Buscar

AD 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade: UNIRIO
Nome: FABIELE MACHADO DE CASTRO
Matrícula: 20116080049
Curso: PEDAGOGIA
Polo: SAQUAREMA
DISCIPLINA: ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO
AD1 – 2021.1
1- Baseado na leitura das aulas 21 a 24 (inclusive), faça a análise da cena A Criação de Adão (1508-1512), que Michelangelo pintou no teto da Capela Sistina. Na sua análise, utilize elementos dos textos lidos. 
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, mais conhecido simplesmente como Michelangelo, foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo, chamavam-no de o Divino, e ao longo dos séculos, até os dias de hoje fazendo parte do reduzido grupo dos artistas de fama universal, de fato como um dos maiores que já viveram e como um exemplo pela sua genialidade. Foi um dos primeiros artistas ocidentais a ter sua biografia publicada ainda em vida. Sua fama era tamanha que, como nenhum artista anterior ou contemporâneo seu, sobrevivem registros numerosos sobre sua carreira e personalidade, e objetos que ele usara ou simples esboços para suas obras eram guardados como relíquias por uma legião de admiradores. Para a posteridade Michelangelo permanece como um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal.
Arte é a expressão de um ideal de beleza através de uma atividade criadora, uma manifestação humana universal que existe em todas as culturas, produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade. Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção, mas a arte também pode ter finalidade transgressora, expondo ao mundo uma visão crítica e nem sempre agradável da realidade. O termo arte vem da palavra latina ars, que significa "talento", "saber fazer". A história da arte consiste em uma ciência que estuda os movimentos artísticos, as modificações na valorização estética, as obras de arte e os artistas. Através da história da arte é possível aprender um pouco sobre o ser humano através a evolução das diversas expressões e manifestações artísticas. A arte apresenta-se através de diversas formas como, a plástica, música, escultura, cinema, teatro, dança, arquitetura etc. Existem várias expressões que servem para descrever diferentes manifestações de arte, por exemplo: artes plásticas, artes cênicas, arte gráfica, artes visuais, etc. Com a necessidade de atingir positivamente o público, a arte torna-se monótona, expressando sempre os mesmos conteúdos e o diferente é estereotipado como ruim. Isso faz com que a arte perca seu caráter crítico, gerando uma grande massa comum alienada do mundo atual. Sendo assim, percebe-se que a arte deixou de ter o valor que possuía há algumas décadas. Logo, não há como negar que os artistas da atualidade enfrentam diversos desafios no decorrer de suas produções e há grande desvalorização deles. 
Os elementos da arte são importantes por várias razões, uma pessoa não pode criar arte sem utilizar pelo menos algumas delas, em elementos, sem arte, fim da história. Saber o que os elementos da arte estão nos permitindo é muito importante, assim, podemos descrever o que um artista fez, analisar o que está acontecendo em uma determinada peça, comunicar nossos pensamentos e descobertas usando uma linguagem comum.
A LINHA é o elemento básico de todo desenho, uma simples linha numa folha de papel, divide o espaço em áreas de desenho. A FORMA acontece quando a primeira linha acontece, é o espaço contido entre as linhas desenhadas. A PROPORÇÃO é o tamanho de um elemento no desenho em relação com outro elemento do mesmo desenho. A PERSPECTIVA é o efeito pelo qual os objetos mais distantes parecem mais pequenos. A LUZ E A SOMBRA, criam o efeito de profundidade e atmosfera num desenho. O VOLUME é o espaço contido dentro de uma forma tridimensional, todo objeto que tem profundidade tem volume.
 A cena (A criação de Adão 1508-1512) representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão. Deus é representado como um ancião barbudo, envolto em um manto que divide com alguns anjos. Seu braço esquerdo está abraçado a uma figura feminina, normalmente interpretada como Eva – que ainda não foi criada e, figuradamente, espera no céu para ganhar uma forma humana. O braço direito de Deus está esticado para criar o poder da vida de seu próprio dedo para Adão, o qual está com o braço esquerdo estendido em contraposição ao do criador, os dedos de Adão e de Deus estão separados por uma pequena distância. É um exemplo de composição composto por luz, sombra, cor, linha e outros elementos. A composição é obviamente artística e não literal, já que Adão é capaz de alcançar Deus mesmo antes de ter ganho vida. Pela mesma razão, Eva é vista representada antes de sua própria criação. 
