Buscar

desafio colaborativo, da disciplina Anatomia Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DESAFIO COLABORATIVO
Juliana Maria da Silva 
Matrícula: 013344227
 Curso de Farmácia 
Desafio Colaborativo 
Tópico da discussão
Parte superior do formulário
Prezado(a) aluno(a), tudo bem? Bem-vindo(a) ao nosso desafio colaborativo, da disciplina Anatomia Humana. 
O objetivo desta atividade é desafiar você a buscar mais conhecimento(s), além do ambiente virtual de aprendizagem e, assim, expor o resultado de sua pesquisa em sites confiáveis, livros e revistas reconhecidos, artigos especializados, dissertações de mestrado e teses de doutorado; lembrando que sua participação será compartilhada com todos os colegas. 
Preparado(a)? É hora de refletir! 
1. Leia o texto: 
Sabe-se que os ossos são órgãos dinâmicos, cujos minerais são depositados e retirados constantemente. Pela alimentação, eles chegam ao corpo e muitos outros sistemas (Muscular, Nervoso, Digestório...), os utilizam nas suas funções metabólicas enquanto outros regulam suas concentrações no corpo para promoção da saúde (Endócrino, Tegumentar, Urinário...). Tantos fatores interferem nessa dinâmica dos minerais nos ossos (idade, alterações hormonais, interações ambientais, saúde dos ossos) e não poderíamos deixar de lado este tema para as nossas discursões. 
No livro-texto é apresentado um tópico resumido sobre o desenvolvimento e o remodelamento ósseo (p. 26). É apenas um texto resumido que podemos usar como ponto de partida para uma pesquisa maior. 
2. Agora, elabore sua resposta, lembrando que seu texto deve conter de 05 a 30 linhas, na fonte 12: 
1. Pesquise sobre o remodelamento ósseo, e discuta com seus colegas os fatores que influenciam este processo na mineralização e desmineralização dos ossos. 
2. Você acredita que existem fatores que estimulam a mineralização óssea? Quais? 
 
3. Discuta: 
Comente pelo menos mais 2 postagens principais dos colegas com a sua opinião sobre a opinião que o colega postou. Lembre-se de argumentar nas considerações de seus colegas, concordando ou discordando, com argumentos que explique seu posicionamento.
	A remodelamento ósseo é um processo fisiológico que permite a manutenção da resistência óssea através de sua automodelarem. Sendo assim, de acordo com as solicitações mecânicas a que o osso é submetido. O remodelamento é um processo continuo, que possibilita a substituição de um osso envelhecido e danificado por um tecido novo. A remodelação ela ocorre em diferentes velocidades nas várias partes do corpo, como por exemplo, a porção distal do fêmur que é substituída a cada 4 meses. Já os ossos da mão são completamente substituídos durante a vida inteira do indivíduo.
	A mineralização consiste na deposição de íons inorgânicos, principalmente fosfato de cálcio. O cálcio dos ossos está em constante troca com o cálcio dos líquidos extracelulares. No primeiro ano de vida, quase 100% do esqueleto é renovado, enquanto em adultos a taxa de remodelação é de aproximadamente 10% por ano. O processo de remineralização e desmineralização é a reconstituição dos minerais perdidos pelo organismo. Muito comum com os dentes, que passam por processos de desmineralização e remineralização constantes. A perda de mineres dos dentes, tais como o cálcio na hidroxopatita da matriz dentaria, causada por exposição ácida. Um exemplo da ocorrência de desmineração é a formação de cáreis dentárias. 
A remodelação óssea sendo um processo pelo qual os efeitos catabólicos dos osteoclastos estão em equilíbrio com os efeitos anabólicos dos osteoblastos, ocorre com a atuação destas células especializadas denominadas osteoclastos, osteoblastos, osteócitos e células de revestimento. O remodelamento ocorre simultaneamente em vários locais do esqueleto e é caracterizado por uma fase inicial de reabsorção óssea, realizada pelos osteoclastos, seguida de formação de osso novo pelos osteoblastos, adicionando osso novo ou removendo osso redundante de acordo com as exigências das cargas. A orquestração deste processo sugere mecanismos bastante refinados e, embora muitos fatores interfiram isoladamente nos processos de reabsorção ou formação óssea, pouco se sabe sobreo mecanismo de integração entre estes dois processos, suprindo as necessidades sistêmicas do organismo.
	Sim. Existe dois fatores de mineralização óssea os fatores determinantes são situações de exposição direta à pessoa, ou seja, estímulos expostos diretamente que interferem na anatomia/fisiologia de uma pessoa. Nesses fatores é possível encontrar os: endógenos e exógenos. A mineralização é um processo controlado basicamente pelos osteoblastos, através da regulação da concentração iônica local e modulação dos níveis de proteínas e fatores que podem inibir ou estimular a mineração. Na matriz, óssea, ambos íons permanecem em equilíbrio metastático, ou seja, suas concentrações excedem o produto de solubilidade (Ca(P).
Parte inferior do formulário
REFERENCIA
Disponível em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio20.php. Acessado em 16 outubro 2020.
Borba, Kulak & Lazaretti-Castro. Controle Neuroendócrino da Massa Óssea:Mito ou Verdade? . Controle Neuroendócrino da Massa Óssea. 453Arq Bras Endocrinol Metab vol 47 nº 4 Agosto 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/abem/v47n4/a17v47n4.pdf. Acessado em 16 outubro 2020.

Continue navegando