Buscar

TRABALHO DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

Prévia do material em texto

3) o aumento da demanda internaciona provoca elevação dos seu preços gerando superávit comercial para os paises exportadores. Com o maior influxo de capitais internacionais decorrentes das receitas de exportações, a taxa de câmbio se valoriza, provocando a perda de competitividade dos bens industrializados. O processo de desindustrialização não significa apenas a substituição da produção nacional já existente por similares importados. Fundamentalmente, este processo restringe a expansão da capacidade produtiva nacional, seja pela transferência de recursos para indústriasde baixa intensidade tecnológica, seja pela diferença entre o efetivo crescimento da demanda por manufaturados nos mercados interno e externo, e o seu verdadeiro potencial.
5) O Brasil caiu no ranking mundial dos maiores exportadores elaborado pela Organização Mundial do Comércio (OMC). 
as exportações nacionais não repetiram em 2006 o ritmo de crescimento de 2005, ainda que o governo não se canse de promover os resultados da balança comercial. 
O Brasil passa a ocupar a 24ª posição no ranking dos maiores exportadores. Em 2005, era o 23º.
Em 2015, a redução nas importações foi de 25,2%, colocando o país na 25ª posição entre os principais mercados. Em 2013 e 2014, o Brasil aparecia na 21ª posição entre os maiores importadores. Com a queda de quatro lugares no ranking da OMC, o país já é ameaçado por Malásia e Arábia Saudita.
6)  um regime aduaneiro especial que permite ao exportador adquirir os insumos a serem incorporados ou utilizados no processo de industrialização de produtos destinados à exportação, com desoneração de tributos  O regime de drawback pode ser concedido sob três modalidades: drawback suspensão, drawback isenção e drawback restituição. 
O drawback suspensão contempla a suspensão do pagamento dos tributos,  incidentes na importação de mercadoria a ser exportada após beneficiamento ou destinada à fabricação, complementação ou acondicionamento de outra a ser exportada. Sob a modalidade suspensão, o drawback pode se voltar a incentivar operações com características mais individualizadas, a saber: drawback genérico, drawback solidário, drawback para fornecimento no mercado interno .
A modalidade drawback isenção consiste na isenção dos tributos federais incidentes na importação de mercadoria, em quantidade e qualidade equivalente à utilizada no beneficiamento, fabricação, complementação ou acondicionamento de produto exportado.  trata-se de incentivo que visa compensar a pessoa jurídica por esta já haver exportado produtos industrializados, nos quais foram utilizados insumos importados com incidência normal de tributos. 
O drawback restituição, por sua vez, tem por escopo a solicitação de restituição, total ou parcial, à Receita Federal do Brasil, dos tributos pagos pelo exportador na importação de insumos utilizados na fabricação de produtos já exportados. A restituição alcança apenas os valores pagos a título de II e IPI e se dá sob a forma de crédito fiscal.
7) As ZPE caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. atrair investimentos estrangeiros voltados para as exportações, colocando as empresas nacionais em igualdade de condições com seus concorrentes localizados em outros países, que dispõe de mecanismos semelhantes. (ABRAZPE, 2012). As ZPEs também têm como objetivo a criação de empregos, a elevação da renda média dos trabalhadores, o aumento do valor agregado das exportações e fortalecimento do balanço de pagamento, difusão de novas tecnologias e praticas modernas de gestão, alem da correção dos desequilíbrios regionais, descentralizando a atividade industrial e promovendo a distribuição mais equilibrada do desenvolvimento econômico dentro do território nacional.
9)

Continue navegando