Buscar

Atividade Cap 1 e 2 Antropologolia da Medicina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antropologia
Discente: Michelle Marques do Vale
Docente: Patrícia Rudineli Data: 30/08/2021
1. Caracterize Antropologia, seu objeto de estudo e suas classificações. 
Etimologicamente, o termo antropologia significa o estudo do homem. Se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade, o que lhe confere um tríplice aspecto: ciência social, ciência humana e ciência natural. 
A ciência social propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados. Já a ciência humana volta-se especificamente para o homem como um todo: sua história, crenças, costumes, linguagem e etc. Finalmente, a ciência natural interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução. 
A antropologia como ciência do biológico e do cultural tem seu objeto de estudo definido: o homem e suas obras. 
2. Diferencie Etnocentrismo de Egocentrismo, exemplificando-os.
Etnocentrismo é uma visão de mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os grupos são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é existência. Já egocentrismo consiste em uma exaltação excessiva da própria personalidade, fazendo com que o indivíduo se sinta como o centro da atenção.
Um dos mais marcantes exemplos de etnocentrismo da história é o nazismo. O nazismo era a ideologia alemã pregada por Adolf Hitler, que defendia a superioridade da "raça ariana". Um exemplo de egocentrismo aparece quando entrevistam um jogador de futebol sobre um jogo e este responde fazendo referência unicamente à sua prestação, sem ter em conta a participação dos seus companheiros ou dos adversários durante o jogo em questão.
3. Conceitue Relativismo Cultural no contexto brasileiro, dê exemplos.
O relativismo cultural é um conceito e perspectiva antropológica que se opõe à categorização de culturas como “superior” ou “inferior”. Nesse sentido, ele define que cada grupo social possui uma cultura específica que só pode ser analisada a partir de seus próprios códigos. Sendo assim, quando se propõe a conhecer uma comunidade que apresenta valores completamente diferentes dos que pratica ou adota como certo e errado, o pesquisador não deve apresentar juízos de valor sobre essas práticas. Nesse processo, é necessário que o antropólogo abandone seus próprios códigos culturais e se proponha a compreender os hábitos daquela comunidade a partir dos valores que ela possui.
Em relação à exemplo temos que um sociólogo gaúcho não usa seus ideais de cultura para analisar a população que reside no Nordeste. 
4. Defina Aculturação e Endoculturação. 
Aculturação é o conjunto das mudanças resultantes do contato, de dois ou mais grupos de indivíduos, representante de culturas diferentes, quando postos em contato direto e contínuo. Endoculturação é o processo permanente de aprendizagem de uma cultura que se inicia com assimilação de valores e experiências a partir do nascimento de um indivíduo e que se completa com a morte. Este processo de aprendizagem é permanente, desde a infância até à idade adulta de um indivíduo. À medida que o indivíduo nasce, cresce, e desenvolve, ele aprende envolvendo-se cada vez mais a agir da forma que lhe foi ensinado.
5. O termo Cultura, pode ser definido de diversas formas, demonstre de forma sintetizada seu significado, onde podemos encontrá-la.
A cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos. Os elementos que compõem uma cultura são compartilhados pelos membros da sociedade, criando-se, assim, uma identidade cultural.
A cultura brasileira, por exemplo, é conhecida por sua grande mistura de povos, as grandes festas como o carnaval, a diversidade musical e até mesmo pelo bom futebol.
6. Identifique e caracterize as classificações de Cultura. 
A cultura pode ser classificada de diversas maneiras: material ou imaterial, real ou ideal. 
A cultura material consiste em coisas materiais, bens tangíveis, incluindo instrumentos e outros objetos materiais, frutos da criação humana e resultante de determinada tecnologia. Abrange produtos concretos, técnicas, construções, normas e costumes que regularizam seu emprego. Cultura imaterial refere-se a elementos intangíveis da cultura, que não tem substância material. Entre eles encontram-se crenças, conhecimentos, aptidões, hábitos, significados, normas e valores. Os membros de uma sociedade compartilham certos conhecimentos e crenças como reais e verdadeiros.
Cultura real é aquela em que, concretamente, todos os membros de uma sociedade praticam ou pensam em suas atividades cotidianas. Cultura ideal (normativa) consiste em um conjunto de comportamentos que, embora expressos verbalmente como bons, perfeitos, para o grupo, nem sempre são frequentemente praticados. 
7. Relate a diferença entre Personalidade e Cultura.
Personalidade é um padrão individual de pensamentos, sentimentos e valores de uma pessoa que persistem ao longo do tempo. É a maneira habitual de ser de cada um, e é uma parte daquilo que distingue uma pessoa da outra, uma organização constituída por todas as características cognitivas, afetivas e volitivas de uma pessoa. Já cultura é um conjunto de comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social e não apenas do indivíduo.

Continue navegando