Buscar

Avaliação III de Metodologia do Ensino da Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A evolução histórica da Didática está relacionada com a evolução histórica da própria educação. Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Herbart e Dewey são os principais representantes da evolução do pensamento didático, até o século passado. Sendo assim, disserte sobre o pensamento e as propostas do educador Johann Friedrich Herbart.
Resposta esperada
O pensamento de Herbart resulta numa modalidade de ensino que hoje qualificamos como tradicional, pois os estudantes participam do processo como sujeitos passivos. Suas propostas didático-pedagógicas influenciaram muito a educação durante os séculos XIX e XX. Sua proposta tem um forte conteúdo moral, enfatizando que a finalidade da educação é a formação da moralidade e da virtude, moldando as vontades e os desejos das pessoas.
Minha resposta
Para HERBART, a ação pedagógica deve se guiar por três procedimentos: o governo, a instrução e a disciplina, assim o papel da escola e do professor seria os criadores da mente deste novo homem, ou seja, moldar as novas gerações adequadamente para o que a sociedade capitalista precisava. HERBART parte do princípio de que a alma é uma tábula rasa que precisava ser preenchida com experiências sucessivas. Seu sistema educacional baseia-se no intelectualismo, na aquisição de conhecimento e no cultivo do espirito. Assim seu método enfatizava que a finalidade da educação é a formação moral e das virtudes, moldando as vontades e desejos humanos.
2A história da matemática pode estar presente na sala de aula em vários contextos diferentes, pode ser apresentada de forma lúdica com problemas curiosos, "os enigmas", como fonte de pesquisa e conhecimento geral, como introdução de um conteúdo ou atividades complementares de leitura, trabalho em equipe e apresentação para o coletivo. Também pode apresentar a matemática com uma gama de possibilidades de atividades diferenciadas que vão muito além das infindáveis sequências de exercícios e memorização de métodos e fórmulas. Diante disso, disserte sobre as contribuições da História da Matemática no processo de ensino e aprendizagem.
FONTE: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/701-4.pdf. Acesso em: 2 out. 2018.
Resposta esperada
A História da Matemática oferece uma importante contribuição para o processo de ensino e aprendizagem, pois conhecer historicamente a Matemática do passado ajuda a nos orientar no desenvolvimento da Matemática de hoje. Através da História da Matemática desenvolvemos no aluno a percepção de que as teorias atualmente apresentadas não seriam possíveis sem o esforço dos matemáticos de gerações passadas. Com o uso da História da Matemática, a construção do conhecimento matemático torna-se mais significativa para o estudante compreender as circunstâncias em que esses conceitos se desenvolveram ao longo do tempo.
Minha resposta
A história da matemática oferece uma importante contribuição para o processo de ensino aprendizagem, pois conhecer historicamente a matemática do passado ajuda a nos orientar no desenvolvimento da matemática de hoje. Através da história da matemática desenvolvemos no aluno a percepção de que as teorias atualmente apresentadas não seriam possíveis sem o esforço dos matemáticos de gerações passadas. Com o uso da história da matemática, a construção do conhecimento matemático torna-se mais significativa para o estudante compreender as circunstâncias em que esses conceitos se desenvolveram ao longo do tempo.

Outros materiais