Buscar

ROTEIRO PARA ANÁLISE DE FILME - Nátaly Vitória Morais dos Santos

Prévia do material em texto

ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO CAMPOS BELO
Universidade Federal de Sergipe - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
ROTEIRO PARA ANÁLISE DE FILME
Data: 13/ 09/ 2021Profa. Dra. Sandra Lauton Santos
1. IDENTIFICAÇÃO:
Aluno (a): Nátaly Vitória Morais dos Santos
Disciplina: Biofísica T04
2. TÍTULO DO FILME: A 5 PASSOS DE VOCÊ
3. ENREDO (SÍNTESE):
O enredo de “ A cinco passos de você " conta a história de uma jovem Stella Grant com fibrose cística e que, para obter uma melhor qualidade de vida, passa a maior parte do tempo no hospital internada em tratamento e acompanhamento. Um dia, ela conheceu um menino, Wil Newman, que tinha a mesma doença que ela. Os dois se apaixonaram, mas foram forçados a manter uma distância de 5 passos um do outro por motivos de saúde. No entanto, no decorrer do filme, Stella e Will eventualmente violaram as regras.
4. IDÉIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME:
A ideia central do filme é o combate à fibrose cística. Diante dos antecedentes da doença, trata-se de uma enfermidade que exige muito cuidado e disciplina para atingir melhores expectativas e qualidade de vida, mas o mesmo vale para viver e aproveitar a vida de qualquer forma, você precisa do tratamento para viver, não viver para o tratamento, como mencionado no filme.
5. CENA DE MAIOR IMPACTO. JUSTIFIQUE:
A cena de maior impacto é quando o melhor amigo da Stella, Poe, que também possui fibrose cística, morre e ela diz que ele é o melhor amigo dela e nunca pode dar um abraço nele, nessa cena ficou mais clara a importância do toque na vida do ser humano. A partir disso ela começa a aproveitar mais a vida de maneira mais equilibrada em que ela passa a viver de maneira que não está vivendo apenas para o tratamento e começa a aproveitar mais a vida. 
6. CONTRIBUIÇÃO DO FILME PARA O ESTUDO DA DISCIPLINA:
 