2- Baseado na leitura dos artigos "Criatividade" e "Funções da Arte", faça a análise da obra Criança Morta (1944) do pintor Cândido Portinari. Utilize elementos dos textos lidos, analisando a criatividade da artista e classificando a função primordial da obra. 
Considerado um dos principais artistas plásticos brasileiros, Cândido Portinari nasceu em dezembro de 1903, em uma fazenda de café localizada no interior de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, Portinari criou quase cinco mil pinturas, desde pequenos esboços até grandes obras, murais e painéis. O artista foi o pintor brasileiro que conseguiu maior projeção internacional devido ao seu talento artístico e sua atuação no cenário cultural e político do Brasil.
Em “A Criança Morta”, obra pintada em 1944, o artista brasileiro Cândido Portinari retoma o tema da pobreza e da migração ao retratar o drama de uma família de retirantes que chora a morte de uma de suas crianças. O cenário da obra é desolador, no chão marrom, apenas pedras, uma representação da dureza da vida daquelas pessoas, todos os seis personagens parecem extremamente magros, o que denuncia sua condição de fome, as crianças choram a morte do irmão e suas lágrimas são retratadas de forma exagerada, uma alusão à enorme dor que sentem, os adultos também choram, com os corpos curvados pelo sofrimento. A criança morta em si, figura principal da imagem, parece ser só pele e ossos – provavelmente, morreu de fome. 
Todas as figuras ao redor da mãe e de seu filho são aparentemente mortas, o homem segura a esposa pelo ombro, também com o corpo curvado e com os cabelos a lhe tocar as costas, como se lhe quisesse repassar consolo, uma mulher segura com as duas mãos a cabeça do menino morto, outra mulher segura a mão de uma criança, cujo rosto envelhecido parece o de um adulto. A paisagem é seca e cheia de pedregulhos, não se vê uma única plantação, no chão, descansa uma cabaça cujo objetivo é carregar, muito sofrimento.
Candido Portinari procurava ressaltar nas suas obras os problemas sociais existentes na época. Ele tinha em sua arte o cunho social, através da análise de suas cores, traços e cenas dramáticas, formas distorcidas, onde dá a impressão que a representação artística, na obra, se distancia da realidade social vivida, pois é ela quem faz a compreensão dos dramas, formas e linhas, utilizando das técnicas e mecanismo de interpretações, conduzindo a leitura da obra dentro do conhecimento científico. Na arte os estudos das imagens podem ser utilizados como forma de expressões visuais, para comunicar o saber, as expressões sociais apresentadas na obra estão inseridas dentro do conceito de necessidades, que se desenvolve historicamente dentro de uma perspectiva humanista e socializante, e em alguns momentos dentro da cultura. A arte, a música, o cinema, procuravam através de suas expressões artísticas, mostrar as desigualdades sociais existentes. Mas, dentro da arte, pode-se destacar que a obra Criança Morta, atuava como reveladora de problemas sociais existentes. A arte amplia os conhecimentos e possibilita uma tomada de decisão diante de fatos que acontecem na sociedade.É através da arte, com expressões críticas e denunciadoras das injustiças sociais, que Candido Portinari, em1944, apresentou ao mundo a obra Criança Morta, com a função de denunciar a miséria, o que provocou repercussão na sociedade da época. Quando indagado, Portinari respondeu que olhando o mundo, era só o que via, miséria e desolação. A morte e a família fizeram parte de todo o percurso da
humanidade, no entanto ainda não se aceita as novas configurações familiares e a morte parece ter sido minimizada das discussões em meio a cultura moderna, cabendo a arte e a religião a discussão sobre a morte.

Continue navegando