Buscar

Cópia de AV2 PROVA ELETRO MANHÃ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

a
	
	CURSO: FISIOTERAPIA
	
	CÓD/DISCIPLINA: ELETROTERMOFOTOTERAPIA
	
	PROF: JULIANA FONTELES
	TURNO:
	
	TURMA: 
	SALA: 
	MAT.: 
	NOTA
	GRADUAÇÃO
	ALUNO(A): Gelma Wládia Mendonça 
	
	DATA: / /2021
	AV1 ( ) – AV2 ( X ) – AV3 ( )
	
Obs: 
· Está prova possui questões objetivas e subjetivas;
· As questões objetivas não podem ser rasuradas. Caso isto ocorra serão anuladas;
· Não é permitido o uso de celular durante a prova e nem troca de material;
1. A termoterapia consiste na aplicação terapêutica de recursos físicos que promovem variação da temperatura tecidual, na forma de adição (termoterapia por adição) ou subtração (termoterapia por subtração ou crioterapia) de calor. Com base nos efeitos terapêuticos produzidos pela Diatermia do Ondas Curtas Contínuo (OCC) é correto afirmar que: 
b. O OCC aumenta o fluxo sanguíneo, ajudando na resolução da inflamação independente da fase do processo inflamatório;
2. O ultrassom terapêutico (UST) é um recurso amplamente utilizado na fisioterapia, sendo empregado na reabilitação das mais variadas patologias, tanto nos processos agudos como crônicos. Sua popularização é graças aos seus efeitos benéficos que foram e continuam sendo comprovados. São efeitos terapêuticos produzidos pelo Ultrassom:
c. Permite a realização da Fonoforese que consiste na técnica de introdução de moléculas medicamentosas através da passagem deste recurso;
;
3. Assinale a alternativa correta com relação as formas de transferência do calor do Forno de Bier, das lâmpadas de UVA, e do Microondas respectivamente:
a. Convecção; conversão; radiação;
4. Em relação as afirmativas abaixo marque a opção correta, após a leitura das afirmativas: 
I- Dentre as indicações do ultravioleta destacamos o seu uso na cicatrização de lesões na pele, pelo seu alto poder cicatrizante;
II- Na utilização do ultravioleta é necessário a realização do teste de eritema mínimo antes do início da terapia;
III- São indicações do infravermelho os processos inflamatórios na fase aguda e subaguda;
IV- Na aplicação do infravermelho o ângulo de incidência com a região a ser tratada deve ser de 90º, já no ultravioleta este ângulo pode ser menor ou maior ;
c. Todos os itens estão corretos;
5. Em se tratando do feixe Ultra sônico e da sua interação com os tecidos marque a opção correta após a leitura das afirmativas a seguir: 
b. Quanto maior a frequência do transdutor, maior o poder de atenuação do feixe e consequentemente menor o poder de penetração;
6. Paciente sexo feminino 25 anos , ao se abaixar para pegar uma caixa sofreu uma contratura do quadrado lombar a direita (área= 15cm²) Procurou sua clínica para se tratar e ao ser avaliado apresentou ausência de sinais flogísticos contudo com presença de tensão muscular e pontos gatilhos. Você decidiu utilizar o ultrassom (E.R.A= 5 cm²) como recurso fisioterápico. Qual dos itens abaixo corresponde a melhor escolha relacionada ao: tempo de tratamento, transdutor a ser utilizado, modo de emissão do feixe, e melhor dose a ser utilizado neste paciente respectivamente:
c. 3 minutos; 1 MhZ; contínuo; 1,0 W/cm²
7. Sobre a aplicação do LASER na pratica clínica do profissional fisioterapeuta, em um paciente com dor, edema, rubor e calor na região do joelho pós trauma com lesão de ligamentos, qual o item abaixo condiz com a melhor escolha relacionada a dose e comprimento de onda da caneta a ser utilizada:
b. 2 J/cm²; 904 nm
8. Um estoquista de loja de roupas de 36 anos de idade lesou sua coluna lombar dois dias atrás enquanto levantava um objeto pesado no trabalho. O exame revela marcada limitação em todos os movimentos lombares com dor calculada em 10 na Escala Visual Analógica. Plano: agentes térmicos, estimulação elétrica para controle da dor. Neste caso de lombalgia aguda, com indicação do uso da TENS, deve-se programar a intensidade e frequência respectivamente como:
b. alta / baixa
 
9. A TENS tem como uma das suas características a analgesia. Explique em que se baseia o efeito analgésico do TENS correlacionando com a teoria da comporta da dor. E como deve ser eleito os parâmetros de frequência e largura de pulso nessa modalidade.(2,0)
A dor é uma desagradável experiência física e emocional e um dos recursos que trata a dor é o TENS. Correlacionando com a teoria da comporta da dor é estimulados mecanismos de controle internos do sistema nervoso, quando o Tens é aplicado sobre a pele através dos eletrodos. Ele refere uma estimulação elétrica com o propósito de estimular fibras nervosas A-B (sensoriais) e produzir um efeito analgésico “fechando os portões” para sinais conduzidos por fibras de dor. Deve ser eleito os parâmetros uma frequência de pulso elevada, maior que 100 p.p.s, e pulso de longa duração, 300 a 1.000 μs, com duração de tratamento entre 15 a 30 minutos para o alívio da dor.
BOA PROVA

Outros materiais