordéis, não conseguia penetrar o imaginário do povo sertanejo, sendo substituída pela xilogravura.
J. Borges. Disponível em: https://agenciasn.com.br/arquivos/6162 
O cordel é considerado bem patrimonial cultural do Brasil, de acordo com as premissas do IPHAN, porque:
A - apresenta a identidade nacional de maneira heroica.
B - é a expressão da identidade grupos brasileiros. Resposta correta
C - lida com a temática do fantástico e dos animais.
D - porque trata dos bens ambientais do Brasil.
E - tem sua origem em Portugal e sua origem é europeia.
Questão 4 de 5
Cândido Portinari, autor da obra a seguir, assim como Mário de Andrade, idealizador do SPHAN, viveram um mesmo período e um mesmo pensamento que direcionou as políticas relativas a patrimônio no período. Esse pensamento pode ser explicado como:
PORTINARI, Cândido. O mestiço. (1934.)
A - considerar o patrimônio da arquitetura e enaltece-lo para a construção de uma história política do país, pautada no estudo das construções e prédios.
B - Estabelecer diretrizes bem definidas com as diferenças entre o que é patrimônio material, o que é patrimônio imaterial e patrimônio ambiental.
C - o objetivo de criar na população brasileira um sentimento de unidade nacional, ressaltando heróis da nação e fatos marcantes da história do país. Resposta correta
D - preservar a história social por meio dos bens materiais que restaram, como, por exemplo, armas, livros e prédios, com o objetivo de serem lembrados.
E - reconhecer como Patrimônio Cultural um novo conjunto de bens, sendo eles o patrimônio material, patrimônio imaterial, arqueológico e mundial.
Questão 5 de 5
No final da década de 90 do século XX, a cultura brasileira já dava sinais de que havia sido “globalizada”. O controle da inflação, a elevação do poder aquisitivo de parcelas excluídas do consumo e a entrada de produtos importados geraram efeitos importantes da cultura de massa.
A abertura da economia, no entanto, revelou a aptidão de grande parcela da população brasileira de consumir produtos culturais de gosto duvidoso. Como resultado disso, houve a proliferação de [...] louras do “Tchan”, axé music, pagode, neo-sertanejos, literatura exotérica, manuais de autoajuda e coisas do tipo. Diante do aumento da venda de aparelhos de TV, Ratinho e Carla Perez tornaram-se símbolos da cultura do Brasil contemporâneo. E há quem diga que eles são a expressão da verdadeira cultura tupiniquim. É preciso lembrar, contudo, que Ratinho e companhia não cativam apenas a camada mais pobre da população, mas também são consumidos como diversão por grande parte da elite. Por mais entretenimento que seja, ambas as partes [...] não dão importância ao fato de que a matéria-prima, o enredo e os personagens são reais e brasileiros”. Folha de S.Paulo, 9 out. 1998. Suplemento Tempos Tucanos.
Sobre o conceito de cultura expresso no texto:
A - Afirma que “axé music, pagode, neo-sertanejos, literatura exotérica”, etc, são cultura tupiniquim.
B - Associa a crise da economia no Brasil à decadência da cultura do país que consome por diversão.
C - Considera de maneira igual os tipos de manifestações culturais e se aproxima da antropologia cultural.
D - Contrapõe-se à antropologia cultural e desconsidera alguns bens culturais brasileiros atuais. Resposta correta
E - Explica que a má qualidade da cultura brasileira ocorreu por questões políticas e partidárias.

Continue navegando