Buscar

MBA - ECONOMIA EMPRESARIAL (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MBA em Gestão Empresarial: Turma XXI
Módulo: Economia Empresarial
Professor: Claudio Augusto Garbi
Alunos:
 Abel Felipe Freitag 
 Fabio Titato
João Artur Troyner Arruda
Paulo André Azevedo da Câmara
Exercício 
Tabela: Analise toda a tabela e apresente e detalhe duas medidas de curto prazo para impedir que a Dívida Pública acumulada cresça e os seus reflexos a partir do período 5.
Respostas:
Mudanças no âmbito político: 
-Plano de mudanças para a redução de gastos públicos, diminuir o número de ministérios de 31 para 10, onde os ministros nomeados serão todos da área de atuação bem como seus assessores diretos. Extinção de cargos comissionados (de confiança).
-Privatização de estatais como Correios, Petrobras, Rodovias e portos. 
-Mudanças na CLT para que os benefícios sejam equilibrados entre o trabalhador e as empresas, pois quanto mais rígidas são as leis que protejam os empregados, mais caros os mesmos se tornam e menos competitivas ficam as empresas. 
-Acabar com os programas sociais com fins políticos e transferir estes valores para a área da educação e inovação tecnológica, trarão maior credibilidade á politica interna brasileira. 
Mudanças no âmbito econômico: 
-Chamar credores externos e renegociar o GAP entre a taxa de juros e a taxa Selic com a garantia de receitas futuras. Reduzindo gradativamente a taxa Selic.
-Controle de depósito compulsório baixando ele a 0,00%, com isso aumentando o dinheiro no mercado e reduzindo juros ao consumidor direto e indústria, onde 10% desta reserva será para incentivo ao consumidor de varejo e os outros 20% para o setor produtivo.
-Baixar a barreira comercial de alguns produtos do setor produtivo do agronegócio, construção civil e automotivo. 
-Fazer articulação política externa, fortalecendo o Itamarati junto as embaixadas para melhorar os acessos aos mercados internacionais participando assim de grandes acordos comercias.
-Simplificar a carga tributária do setor produtivo, bem como flexibilizar as barreiras comerciais em busca de aumentar a competitividade de empresas nacionais junto ao mercado externo. 
-Baixar taxa de juros ao empresário para incentivar os investimentos. 
-Criar um conselho com representantes do agronegócio, indústria, SEBRAE (por exemplo) e sociedade civil criando assim um plano para que os bancos aceitem reduzir seus ganhos de CDI gerando maior demanda de crédito junto ao setor produtivo e varejo, além de novas ideias para promover uma economia mais dinâmica que facilite a vida das empresas. Reduzir a burocracia e o tempo para abrir uma empresa. 
Resultados a partir do período 5:
Com as medidas políticas e econômicas que foram tomadas, a credibilidade de nosso governo aumentou, gerando assim uma corrente positiva dentro do setor produtivo e da população brasileira. Com o setor produtivo mais competitivo e a todo vapor, aumentaram assim suas produções e os preços ficaram mais atrativos, fazendo com que a inflação baixasse a 10,25%, com um saldo primário de $ 100 e a dívida acumulada perdesse sua tendência negativa de crescimento e fechando o período em - $ 1784,33. Com este cenário positivo, as previsões para os próximos dois períodos são mais otimistas e deixando o país pronto para a retomada de seu crescimento de maneira mais sólida e confiável.

Outros materiais