Buscar

Tarefa 1 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Documentação para a Engenharia de Segurança do Trabalho
Identificação da tarefa: Tarefa 1.1. Envio de arquivo
Pontuação: 15 pontos
Tarefa 1.1
Perícia, perícia judicial, perito e processo
Atividade muito demandada ao engenheiro de segurança do trabalho é fazer perícia. Nem sempre judicial, mas, em qualquer caso, quem faz é um perito. E, se o assunto diz respeito ao meio ambiente do trabalho, ora o perito pronuncia-se por laudo pericial, se auxiliar do juiz, ora com parecer técnico, se assistente técnico da parte em processo judicial. Como nem sempre as peças periciais são suficientes para resolver as contendas entre os contratantes de modo amigável, administrativo, em autocomposição, há necessidade de o Judiciário arbitrar um desfecho, segundo o devido processo legal, estabelecido pelo Código de Processo Civil (CPC). Tem-se então duas veredas para o perito em SST: produzir os documentos técnicos ordinários que suportem as operações das empresas e os extraordinários quando houver disputa de interesses, individuais ou coletivos.
Dado esse tema condutor, disserte a respeito, com no mínimo 15 linhas, abordando os seguintes tópicos:
· O que são e o que distingue: perícia, perícia judicial, perito e processo.
· Quais e em que consistem a documentação aplicada à EST no campo da Receita Federal do Brasil (RFB).
· O que é profissional legalmente habilitado (PLH).
· Defina trabalhador qualificado, trabalhador legalmente habilitado e trabalhador capacitado.
Bom trabalho!
O que são e o que distingue: perícia, perícia judicial, perito e processo.
Perícia é a característica da pessoa que é perito. Particularidade de quem demonstra habilidade, destreza e maestria, avaliação minuciosa e, geralmente, feita por especialista (s).
A Perícia Judicial é a atribuição de um profissional que possui conhecimentos técnicos, científicos e artísticos, dependendo da área de sua atuação. Quando nomeado pelo Juízo para assumir esta função, seu dever é se apropriar de seus conhecimentos a fim de dar embasamento por meio de um laudo pericial ao parecer final do juiz em determinados processos.
Perito significa o profissional douto, versado, hábil, prático em alguma ciência ou arte. Que ou quem é muito experimentado ou tem grandes conhecimentos em determinada área do conhecimento. 
Processo significa o ato de processar, avanço, marcha, progressão, sistema, modo de fazer uma coisa. Conjunto de manipulações para obter um resultado. O conjunto dos papéis relativos a um negócio.
Conjunto dos autos e mais documentos escritos numa causa cível ou criminal, demanda ou ação.
Quais e em que consistem a documentação aplicada à EST no campo da Receita Federal do Brasil (RFB).
Documentação aplicada à EST no campo da Receita Federal do Brasil - RFB
A documentação aplicada s EST pela Receita Federal para garantir a regularidade e a conformidade das demonstrações ambientais e os controles internos da empresa relativos ao gerenciamento dos riscos ambientais em SST, em especial o embasamento para a declaração de informações na Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social - GFIP para fins de ACET e FACET, escrituração Digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas (eSocial).
O que é profissional legalmente habilitado (PLH).
Trabalhador Habilitado – É considerado trabalhador habilitado, aquele previamente qualificado que recebeu uma formação teórica e prática numa instituição de ensino oficial. Trabalhador habilitado possui registro no competente conselho de classe. Para que as pessoas qualificadas sejam consideradas profissionais habilitados devem estar regularizados junto ao conselho competente.
Defina trabalhador qualificado, trabalhador legalmente habilitado e trabalhador capacitado.
Segundo às definições presente nas NRs:
Trabalhador Qualificado
É considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico para sua atividade em instituição reconhecida pelo sistema oficial de ensino.
Trabalhador Habilitado
É considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe.
Trabalhador Capacitado
É considerado trabalhador capacitado aquele que receba capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional legalmente habilitado.
Trabalhador Autorizado
É considerado trabalhador autorizado aquele que é formalmente autorizado pela empresa mediante um processo administrativo.
A importância deste item está no fato de que não basta estar qualificado, habilitado e capacitado; antes de autorizar um trabalhador é preciso ambientá-lo na área em que irá trabalhar.

Continue navegando