Buscar

atividade 2 - usinagem

Prévia do material em texto

ATIVIDADE II DE USINAGEM
ALUNO: DANILLO DE OLIVEIRA MATRÍCULA:201601242361
1. Explique o conceito de cavaco, quais fatores influenciam na sua formação e o seu processo de corte.
Cavaco é nada menos que um processo que desperdiça material, ocasionado por pequenas lascas de metais. Pode ser influenciado pela máquina ou ferramenta, condições de corte, o próprio material e sua geometria.
2.Explique os conceitos de cavaco efetivo, cavaco indeformado e grau de recalque.
3. Faça uma análise entre os tipos e formas dos cavacos com o uso de quebra-cavacos.
A quebra do cavaco pode ocorrer naturalmente durante a sua formação, como no caso de usinagem de bronze e ferro fundido, ou sua quebra pode ser conseguida pelos quebra-cavacos. Diante disso, vem os tipos de cavaco como contínuo, parcialmente contínuo, descontínuo e segmentado que conforme possuem formas de fita, espiral, pedaços ou lascas. 
4. Verifica-se que o cavaco é algo danoso ao homem e ao meio ambiente. Argumente sobre esses pontos.
A partir do momento que há um desperdício já se viola uma das diretrizes humana e empresarial a qual visa lucros e produtividade eficaz, em relação a natureza, já basta de tanto material produzido, e quanto ao desperdício só polui mais e prejudica o desenvolvimento natural do meio.
5. Quais os principais materiais usados para ferramentas de usinagem e quais características são fundamentais para eles?
Os principais materiais utilizados são aço Ferramenta, aço Rápido, ligas Fundidas, metal duro, cerâmica e outros. Esses materiais são fundamentais para usinagem devido sua dureza, resistência ao desgaste, tenacidade e estabilidade química necessária para o processo.
6. Construa uma relação entre os materiais de ferramenta de usinagem, suas propriedades particulares e as diferenças de aplicações.
Aço rápido - é um tipo de aço recomendado para torneamento de peças com diâmetro reduzido e é um material que possui maior tenacidade.
Metal Duro – utiliza-se de revestimento para o processo de usinagem, tem suas qualidades na resistência ao desgaste e vida útil das ferramentas.
Cermet - é um material de ferramenta corte composto por TiC (carbeto de titânio) E TiN (nitreto de titânio), com níquel como elemento ligante além disso, possui vantagens em acabamentos com alta velocidade de corte e alta dureza a temperatura elevadas;
Cerâmica - é um tipo de material com diversas qualidades e as principais são a dureza e a alta resistência ao desgaste;
Diamante – é o material com maior dureza encontrado na natureza, por isso o seu alto custo. 
7. Explique o que leva ao revestimento ser tão utilizado em ferramentas para corte/usinagem.
Devido ao desgaste velocidade de corte seguida pelo avanço e pela profundidade de usinagem.
8. Faça uma comparação de evolução e características entre os principais materiais para ferramentas de usinagem (aços, WIDIA, Cermets, Cerâmica, cBN e Diamantes).
Os materiais têm suas particularidades como por exemplo o diamante que é o material mais veloz no corte, resistência ao desgaste e dureza, diferente do aço que vem com qualidades distintas como a tenacidade, resistência a flexão, os outros encontra-se em meio termo quanto essas qualidades dispostas do material.

Continue navegando