Buscar

Eixo 6 - Parâmetros de Segurança no Atendimento Socioeducativo - Avaliação

Prévia do material em texto

Eixo 6 – Parâmetros de Segurança no Atendimento Socioeducativo – Avaliação 
1. Leia o caput e os incisos VIII, XII, XLVI e L do artigo 5º da Constituição Federal e depois responda se cada uma das afirmativas a seguir é verdadeira (V) ou falsa (F):
Constituição Federal: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; XLVI - a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes: a) privação ou restrição da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestação social alternativa; e) suspensão ou interdição de direitos; L - às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.
	A segurança é um dos direitos fundamentais de todo brasileiro, inclusive do adolescente privado de liberdade.
	Resposta 1 
	A liberdade de crença garantida pelo inciso VIII do artigo 5º da Constituição Federal não vale para o adolescente privado da liberdade em regime de internação porque, nessa hipótese, ele, o adolescente, deve submeter-se às regras do estabelecimento educacional.
	Resposta 2 
	O direito à inviolabilidade do sigilo da correspondência (inciso XII do artigo 5º da Constituição Federal) não se aplica ao adolescente privado de liberdade porque abrir e ler as cartas por ele escritas ou recebidas é condição para garantir a segurança da Unidade.
	Resposta 3 
	A garantia da individualização prevista no inciso XLVI do artigo 5º da Constituição Federal diz respeito inclusive ao adolescente autor de ato infracional porque ele é de fato submetido à privação de liberdade, consequência, por isso, de natureza punitiva, ainda que aludida consequência tenha o nome de medida socioeducativa.
	Resposta 4 
	A garantia escrita no inciso L do artigo 5º da Constituição Federal não se aplica à adolescente com filho pequeno em fase de amamentação porque adolescente do sexo feminino privada de liberdade não pode ser considerada “presidiária”.
	Resposta 5 
2. A partir da leitura dos itens 66 a 71 das Regras Mínimas das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade e ante as seguintes afirmativas, assinale, ao final, a resposta correta:
I – A duração do tempo da medida disciplinar depende mais do entendimento pessoal do dirigente do que das disposições do regimento disciplinar da Unidade de Internação.
II – A restrição do contato com os familiares pode ser imposta como medida disciplinar mesmo sem regra anterior que assim o defina desde que o contato ofereça o risco de ser prejudicial à segurança da Unidade.
III – O dirigente não pode cortar o direito de assistir o jogo de futebol na tv por uma semana para o adolescente privado de liberdade autor de infração de natureza disciplinar exceto se essa possibilidade estiver expressamente prevista no regimento.
Regras Mínimas das Nações Unidades para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade:... L. Procedimentos disciplinares: 66. Todas as medidas e procedimentos disciplinares deverão contribuir para a segurança e para uma vida comunitária ordenada e ser compatíveis com o respeito à dignidade inerente do jovem e com o objetivo fundamental do tratamento institucional, ou seja, infundir um sentimento de justiça e de respeito por si mesmo e pelos direitos fundamentais de toda pessoa. 67. Todas as medidas disciplinares que sejam cruéis, desumanas ou degradantes estarão estritamente proibidas, incluídos os castigos corporais, o recolhimento em cela escura e as penalidades de isolamento ou de solitária, assim como qualquer outro castigo que possa pôr em perigo a saúde física ou mental do menor. A redução de alimentos e a restrição ou proibição de contato com familiares estarão proibidas, seja qual for a finalidade. O trabalho será considerado, sempre, um instrumento de educação e um meio de promover o respeito próprio do jovem, como preparação para sua reintegração à comunidade, e nunca deverá ser imposto como castigo disciplinar. Nenhum jovem poderá ser castigado mais de uma vez pela mesma infração. Os castigos coletivos devem ser proibidos. 68. As leis ou regulamentos aprovados pela autoridade administrativa competente deverão estabelecer normas relativas aos seguintes pontos, levando-se em conta as características, necessidades e direitos fundamentais do jovem: a) a conduta que seja uma infração disciplinar; b) o caráter e a depuração dos castigos disciplinares que podem ser aplicados; c) a autoridade competente para impor estes castigos; d) a autoridade competente no grau de apelação. 69. Um relatório de má conduta deverá ser apresentado, imediatamente, à autoridade com que deverá decidir a respeito, sem delongas injustificadas. A autoridade competente deverá examinar o caso com cuidado. 70. Um castigo disciplinar só será imposto a um jovem se estiver estritamente de acordo com o disposto nas leis ou regulamentos em vigor. Nenhum jovem será castigado sem que tenha sido devidamente informado da infração que o acusam, de maneira que possa entender, e sem que tenha a oportunidade de se defender, incluído o direito apelar a uma autoridade competente imparcial. Deverá ser feita uma ata completa com todas as autuações disciplinares. 71. Nenhum jovem deverá ter, a seu encargo, funções disciplinares, salvo no que se refere à supervisão de certas atividades sociais, educativas ou esportivas de autogestão.
