Buscar

Atividade pedagógica de Buriatria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
Atividade pedagógica de Buriatria.
Professor: Emanuel da Silveira Faleiros.
· Resumo do vídeo Acidose Ruminal.
Acidose ruminal é a produção em excesso de acido que causa “asia” no animal. Isso ocorre pela mudança brusca na alimentação do rebanho, que está habituado a se alimentar de capim e abruptamente passa a receber uma dieta rica em carboidratos. Isso faz com que as bactérias já presentes no rumem produzam excesso de ácido, boa parte será absorvida, mas o sobressalente permanece no rumem causando desconforto e indisposição. A acidose não possui predisposição de raça, nem idade. 
A manifestação clínica comum é a queda na produção, pouca ingestão de alimento em torno de 2 a 3 dias, provocando anorexia, ao tentar expelir o excesso de acido a vaca começa a apresentar quadros de diarreia e o timpanismo pode estar presente também. Outro problema decorrente da acidose é a corrosão da parede do rumem, com isso a bactéria presente chega até o fígado provocando abscessos hepáticos, não metabolizando o pouco que o organismo está absorvendo. A laminite também pode ser decorrente da acidose ruminal 
A acidose ruminal gera um impacto econômico para o produtor, pois o animal não está absorvendo os nutrientes da alimentação, isso faz com que ocorra uma queda no rendimento do rebanho. Em gados de corte essa perca pode chegar até 11% no seu ganho de peso e em rebanhos leiteiros cai a produção de leite, onde um animal deixa de produzir cerca de 2 L de leite por dia.
Como prevenção é recomendado a utilização de produtos à base de probióticos e leveduras, que impedem o crescimento das bactérias que produzem ácidos.

Continue navegando