Buscar

educação ambiental 2

Prévia do material em texto

Em um cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma.
A alternativa que NÃO diz respeito a um novo modelo de desenvolvimento é a que
	
	
	
	projeta o desenvolvimento econômico empresarial a qualquer custo.
	
	
	considera o crescimento econômico como um meio e não um fim.
	
	
	coloca o ser humano no centro do desenvolvimento.
	
	
	protege a vida das futuras gerações e igualmente a das atuais.
	
	
	respeita os sistemas naturais do qual dependem todos os seres vivos.
	
Explicação:
Justamente a frase errada é o contrário do que precisamos fazer para que tenhamos um ambiente conservado, pois diz que o lucro vem na frente de qq outras coisa, até da sobrevivência.
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Dentre as frases a seguir, algumas são verdadeiras e outras são falsas no que se refere às questões de consumo e desenvolvimento sustentável.
Identifique a ordem correta:
I. Todos têm o direito de ter tantos filhos quanto desejarem.
II. Cada membro da espécie humana tem o direito de utilizar quantos recursos desejar.
III. Os indivíduos deveriam ter o direito de fazer o que quiserem com as terras que possuem, independente da biodiversidade existente nelas.
IV. Todas as formas de vida têm um valor intrínseco e, portanto, têm o direito de existir.
	
	
	
	F, F, F, V.
	
	
	F, F, F, F.
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	F, F, V, F.
	
	
	V, F, V, V.
	
Explicação:
O egoísmo do ser humano em utilizar, em seu curto tempo de vida, os recursos naturais, deve ser impedido, uma vez que outras espécies também tem o direito de uso e consumo de recursos naturais da Terra.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A expressão desenvolvimento sustentável é amplamente empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa, especificadamente:
	
	
	
	A ampliação das medidas socioeducativas para o uso consciente da natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano.
	
	
	A interrupção das práticas econômicas para garantir, primeiramente, a conservação dos elementos naturais.
	
	
	O Desenvolvimento Sustentável é uma falácia e não é possível assegurar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente.
	
	
	A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras.
	
	
	A adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza.
	
Explicação:
O desenvolvimento sustentável visa à utilização dos recursos naturais e da natureza de modo a garantir sua disponibilidade para as gerações futuras, isso sem necessariamente comprometer o desenvolvimento econômico das nações.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		1- Conforme Funiber (2009), tendo em conta que a sustentabilidade está especialmente relacionada ao consumo de bens _____________, capazes de satisfazer as necessidades das atuais gerações sem prejudicar o direito ao consumo e à satisfação de necessidades das gerações vindouras. Assinale, os bens na lacuna :
	
	
	
	ambientais
	
	
	econômicos
	
	
	sociais
	
	
	tecnológicos
	
	
	financeiros
	
Explicação:
A sustentabilidade está especialmente relacionada ao consumo de bens ambientais.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A sustentabilidade no consumo de um recurso natural é influenciada pelo (I) nível de consumo, (II) pelo avanço tecnológico que permite ganhos de eficiência, (III) pela existência de recursos alternativos, dentre outros fatores. A esse respeito e tendo-se como premissa a ideia de consumo sustentável, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	A educação ambiental, por ser de conteúdo técnico, deve priorizar o avanço tecnológico para ganhos de eficiência (II) e a pesquisa por novas fontes (III) e recursos naturais alternativos.
	
	
	Os avanços tecnológicos que permitem ganhos de eficiência (II) no consumo de recursos naturais vêm para evidenciar que os esforços para reduzir o nível de consumo (I) são desnecessários.
	
	
	O nível de consumo de recursos naturais (I) em sociedades ocidentais, principalmente industrializadas, é muito inferior do que em sociedades não ocidentalizadas ou não industriais.
	
	
	O nível de consumo (I) de um recurso natural é influenciado por fatores como os valores culturais e as formas de se estabelecer a relação entre ser humano e Natureza, pelos sistemas de produção e consumo de bens, dentre outros fatores.
	
	
	O avanço tecnológico que permite ganhos de eficiência (II) não produz ganhos econômicos, pois ocorre somente por pressão ideológica de grupos ambientalistas.
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o conceito de desenvolvimento sustentável para responder a questão e com base em conhecimentos gerais e no que contextualiza a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
O nível de consumo de recursos naturais em países industrializados é maior do que em não industrializados. A ideia em contrário foi disseminada principalmente como estratégia de argumento contra o ambientalismo e em favor de desenvolvimento econômico. As evidências científicas dos ambientalistas provaram o contrário.
A educação ambiental é interdisciplinar e abrange conteúdos técnicos, mas não somente.
Ganhos de eficiência podem não representar redução de consumo, caso o consumo per capita global daquele recurso aumente. Por isso, é necessário atuar em diferentes perspectivas.
O ganho de eficiência no consumo de recursos naturais decorrente de avanços tecnológicos produz ganhos econômicos via de regra, pois implicam produzir mais com menos. Também por isso, não ocorrem somente por pressão ideológica de ambientalistas. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O Desenvolvimento Sustentável
	
	
	
	envolve iniciativas que concebem o meio ambiente de modo articulado com as questões sociais, tais como: saúde, habitação e educação, e que estimulem uma visão acrítica da população acerca das questões ambientais.
	
	
	pode ser alcançado somente através de políticas e diretrizes governamentais de estímulo à redução do crescimento populacional do país, tendo em vista que a dinâmica demográfica exerce forte impacto sobre o meio ambiente em geral e os recursos naturais em particular
	
	
	e crescimento econômico são sinônimos, significando atividades de incentivo ao desenvolvimento do país, seguindo modelos de avanço tecnológico e científico.
	
	
	significa crescimento econômico com utilização dos recursos naturais, porém com respeito ao meio ambiente, à preservação das espécies e à dignidade humana, de modo a garantir a satisfação das necessidades das presentes e futuras gerações.
	
	
	significa crescimento da economia, demonstrado pelo aumento anual do Produto Nacional Bruto (PNB) combinado com melhorias tecnológicas e ganhos sociais relevantes
	
Explicação:
O Conceito de Desenvolvimento Sustentável é aquele que busca as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades, ou seja melhorar a qualidade de vida hoje, no presente e também no futuro. Não se pode desassociar a questão temporal do conceito de desenvolvimento Sustentável.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		 "...obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras". A definição acima, refere-se a:
	
	
	
	desenvolvimento sustentável
	
	
	ecologia
	
	
	consumo sustentável
	
	
	economia liberal
	
	
	Consumo consciente
	
Explicação:
Desenvolvimento sustentável é um modelo econômico que busca conciliar desenvolvimento econômico à preservação e manutenção dos recursos naturais disponíveis. Segundo a ONU, desenvolvimentosustentável é definido como ¿aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades¿.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A concepção de desenvolvimento sustentável se liga fundamentalmente:
	
	
	
	à eleição de bons governantes e à escolha de gestores competentes.
	
	
	ao aumento da produção agrícola para combater a fome do mundo.
	
	
	ao compromisso da geração atual com as gerações futuras.
	
	
	à mobilização da sociedade para reduzir a produção de lixo.
	
	
	ao respeito à legislação e às autoridades ambientais.

Continue navegando