Buscar

Instrumentação para o Ensino de Bioquímica e Biologia Celular - relatorio q

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instrumentação para o Ensino de Bioquímica e Biologia Celular
Relatório de prática 1
Aluna: Vitória Ingrid Ferreira da Silva
Matrícula: 17211020164
Introdução:
Ao tentar descrever a natureza em si, requer métodos e trabalho. E para realização desse trabalho, as experiências vividas em nosso dia a dia que utilizamos como método para descrição da mesma. Primeiro é necessário realizar a observação do objeto a ser estudado, e a partir daí, começam as primeiras hipóteses. E ao organizarmos, passamos para o processo de investigação dessas hipóteses através de testes o que nos permitirá produzir conclusões sobre o objeto de estudo.
Objetivo 
A prática tem como objetivo entender a percepção do aluno em relação a construção de um modelo, e compreender como acontece a formalização do conhecimento científico a partir desse modelo.
Materiais:
· Uma caixa de madeira retangular, na qual possuem quatro hastes, duas de cada um dos lados dos retângulos, que se mexem;
· Uma folha de papel em branco;
· Caneta.
Metodologia:
Inicialmente a turma foi dividia em dois grupos, no qual 5 pessoas ficaram na aula, e outras 4 saíram e aguardaram. O que permaneceram na aula, analisaram uma caixa e tentaram passar para o papel as características da caixa. 
Depois os outros integrantes retornaram a aula, e observaram os desenhos que foram feitos, de modo que tentaram identificar o desenho. 
Após analisar, nenhum aluno consegui chegar a conclusão de que o desenho se tratava de um modelo. 
 
Resultados:
Após uma breve discussão, só foi possível compreender que os desenhos se tratava de um modelo, ao vermos a caixa. Nós levando a questionar sobre a compreensão dos alunos aos enunciados trabalhados em sala de aula, e percebeu-se que a falta de detalhamento feito de uma forma correta, é um fator muito importante nesse ponto. Entendemos que há uma vasta maneira na forma de explicar os conteúdos em sala de aula, e que cada aluno irá reagir de maneira única. Toda explicação deve ser feita de maneira mais objetiva e precisa possível, para uma melhor compreensão do aluno.

Continue navegando