Buscar

ATIVIDADE DE ETICA E CIDADANIA

Prévia do material em texto

“Os sistemas totalitários, cujo surgimento Hannah Arendt analisou em seu grande livro sobre o totalitarismo, são a forma mais extrema de desnaturação da coisa política, posto que suprimem por completo a liberdade humana, submetendo-a ao fluxo de uma determinação histórica ideologicamente fundamentada, contra a qual é impossibilitada toda resistência individual livre por meio do terror e do domínio da ideologia. ” (ARENDT, 2003: p.3. ARENDT, Hannah. A condição humana. Editora Forense. Rio de Janeiro, 2003) Esse pensamento da autora nos leva à uma concepção de cidadania como condição da pessoa que participa de decisões políticas, não se deixando vivenciar aopressão social. Nesse sentido, avalie o que se diz sobre cidadania: 
I-A cidadania deve ser exercida apenas quando nos sentimos afetados pelo autoritarismo do poder público.
II-A cidadania compreende a necessidade que as pessoas têm de participarem da vida política sempre visando o funcionamento da sociedade.
III-Cidadania deve ser pensada como um conceito ligado a uma ideia de aprendizagem social, que busca a culminância do atendimento de direitos e a compreensão de compromisso e deveres recíprocos.
É correto o que se afirma em:
1. 
2. 
1. 
I e III apenas.
2. 
II, apenas.
3. 
I, apenas.
4. 
II e III apenas.
Resposta correta
5. Incorreta: 
I, II e III.
3. 
Thomas Hobbes, clássico da política, pensou em um estado forte que pudesse suprir o estado de guerra, vigente antes do contrato social. Sem leis e sem Estado, você poderia fazer o que quisesse. Os outros também poderiam fazer com você o que quisessem. Esse é o “estado de natureza” descrito por Thomas Hobbes, que, vivendo durante as guerras civis britânicas (1640-60), aprendeu em primeira mão como esse cenário poderia ser assustador. Sem uma autoridade soberana não pode haver nenhuma segurança, nenhuma paz.
Fonte: LAW, Stephen. Guia Ilustrado Zahar: Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
Considere as afirmações:
I. A argumentação hobbesiana em favor de uma autoridade soberana, instituída por um pacto, representa a defesa e a garantia de paz.
II. Dois dos grandes teóricos sobre o “estado de natureza”, Hobbes e Rousseau, partilham a convicção de que o afeto predominante nesse “estado” é o medo.
III. Um traço comum da ética é a idealização de um pacto que estabeleceria a passagem do estado de natureza para o estado de sociedade.
Está(ão) correta(s):
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas II e III.
2. 
Apenas II.
3. 
Apenas I.
Resposta correta
4. 
Apenas I e II.
5. 
Apenas III.
Por ser judia e ter vivido os horrores do Nazismo, Hanna Arendt ressaltou a importância da liberdade para a existência de um espaço público para o exercício da cidadania através da política. Para Hanna Arendt:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os sistemas totalitários são a forma mais extrema de desnaturação da coisa política, posto que suprimem por completo a liberdade humana.
2. 
Todas as afirmativas apresentadas estão corretas.
Resposta correta
3. 
A exceção é o Estado que monopoliza o direito do uso legal da força dentro da lei, mas que não pode cercear a experiência política na convivência coletiva.
4. 
O recurso do medo e da violência acabava com qualquer tipo de relação política.
5. 
A política é vivida com liberdade e se opõem à violência.
Vimos em nossos estudos que houve uma evolução da cidadania e assim ela se concretiza com a conquista de direitos ao longo da história. A cidadania deve ser pensada considerando aspectos civil, político e social. Nesse sentido, a cidadania ou os direitos da cidadania podem ser compreendidos como a condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política. O que define e garante quem é cidadão, que direitos e deveres ele terá em função de uma série de variáveis?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Estados nacionais.
2. 
ordem jurídico-política.
3. 
universalidade.
4. 
Constituição.
Resposta correta
5. 
Estado.
A ética está em todos os discursos. Ética, infelizmente, é moeda em curso até para os que não costumam se portar eticamente. A propósito de qualquer acontecimento, levantam-se as vozes dos moralistas a invocar a necessidade de reforço ético. Considerando que o valor moral é uma necessidade para a sobrevivência em sociedade, a valorização da vida coletiva. Então, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A moral é a área da filosofia que procura investigar todos os problemas apresentados pelo agir humano, relacionados com os valores estéticos.
2. 
A ética é importante porque respeita os outros e a dignidade humana, ética é o que todos temos só falta desenvolver e acreditar no bem, a ética nos orienta e nos ajuda para uma vida boa.
Resposta correta
3. 
A ética não é praticada sem nenhum tipo de determinação, vem de todos, do inconsciente.
4. 
A ética se constitui como ciência da vida individual. A ética é teoria, parte do fato da existência da história da Antropologia.
5. 
Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir disso nos desvencilhamos dos valores impostos pela sociedade.
