Buscar

Práticas pedagógicas para estudantes com TEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa-Práticas Pedagógicas Para Estudantes Com TEA-Profª Eliana Nunes
Super-Transtorno do Espectro Autista - TEA
Práticas pedagógicas para estudantes com TEA
Módulo 2
AA 
	 1.  
	A sociedade atual urge por uma educação inclusiva devido à complexidade preeminente às relações humanas. Sobre tal almejada educação inclusiva pode-se depreender que:
 A educação inclusiva consiste em compreender, acolher e atender todos os educandos, de acordo com suas singularidades, primando pela aprendizagem significativa de todos os sujeitos aprendizes. 
	 2.  
	Diante dos estudos realizados nos indivíduos humanos com TEA, a área cerebral que obtém anormalidades, é denominada de:
	
	Lobo Frontal.
	 3.  
	Sabe-se que são intensos os estudos a respeito do funcionamento do cérebro do indivíduo com TEA, mas diante dos estudos contemporâneos, pode-se afirmar que o cérebro do sujeito com TEA realiza diversificadas e dicotômicas sinapses, caracterizando-se num cérebro:
Hiperacelerado. 
	 4.  
	A Lei 12.764 de 27 de dezembro de 2012 versa sobre:
A Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 
	 5.  
	As práticas pedagógicas precisam ser repensadas e reelaboras para atenderem as especificidades dos estudantes com TEA. Assim sendo, podemos elencar atitudes diárias nas ambiências educativas como:
Compreender e conhecer as individualidades dos estudantes, buscando sublinhar a boniteza em ser diferente diante de tantas diferenças comuns à convivência humana, organizando materiais diferenciados para aplicar nas aulas, sempre enfatizando os interesses dos estudantes, a fim de que a aprendizagem seja significativa. 
	 6.  
	Com o estudo da Lei 12.764 de 27 de dezembro de 2012, pode-se inferir que:
A pessoa com o Transtorno do Espectro Autista inserida na Escola Regular, frequentando as classes comuns, tem o direito a um acompanhante especializado. 
	7.  
	Para que o professor e professora contemporâneos possam realizar um trabalho com veracidade na ambiência educativa, sublinhando as singularidades dos sujeitos educativos é necessário que tenham conhecimento sobre as especificidades predominantes em salas de aula. Sendo assim, para conhecer e atender melhor o sujeito com TEA, faz-se imprescindível saber certos conceitos, dentre esses pode-se sublinhar que:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é diagnosticado em três níveis: Leve, Moderado e Severo, sendo esta uma especificação publicada no Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM V – publicado em 18 de maio de 2013). 
	8.  
	A respeito da inserção do estudante com TEA no ensino regular, podemos elaborar as seguintes reflexões:
Frente à realidade educativa contemporânea, a inserção do estudante com TEA no ensino regular, bem como o seu acesso e permanência na escola depende, impreterivelmente, do papel inclusivo do professor comprometido com sua missão de ensinar, significativamente, o seu estudante, fazendo com que este seja respeitado e valorizado em sua singularidade. 
	9.  
	Dentre tantas reflexões propostas nas aulas, pode-se inferir que o sujeito com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) possui dificuldades:
 Comportamentais, ou seja, é em síntese um transtorno do comportamento, no qual o indivíduo sente-se confortável em seu próprio mundo. 
	 10.  
	Frente às leituras realizadas, marque a opção correspondente a: Morin (2000) afirma que:
	
	Compreender o humano é compreender sua unidade na diversidade, sua diversidade na unidade.

Mais conteúdos dessa disciplina