Buscar

TAREFA 4 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TAREFA 4.4
1. Qual é a diferença entre Lavg, Leq e TWA?
RESPOSTA: Lavg é um nível médio de som durante o tempo de funcionamento da amostra que duplica em uma taxa de q= 5dB. Leq é o um ruído contínuo expresso em dB (A) e apresenta um potencial para lesão auditiva no mesmo nível que o ruído variável da amostra, e esse nível é medido por um período de tempo de execução e apresenta taxa de duplicação de q=3dB. TWA é um nível de som constante, onde calcula uma média do som dentro de um período de 8 horas. 
2. EPI para insalubridade ABSOLUTAMENTE ineficaz: por quê?
RESPOSTA: EPI tem a finalidade de minimizar e evitar riscos para o trabalhador no ambiente de trabalho, porem existe relatos em que apresentam pouca eficácia, como por exemplo a exposição a agentes biológicos, por meio de materiais contaminados, produção de vacinas, manipulação de resíduos, etc. 
3. dB e dB(A) são a mesma coisa?
RESPOSTA: Não são, pois, dB é utilizado para quantificar a intensidade do som. E dB (A) e utilizado para modelar e exemplificar o comportamento do ouvido humano, considerando influencias, podendo assim calcular o NPS do ouvido humano.
 4. Anexo I da NR 15 está matematicamente errado: por quê?
RESPOSTA: Segundo o anexo I, o tempo de exposição cai pela metade a cada 5 dB, mas por conta dos logaritmos e sua multiplicação, fica evidente que na apostila tem-se que a cada 3 dB, o tempo de exposição diminui pela metade. Um exemplo é se temos os valores de 8h de exposição e 85 dB, a norma explicará que a exposição deverá ser de 4h com um parâmetro de 90 dB, porem o valor certo que se aplica é de 88 dB, assim podendo mostrar a margem de erro que prejudica quem está exposto.
5. Os limites de tolerância entre NR15 e NHO 01 são iguais? Explique.
RESPOSTA: Não pois segundo a NR 15, o valor limite deve ser de 5 dB, e na NHO 01 o valor já é de 3 dB, então mesmo que eles apresentem limites de tolerância em torno de 8 horas, a pressão sonora não é constante.
6. Antes da surdez o ruído causa doenças, amputações, acidentes e mortes: Debata!
RESPOSTA: Poluição sonora acontece em diversas situações. Antes de causar a surdez, os ruídos podem causar problemas como por exemplo zumbidos, perturbações na comunicação oral, estresse, perda parcial da audição, transtornos de atenção, insônia e ansiedade. O grupo mais afetado com essa poluição sonora são os trabalhadores que trabalham na presença de ruídos intensos, como por exemplo funcionários da construção civil, trabalhadores de aeroportos, músicos, e também trabalhadores como dentistas que trabalham com ruídos menores porem com excesso de tempo com ele.

Continue navegando