A democracia e, por conseguinte o exercício da cidadania, baseada no princípio da liberdade, da convivência e da participação política foi resultado de um processo histórico específico, somente possível em razão da vida na Polis, como eram chamadas as Cidades-Estados gregas da qual derivou o termo política, enquanto prática de se discutir a vida coletiva e os problemas da Polis. Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I - Falar de cidadania muitas vezes é falar de política, mas não se restringe a ela, assim como não se limita a direitos. O exercício da cidadania deve incorporar a relação com o outro, ou seja, seus direitos e deveres na relação com o meio histórico social e cultural que interagimos.
PORQUE
II - O exercício da cidadania deve estar presente nas relações pessoais, comunitárias e cotidianas, assim como na relação que temos com o espaço que vivemos e interagimos coletivamente. Nesse sentido, preservar o meio ambiente e cultural, não sujar a cidade, respeitar filas são exemplos de práticas cidadãs.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
2. Incorreta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
4. 
As asserções I e II são proposições falsas.
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Leia o texto do Ministério das Cidades e analise a fotografia a seguir: O transporte é um importante instrumento de direcionamento do desenvolvimento urbano das cidades, segundo o Ministério das Cidades. A mobilidade urbana bem planejada garante o acesso dos cidadãos às cidades e proporciona qualidade de vida e desenvolvimento econômico. A Lei n.12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da política Nacional de Mobilidade Urbana, vem a ser um importante marco jurídico para que os municípios estabeleçam os princípios, diretrizes e objetivos para melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade urbanas. 
Brasil. Ministério das Cidades. Política Nacional de mobilidade Urbana: cartilha da Lei nº 12,587/12. Brasília, 2013 (adaptado).
ETICA E CIDADANIA_BQ1 QST10(1).jpg
Fonte: https://goo.gl/images/rstrpX
A cidadania como exercício de liberdade e de autonomia requer condições favoráveis, como exemplificado no texto acima em relação a mobilidade urbana, direito de ir e vir em condições adequadas de transporte público. Somente em um ambiente democrático as pessoas podem exercer sua liberdade e participar da vida comunitária de forma ativa e autônoma. Nesse sentido podemos afirmar que as questões apresentadas no texto e na imagem pretendem, a partir da oferta de um transporte público de qualidade:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Promover o desenvolvimento sustentável econsolidar a gestão democrática como instrumento e garantia da construção contínua do aprimoramento da mobilidade urbana.
2. 
Promover o acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais.
3. 
Reduzir as desigualdades e promover a inclusão social.
4. 
Todas as afirmativas apresentadas são verdadeiras para a melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade urbanas frente a uma sociedade democrática e justa no exercício da cidadania.
Resposta correta
5. 
Proporcionar melhoria nas condições urbanas da população no que se refere à acessibilidade e à mobilidade.
A cidadania ou os direitos da cidadania podem ser compreendidos como a condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política. “O cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo que acontece no mundo acontece comigo...” (Herbert de Souza – Betinho) segundo a definição acima, podemos afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os direitos sociais, parte fundamental da cidadania, dizem respeito ao usufruto da herança material produzida pela coletividade, ou seja, se referem à distribuição da riqueza entre os membros de uma sociedade.
2. 
Em termos históricos, os direitos sociais antecederam os direitos políticos na composição da cidadania.
3. 
O cidadão é o indivíduo que se omite frente ao debate político.
4. 
Cidadania é a condição daquele que possui e exerce três ordens de direitos: civis, políticos e sociais.
5. 
A cidadania compreende a necessidade que as pessoas têm de participarem da vida política sempre visando ao funcionamento da sociedade.
A democracia enquanto regime político traz o desafio para o cidadão de viabilizar sua participação nas decisões políticas, mas ao mesmo tempo essa participação pode ser prejudicial aos próprios cidadãos quando as informações técnicas ou quando o discurso emocionado influencia as opiniões e gera um resultado indesejado.
Nesse sentido:
I - A democracia tem de estar constantemente se renovando e se aperfeiçoando. Um exemplo desta situação são os discursos de ódio e preconceito que observamos nos meios de comunicação e nas mídias sociais.
PORQUE
II - Confundimos o direito de expressão com direito de ofensa.
A partir das afirmativas apresentadas, assinale a opção correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As duas são verdadeiras e a segunda complementa corretamente a primeira.
Resposta correta
2. 
As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
3. 
A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda verdadeira.
4. 
A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda falsa.
5. 
As duas afirmativas são falsas.

Continue navegando