Buscar

Resenha 12 homens e 1 setença

Prévia do material em texto

Resenha
Filme: Doze homens e uma sentença.
 
O filme "Doze Homens e a Sentença", de 1957, do diretor Sidney Lumet, conta a história do julgamento de um menino acusado de matar brutalmente o pai. Com base nisso, e apoiado por uma grande quantidade de evidências apresentadas pela promotoria, onze desses jurados acreditavam que o menino era culpado. 
 Só um pensa o contrário, pois tinha dúvidas sobre o caso e teria mantido o voto até que fosse apresentada prova absoluta e indiscutível, e de acordo com a lei precisava de 12 votos (unanimidade) para que a decisão fosse tomada, juízes que ouviram o caso como culpado, tentaram convencer o outro júri de que eles estavam certos.
 O filme começa no pódio, onde já está ocorrendo o julgamento do menino. Em seguida, os jurados se reúnem no corredor para conversar e tentar chegar a um acordo.
 Com isso, um jurado que quisesse investigar melhor um caso utilizará seu poder de persuasão para fazer com que outros jurados reconsiderem suas decisões, buscando repensar, deixando de lado os preconceitos, pois isso pode prejudicar o julgamento do menino. 
 Se pararmos de pensar neste filme, o papel dos juízes é bastante delicado, porque são homens, imperfeitos, que tendem a ser julgados por estereótipos, no filme, por exemplo, temos um jovem latino, um pobre de Cortiço , que teria sido condenado se não fosse o senso de justiça de um dos jurados que entendeu que este homem tinha o direito de examinar todas as provas e examinar cuidadosamente cada caso para que não houvesse erro.
 Acredito que essa deve ser a posição de todo aquele que tem o julgamento em suas mãos, que tem o destino da vida de outra pessoa em suas mãos. 
 Dessa forma, poderíamos realmente cumprir a definição de justiça no dicionário online de Michaelis, "legalidade dos fatos; o direito de ser julgado de acordo com o que é justo e justo. " Por tudo o que foi revelado, a principal mensagem do filme diz respeito à problemática das relações grupais nos processos de tomada de decisão, em que cada indivíduo apresenta características, condições e padrões de vida específicos, que por sua vez influenciam as diferentes formas de lidar com eles.
 A mesma situação, porque cada um analisa os fatos do seu ponto de vista, das suas condições sociais e pessoais.

Continue navegando