Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

1-Podemos afirmar que a ideia de contemporaneidade durante a história é uma concepção eurocêntrica, pois: 
 foi criada a partir de eventos que ocorreram na Europa e sob os quais as outras partes do mundo foram influenciadas. O contemporâneo, na visão ocidental, passou a caminhar junto à ideia de progresso tecnológico.
2-Zygmunt Bauman (1925-2017) desenvolveu diversos trabalhos sobre a crítica à sociedade pós-moderna. Entre seus conceitos mais difundidos estão os de modernidade sólida e modernidade líquida. Assinale a alternativa que, de acordo com Bauman, apresenta características que podem ser consideradas marcantes para a Sociedade Contemporânea no período caracterizado como modernidade líquida.
 A modernidade líquida pode ser atestada na sociedade contemporânea pela substituição da ideia de coletividade e de solidariedade pelo individualismo e pela transformação do cidadão em consumidor
3-Leia o trecho a seguir: O produto da atividade humana é separado de seu produtor e apropriado por uma minoria: a substância humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem.” A partir do texto, pode-se afirmar que as Revoluções Industriais:
 permitiram a maior aceleração da produção e o crescimento dos mercados consumidores, mas evidenciaram um modelo de exploração do capitalismo sobre o trabalho
4-Sobre a 4ª Revolução Industrial, ou Revolução 4.0, é correto afirmar:
 É um processo que está sendo desenvolvido por países ricos, visto que apresenta como principal força produtiva o desenvolvimento de tecnologias que envolvem a robótica, a inteligência artificial, a realidade aumentada, entre outras
5-Sobre o sistema capitalista, é correto afirmar:
É um sistema econômico que influencia todas as relações políticas e sociais da sociedade contemporânea e global. O Capitalismo vem sendo gestado desde o século XVI
6-No final do século XX, o mundo passou a vivenciar a chamada Nova Ordem Mundial. Podemos pensar esse processo como:
 o fim da Guerra Fria e a vitória do capitalismo, caracterizada pela supremacia dos mercados financeiros, pela globalização e pela aceleração e crescimento dos fluxos de informações, pessoas, capitais e mercadorias.
7-Partindo dos conceitos de mundialização e globalização, podemos afirmar que:
 o processo de mundialização de culturas e domínios foi sendo construído desde o século XVI, até se consolidar como a atual globalização econômica e digital do século XXI.
8-Sobre a globalização dos meios virtuais e a desigualdade social, é correto afirmar:
 o uso das redes de comunicação não diminui as diferenças sociais, pois os efeitos da globalização não atingem a todos da mesma maneira e uso das novas tecnologias ainda não ocasionam grandes revoluções na realidade socioespacial.
9-Podemos definir Economia por:
um conjunto de atividades desenvolvidas visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
10-No mundo globalizado, o país que mantem uma política protecionista pode:
 correr o risco de prejudicar seu desenvolvimento econômico e sua inserção no mercado internacional, pois com o processo de globalização da economia, muitas barreiras alfandegárias caíram
11-Podemos definir o conceito de “Indústria Cultural” como:
 um sistema político e econômico que tem por finalidade produzir bens de cultura – filmes, livros, música popular, programas de TV etc. – como mercadorias e como estratégia de controle social.
12-Sobre o termo “cultura de massa”, é correto afirmar:
Trata-se de um produto da Indústria Cultural, consistindo em todos os tipos de expressões culturais que são produzidos para atingir a maioria da população, com o objetivo essencialmente comercial, ou seja, de gerar produtos para o consumo. 
13-Segundo o psicanalista Sigmund Freud, a Cultura tem como objetivo
proteger o homem contra a natureza e regular as relações dos homens entre si, adequando as pulsões e instintos às normas da civilização.
14-Sobre o termo Aculturação, está correto afirmar:
é um fenômeno de interação social que resulta do contato entre duas culturas, na maioria das vezes por imposição.
15-Sobre as políticas celulares, é correto afirmar:
 são organizações políticas independentes, que se espalham facilmente além das fronteiras e se utiliza das redes para se organizar.
16-Sobre o chamado terrorismo, é possível afirmar:
 há a imprevisibilidade de ações que produz medo constante. Instala a violência faz com que o estado perca grande parte do monopólio da violência.
17-Em termos gerais, podemos dizer que o Estado Democrático de Direito consiste em:
 garantir a proteção aos direitos de propriedade e defender, por meio das leis, uma variedade de garantias fundamentais aos indivíduos.
18-Sobre a ONU, é correto afirmar:
 surgiu ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e tem como objetivo principal promover a paz e a segurança mundial
19-Entre as dificuldades em elaborar e aplicar o chamado Direito Digital, podemos citar:
 a dificuldade de acompanhar a velocidade das mudanças e as incertezas no meio digital
20-Podemos apontar como consequência das Fake News:
 criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio, prejudicando pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.