Buscar

ENSAIO 4 UMIDADE

Prévia do material em texto

ENSAIO IV - UMIDADE
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................4
2 OBJETIVO............................................................................................................................5
3 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO MÉTODO COM ÁLCOOL...5
4 PROCEDIMENTOS E RESULTADOS DA ANÁLISE COM ÁLCOOL ......................6
5 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO MÉTODO SPEEDY TEST.....7
4 PROCEDIMENTOS E RESULTADOS DA ANÁLISE COM SPEEDY TEST.............. 7
7 CONCLUSÃO	9
7 REFERÊNCIAS	..10
1 INTRODUÇÃO
A análise da umidade do agregado possui grande importância no ramo da construção civil, pois a umidade é a água aderente na superfície dos grãos. Esta água deve ser medida para corrigir a quantidade de areia no traço e descontar da água de amassamento assim confirma a relação água/cimento com exatidão do concreto ou argamassa.
2 OBJETIVO
O presente experimento tem como objetivo calcular a quantidade de umidade no agregado miúdo (areia), utilizando o método com álcool e o método Speedy-Test.
3 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO MÉTODO COM ÁLCOOL
 
 
· Balança comum
· Espátula
· Amostra de areia
· Álcool
· Fosforo
· Recipiente de porcelana
4 PROCEDIMENTOS E RESULTADOS DA ANÁLISE COM ÁLCOOL
Neste método, primeiramente tarou-se a balança, logo em seguida, pesou-se 30g de areia úmida, então se colocou por cima da areia uma porção de álcool (não determinada). Após, colocou-se cuidadosamente fogo no álcool misturado com a areia, mexendo-se com uma colher com finalidade de diminuir a umidade da areia.
 
Para testar se a areia perdeu totalmente a umidade, após a queima, colocou-se na balança e fez a pesagem. Esse processo foi repetido três vezes e o resultado obtido na segunda e última pesagem foi de 25g, sendo que seu peso inicial (úmida) era de 30g, uma diferença de 5g (praticamente 20% de massa).
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO MÉTODO SPEEDY TEST.
 
· Amostra de areia
· Equipamento Speedy Test
· Ampola de carbureto cálcio
· Esfera de aço
4 PROCEDIMENTOS E RESULTADOS DA ANÁLISE COM SPEEDY TEST
Para determinação por este método, pesou-se 10g de areia totalmente umidade e inseriu no equipamento Speedy Test juntamente de uma espera e uma ampola de carbureto cálcio. 
 
Em seguida chacoalha o aparelho até que a ampola se quebre e os carburetos entram em reação com a água. Essa reação química produz um gás acetileno que se espante elevando a pressão no interior do recipiente; a quantidade da pressão dependerá do percentual de água existente no agregado. Essa pressão, quando foi estabilizada no manômetro, confrontada com uma tabela disponibilizada no laboratório foi 0,70 = 7,5% de umidade
6 CONCLUSÃO
Diante do exposto, fica evidente a importância de determinar o percentual de umidade existente no agregado miúdo antes da inicialização, pois com essa determinação, pode ser feita correções; evitando, assim, possíveis patologias.
7 REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 30:2000 - Agregado miúdo –Determinação da absorção de água 
2

Continue navegando