Escolha uma:
a. Somente a afirmativa I está correta.
b. Somente a afirmativa II está correta.
c. Somente a afirmativa III está correta. 
d. As afirmativas I e II estão corretas.
e. As afirmativas II e III estão corretas.
3. Assinale como verdadeiro (V) ou falso (F) se a situação descrita pode ser caracterizada ou não, em tese, como uma situação-limite:
	Desrespeito à integridade física, moral ou psicológica
	Resposta 1 
	Negativa de lavar a louça depois da janta
	Resposta 2 
	Briga a socos e pontapés entre dois grupos rivais
	Resposta 3 
	Sem previsão no Regimento Disciplinar
	Resposta 4 
	Invasão externa
	Resposta 5 
	Negativa de frequentar a escola da Unidade
	Resposta 6 
	Incêndio na cozinha da Unidade
	Resposta 7 
	Motim
	Resposta 8 
	Negativa em participar de jogo de futebol
	Resposta 9 
4. A partir dos ensinamentos do professor americano John Paul Lederach, a melhor forma de cuidar de um conflito está expressa na palavra (assinale a alternativa correta):
Escolha uma:
a. Resolução, porque sugere que o conflito deixa espaços para a atuação unilateral ou para cooptar os envolvidos em busca de uma solução sem a real consideração dos motivos.
b. Mediação, porque sugere que em todo conflito há partes em oposição e que a diferença pode ser resolvida por acordo, no pressuposto de que tudo na vida pode ser objeto de negociação desde que cada um ceda um pouco.
c. Gerenciamento, porque sugere a possibilidade de o conflito ser contornado e seus efeitos minimizados para que tudo volte ao estado antecedente.
d. Transformação, porque sugere a possibilidade de o conflito ser enxergado em seu contexto com base nos valores da cultura da não violência e segundo a concepção daqueles que vêem o conflito como fato normal nos relacionamentos humanos e como oportunidade para promover mudanças construtivas. 
e. Enfrentamento, porque sugere que o conflito pode ser solucionado através da coerção e do uso da força.
5. Com base no texto, responda se a afirmativa é verdadeira (V)ou falsa (F)
	A expressão “se queres a paz prepara-te para a guerra” está colocada no texto como exemplo de expressão eivada de equívocos, porque a preparação para a guerra, para o confronto ou para o enfrentamento do conflito somente está sendo capaz de produzir a paz por imposição do mais forte sobre o mais fraco, ou pelo dito unilateral do vencedor sobre o vencido, caldo de cultura suficiente para o renascimento logo adiante da divergência e a instalações de novas situações de confronto.
	Resposta 1 
	Segundo o pensamento de Marshall Rosenberg, as ações punitivas, em vez de gerarem arrependimento e aprendizado, geram ressentimento e hostilidade, fontes de resistência para adotar o comportamento desejado e indutores de novos comportamentos não desejados.
	Resposta 2 
	Segundo Humberto Maturana, “a responsabilidade ocorre quando se está consciente das consequências das próprias ações e quando se age aceitando-as. Isso invariavelmente acontece quando uma pessoa se reconhece como parte intrínseca do mundo em que vive”.
	Resposta 3 
	4. Para Howard Zehr, o termo Justiça Restaurativa abarca uma ampla gama de programas e práticas, mas, “no cerne ela é um conjunto de princípios, uma filosofia, uma série alternativa de perguntas paradigmáticas”
	Resposta 4 
6. Assinale a alternativa correta:
I – Segundo a Súmula Vinculante nº 11, de 13 de agosto de 2010, editada pelo Supremo Tribunal Federal, “só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado”.
II - O princípio da normalidade significa que o atendimento deve procurar reduzir as diferenças que podem existir entre a vida em privação da liberdade e a vida em liberdade, na medida em que essas diferenças tendem a diminuir o sentido de responsabilidade e do respeito pela dignidade da pessoa privada de liberdade.
III - O princípio da abertura tem o sentido de que os estabelecimentos de privação de liberdade devem ser abertos ao controle externo e independente e as pessoas privadas da liberdade devem manter contato com o mundo exterior.
Escolha uma:
a. Somente a afirmativa I está correta.
b. Somente a afirmativa II está correta.
c. Somente a afirmativa III está correta.
d. As afirmativas I e II estão corretas.
e. Somente a afirmativa III está correta. 
Verdadeiro
Falso
V
F
V
F
V
F
V
V
F
V
V
V
Verdadeiro
V
Falso
Falso

Continue navegando