Buscar

AD 1 2021 legislação comercial 2021 adm ufrrj cederj

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD 1 2021.2 Legislação Comercial – Curso de Administração CEDERJ 
Profa. Debora Lacs Sichel 
Polo: Barra do Piraí
1 - Paulo é fazendeiro e cria, de modo profissional, gado de raça para venda a frigoríficos, bem como seleciona as melhores raças para exportação de carne. Na fazenda de Paulo, há emprego de tecnologia, mão de obra qualificada, pesquisa de zootecnia e altos investimentos; entretanto, ele não tem nenhum registro como empresário, exercendo a pecuária como pessoa natural. Com base nesses dados, responda aos itens a seguir.
A) A atividade exercida por Paulo é empresa? 
Sim, é empresa pois há atividade econômica com organização de pessoas e bens objetivando a produção de bens (gado e seleção genética). Assim, está baseado no Art. 966 do Código civil: “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. (BRASIL, 2002)”[footnoteRef:1]. [1: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406compilada.htm acesso em 04 set 2021
] 
B) É obrigatória a inscrição de Paulo na Junta Comercial como empresário? 
Não, conforme o Art. 971 do Código civil: “O empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, pode, observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus parágrafos, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficará equiparado, para todos os efeitos, ao empresário sujeito a registro (BRASIL, 2002)”. Assim sendo, é facultativa a inscrição na Junta Comercial, porém se for inscrito vai se equiparar ao empresário regular.
2- Novo & Trento Ltda. pretende instituir uma empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI), que será administrada por Rui Novo, um dos sócios. Nenhum dos sócios é empresário individual, e eles não desejam limitar sua responsabilidade com a instituição da EIRELI, pois já ostentam essa condição como sócios de Novo & Trento Ltda. Com base nas informações acima, responda aos itens a seguir. 
A) É possível a instituição de EIRELI por Novo & Trento Ltda.?)
Sim. No Art. 980-A da Lei 12441/2011 coloca “A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social”, não fazendo distinção entre pessoa física e jurídica ao autorizar a constituição da EIRELI.
B) Qual(is) a(s) espécie(s) de nome empresarial de uma EIRELI instituída por pessoa jurídica e como esse nome será formado? 
Lei 12441/11, art. 980-A “Aplicam-se à empresa individual de responsabilidade limitada, no que couber, as regras previstas para as sociedades limitadas” e lei 10406/2002[footnoteRef:2], Art. 1.158. “Pode a sociedade limitada adotar firma ou denominação, integradas pela palavra final "limitada" ou a sua abreviatura. § 1 o A firma será composta com o nome de um ou mais sócios, desde que pessoas físicas, de modo indicativo da relação social.§ 2 o A denominação deve designar o objeto da sociedade, sendo permitido nela figurar o nome de um ou mais sócios”.Então a firma limita “desde que pessoas físicas”, sendo assim a espécie de nome empresarial da EIRELI será denominação. A denominação será formada por nome de fantasia ou nome de sócio (titular da EIRELI), devendo designar o objeto da EIRELI e ter o aditivo EIRELI ao final, em conformidade com o Art. 980-A, §§ 1º e 6º e com o Art. 1.158, § 2º, todos do Código Civil. [2: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm acesso em: 10set21] 
3 - O ponto comercial é o local em que o empresário exerce a atividade e se encontra com sua clientela. A própria atividade empresarial acrescenta valor econômico ao ponto comercial. Nos dias atuais o ponto ter existência física ou virtual, em função da proliferação dos negócios via internet, este seria o site , ou seja, o endereço eletrônico por meio do qual os clientes encontram o empresário. Aquele, o ponto comercial físico, é um dos mais relevantes elementos do estabelecimento empresarial, por isso o ordenamento jurídico lhe confere uma proteção especial. Pesquise como se manifesta esta proteção especial quando o empresário ou sociedade empresarial é locatário e o ponto comercial é alugado.
A Lei de Locações[footnoteRef:3] (Lei 8245/91), protege o ponto comercial da empresa, permitindo-lhe a renovação compulsória do contrato locatício, no Art. 51: “Nas locações de imóveis destinados ao comércio, o locatário terá direito a renovação do contrato, por igual prazo, desde que, cumulativamente: [3: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8245.htm Acesso em: 10set.21] 
I - o contrato a renovar tenha sido celebrado por escrito e com prazo determinado;
II - o prazo mínimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos;
III - o locatário esteja explorando seu comércio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo e ininterrupto de três anos”.
A justificativa é que o ponto comercial é muito importante para a empresa, pois é o local de relação direta com o cliente, sendo indispensável para a relação comercial entre ambos. 
4 - A lei 12.441/2011 criou a Eireli. Pesquise na legislação e responda as seguintes perguntas 
1. O que é Eireli?
Empresa Individual de Responsabilidade limitada, a empresa tem um sócio único, onde há separação do patrimônio do sócio e da empresa.
 2. Por quantas pessoas constitui-se uma Eireli? 
Uma pessoa, com titularidade do capital social total, devidamente integralizado. 
3. Como será formado o nome empresarial deste tipo societário? 
Acrescentando EIRELI após a firma ou denominação social da Eireli.
4. Pode a pessoa natural pertencer a mais de uma Eireli?
Não, a pessoa natural pode apenas figurar numa única Eireli.
 5. Pode haver a transformação de uma sociedade empresarial em uma Eireli?
Sim, conforme art, 980-A da Lei 12441/11 “§ 3º A empresa individual de responsabilidade limitada também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração.”

Continue navegando