Buscar

Tic's Tétano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Quais as manifestações clínicas do tétano e sua relação com as alterações no Sistema Nervoso? 
 
O tétano é um quadro clínico ocasionado pela contaminação da neurotoxina e que leva a hiperexcitabilidade do sistema nervoso central, causando contrações espasmódicas, que pode atingir neonatos, crianças e adultos. A principal característica desta patologia são as contrações espásticas que ocorrem devido à contaminação da tetanopasmina. A toxina após ser liberada na corrente sanguínea adere às terminações periféricas, principalmente dos neurônios motores, dirigindo-se ao longo dos nervos até o sistema nervoso central. 
Além disso, os principais sintomas do tétano consistem em trismo, disfagia, hipertonia da musculatura facial da mímica, repuxamento das narinas e da comissura labial, comprometimento da musculatura cervical e alterações respiratórias.
2. Qual o mecanismo de ação da toxina tetânica no Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico?
O tétano é uma intoxicação aguda provocada pela neurotoxina tetanospasmina produzida pela clostridium tetani, quando lesada. Sua fisiologia, resumidamente, consiste na penetração dos esporos dessa bactéria nas feridas contaminadas. Assim, suas toxinas entram nas terminações nervosas periféricas, liga-se de modo irreversível e percorre os axônios através das sinapses, entrando no sistema nervoso central. Como resultado, a liberação de transmissores inibidores das terminações nervosas é bloqueada, causando assim estímulo muscular sem oposição por acetilcolina, espasticidade tônica generalizada e um estado hipersimpático. 
 
Em sua maioria, o tétano é generalizado, acometendo os músculos esqueléticos ao longo do corpo. No entanto, pode ocorrer de este se localizar nos músculos perto da abertura de uma ferida.
Referências:
BAE, C., BOURGET, D. Tetanus. ​National center for biotechnology information​, 2020. Disponível em: ​https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK459217/​. Acesso em: 13 set. 2021.
SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

Continue navegando