Este filme completa as outras tarefas dadas, trazendo uma variedade de informações e condições de doenças e outras informações de pesquisa. Portanto, todo o histórico, sintomas e tratamento dos defeitos moleculares das proteínas de membrana que causam a doença deram uma grande contribuição e se tornaram mais fáceis de se visualizar e as pesquisas sobre o assunto contribuíram para o estudo da disciplina.
7. RELACIONE AS CONTRIBUIÇÕES DO FILME PARA SUA FORMAÇÃO:
O filme teve uma excelente contribuição para a minha formação. A partir de uma certa análise pude perceber o sofrimento dos pacientes portadores da fibrose cística, pude analisar também o papel dos profissionais da saúde e sua contribuição no processo saúde-doença do paciente, que não se aplica somente na doença física, mas também na importância psicológica que possuem. O que me chamou bastante atenção pois como futura profissional da saúde pude notar como cada segundo é muito para uma pessoa bastante debilitada e que devemos sempre fazer o melhor para nosso paciente e que às vezes o toque é muito mais importante que uma palavra e que devemos valorizar as pequenas coisas, pois para alguns isso custa caro. 
8. AVALIAÇÃO FINAL
(X) Ótimo	( ) Muito bom	( ) Bom	( ) Regular
9. COMENTÁRIOS FINAIS E/OU SUGESTÕES:
Eu, já tinha visto o filme, aproveitei para rever e eu amo o filme acho perfeito é excelente e promove uma ótima reflexão e traz inúmeras informações acerca da doença, e consequentemente acaba agregando na nossa formação e promovendo conhecimento de uma maneira diferente da convencional. Acredito que todos deveriam ter a oportunidade de ver o filme e principalmente os profissionais de saúde.
Auxílio para preenchimento:
Enredo: é o encadeamento de ações executadas ou a executar pelos personagens numa ficção, a fim de criar sentido ou emoção no espectador. O enredo, ou trama, ou intriga, é, podemos dizer, o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa. O enredo pode ser organizado de várias formas. Observe a mais comum:
Situação inicial - os personagens e espaço são apresentados.
Quebra da Situação Inicial - um acontecimento modifica a situação apresentada. Estabelecimento de Um Conflito - Surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos
Clímax - ponto de maior tensão na narrativa.
Epílogo - solução do conflito. Obs.: essa solução não significa um final feliz.
Fonte: Wikipedia
ATIVIDADE
A Fibrose Cística é uma doença genética em que há alterações no gene chamado CFTR (Cystic Fibrosis Transmembrane Regulator) e que gera um desequilíbrio na concentração de cloro e sódio nas células que produzem as secreções do corpo, como muco e suor (glândulas exócrinas). Como a Fibrose Cística resulta em altas concentrações de sal no suor, é possível sentir um gosto salgado na boca ao beijar alguém com a doença. Por isso, a Fibrose Cística pode ser informalmente chamada de doença do beijo salgado, ou ainda doença do suor salgado.
Vamos descobrir a relação desta doença com o conteúdo que estamos estudando em Biofísica!!!
Responda
1. Quais são os possíveis defeitos moleculares das proteínas de membrana que desencadeiam a fibrose cística?
R: O transporte de íons sódio e cloro regulado pela proteína CFTR (regulador de condutância da transmembrana da fibrose cística), essencial para a transporte de íons através da membrana plasmática, é defeituoso. Em pessoas que possuem fibrose cística, o canal de cloro não irá responder à adenosina-monofosfato-cíclica, apenas os canais estimulados pelo cálcio ionóforo irão se abrir e consequentemente diminui a permeabilidade ao cloro. 
2. Quem pode ter fibrose cística?
R: A doença acomete tanto homens quanto mulheres, basta ter o gene autossômico recessivo herdado do pai e da mãe, embora nenhum dos dois manifeste a doença, sendo mais comum na raça branca, é mais rara nos negros e muito rara nos orientais.
3. Quais os sintomas da fibrose cística?
R: Dores locais no abdômen, tosse crônica com catarro e sangue, falta de ar, hipertensão pulmonar, respiração sibilante ou sinusite, fezes gordurosas, diarréia, fezes volumosas, fadiga, infertilidade, suor salgado, crescimento lento, insuficiência pancreática e consequentemente a dificuldade em ganhar peso, pneumonia de repetição.
4. Como é feito o diagnóstico da fibrose cística?
R: O diagnóstico ocorre através da triagem neonatal, por meio do teste do pezinho, se houverem alterações nesse exame faz-se necessária a realização de um segundo exame de comprovação, em caso positivo esse diagnóstico será comprovado ou excluído, tendo em vista que falsos positivos são frequentes, por meio do teste do suor (específico para o diagnóstico da fibrose cística. Quando o nível de cloro ultrapassa 60 mEq /L). Outro teste que poderá ser feito é a análise de mutações, porém é de alto custo e poucos laboratórios são capacitados para realizá-los no Brasil. Nos recém-nascidos, a fibrose cística pode provocar obstrução ileomeconial. Portanto, se a criança não eliminar naturalmente mecônio nas primeiras 24, 48 horas de vida, é preciso dar continuidade à investigação Além disso, achados clínicos por meio de manifestações de sintomas comuns da doença e confirmados por exames laboratoriais podem levar ao diagnóstico da doença. 
5. Como é o tratamento da fibrose cística?
 R: O tratamento depende da gravidade da doença. Há o tratamento pré-sintomático, que é o mais indicado para pacientes que possuem essa enfermidade com o objetivo de adiar as infecções pulmonares e controlar as deficiências enzimáticas. Existe também o tratamento através da terapia gênica, com o objetivo de recuperar a expressão correta do gene ou ao menos que regule o transporte de íons, mas isso é algo que ainda está em fase de experimento. Além disso, existe a presença de procedimentos como o uso de antibióticos, medicamentos para inalação, transplante de pulmão (casos avançados), educação alimentar para tratamento de problema intestinal, administração de vitaminas lipossolúveis (em caso de disfunção pancreática),realização de exercícios, fisioterapia torácica o suporte psicológico e o apoio à família é essencial. 
6. Qual a expectativa de vida de uma pessoa com fibrose cística?
R: A expectativa de vida de uma pessoa com fibrose cística é relativa, depende do quadro da doença do paciente, do sexo, adesão ao tratamento . Há 30 anos atrás a expectativa de vida do paciente não ultrapassaram 15 anos de idade, atualmente a expectativa média é de 20 anos, porém, atualmente, muitos fibrocísticos passam dos 30 anos e outros chegam até os 60. 
Referências:
https://www.tuasaude.com/sintomas-de-fibrose-cistica/
https://unidospelavida.org.br/entendendo-melhor-a-fibrose-cistica/
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/fibrose-cistica/amp/
https://sbpt.org.br/portal/publico-geral/fibrose-cistica-diagnostico-tratamento/
COUTINHO, Henrique D. M.; FIGUEREDO, Fernando G.; TINTINO, Saulo R.; LIMA, Luciene F.; FERREIRA, João Victor A.; MARTINS, Gioconda M.A.B.; FREITAS, Maria A.

Continue navegando