Buscar

FÍGADO

Prévia do material em texto

FÍGADO
Oriundo do intestino primitivo anterior. Possui função hematopoética (fetal), metabolismo de diversas substâncias, desintoxicação e armazena glicogênio e vit A, B12, D, E e K.
Localizado no QSD e parte do QSE. Separado em face diafragmática e face visceral. Ligamentos coronários esquerdo e direito + ligamento falciforme (na extremidade há o ligamento redondo). 
Face diafragmática (vista anterior): lobo direito e esquerdo (separado pelo ligamento facilciforme). Já na face visceral (inferior): LHD, LHE, lobo caudado (VCI), lobo quadrado. Os dois últimos são separados dos lobos D e E pelas fissuras longitudinais: sagital esquerda (umbilical) e sagital direita. 
HILO HEPÁTICO: onde as estruturas entram e saem do fígado. A tríade portal esta no lig hepatoduodenal (omento menor) formado.
· SEGMENTAÇÃO HEPÁTICA: 
linha de cantlie (linha que vai da vesícula biliar até a veia cava inferior) separa os lobos portais direito e esquerdo. O lobo portal direito ainda é divido em divisão lateral direita (DLD) e divisão medial direita (DMD). Enquanto o lobo portal esquerdo se divide em divisão lateral esquerda (DLE) e divisão medial esquerda (DME). 
Essas divisões auxiliam na segmentação cirúrgica: a DLD comporta os segmentos 6 e 7, na DMD está os segmentos 5 e 8, na DME encontra-se os segmentos 1 (lobo caudado) e 4 e por fim, na DLE há os segmentos 2 e 3. 
Os segmentos cirúrgicos são drenados pela veia hepática direita, veia hepática intermediária e veia hepática esquerda, que vão para a veia cava inferior. Os segmentos que ficam superiormente recebem o nome de posterior enquanto os inferiores de anterior. Outras nomenclaturas utilizam P A ME LA - SupInf.
VIAS BILIARES
Transportar a bile produzida no fígado até o duodeno e armazenar.
Há uma via biliar intra-hepática e uma extra-hepática. 
O ducto hepático direito é formado pelo ducto hepático medial direito (segmentos 5 e 8) + ducto hepático lateral direito (segmentos 6 e 7) + segmento 1. 
Já o ducto hepático esquerdo é formado pelos segmentos 2, 3, 4 e 1. 
Ducto hepático direito + ducto hepático esquerdo ducto hepático próprio. 
Ducto hepático próprio + ducto císitico ducto colédoco. 
Ducto colédoco no seu caminho para o duodeno recebe o ducto pancreático, dilatando-se, formando a ampola hepatopancreática, a qual se abre na papila maior do duodeno. 
O ducto colédoco possui uma porção retroduodenal, retropancreática e intrapancreático. 
Músculo esfíncter do ducto pancreático + músculo esfíncter do ducto colédoco músculo esfíncter da ampola (esfíncter de Oddi). 
· VASCULARIZAÇÃO: artéria cística + artéria hepática + artéria pancreática duodenal posterior superior (o colédoco esta na face posterior da cabeça do pâncreas). 
· PARTES DA VESÍCULA: fundo + corpo + colo + infundíbulo (Bolsa de Hartmann). 
O ducto cístico possui pregas espirais que dificultam a saída da bile. 
· ÁREAS QUE NÃO SÃO RECOBERTAS PELO PERITÔNEO: fossa da vesícula biliar, área nua do fígado, sulco da veia cava inferior e a porta do fígado. 
· TRÍGONO CISTO-HEPÁTICO: delimitado pelo ducto cístico + ducto hepático comum + face visceral do fígado. 
PÂNCREAS
Separado em endócrino (insulina e glucagon) e exógeno (enzima e bicarbonato).
Transversalmente ao nível de L1 e L2. Anterior ao rim esquerdo, à veia cava inferior, à aorta, à artéria e veia mesentérica superior. Posterior ao estômago e veia e artéria mesentérica superior. A direita do duodeno. À esquerda do baço. 
ELE É RETROPERITONEAL.

Continue navegando