Buscar

ED 515X

Prévia do material em texto

ESTUDOS DISCIPLINARES 
AD / DP 
 Nome: Mikahél Arrom Grochocki Curso: Engenharia Civil 
 RA: 01540008789 Turma: EC9P54-0154 Data: 04/10/2021
Código da atividade/matéria: 515X
Prezado Acadêmico!
Os Estudos Disciplinares são unidades de estudo de caráter obrigatório nos cursos de graduação e tecnológicos das nossas instituições, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos. Procure aproveitar esses momentos para ampliar seus conhecimentos e promover ganhos em sua aprendizagem. Espero que os Estudos Disciplinares cumpram seu papel e oportunizem a você melhor desempenho nas questões que envolvam raciocínio lógico e interpretação. 
Bom Trabalho!
Coordenação Pedagógica
01) A Resolução número 1.010 de 22 de agosto de 2005 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA, para efeito de fiscalização do exercício das profissões inseridas no Sistema CONFEA/CREA, estabelece normas que flexibilizam a atribuição de títulos profissionais, atividades e competências no âmbito da atuação profissional. A partir dessa Resolução, os CREA devem:
(A) criar uma visão segmentada do espectro profissional, limitando as atribuições profissionais ao campo de atuação da formação inicial. 
(B) vincular o título profissional ao acadêmico, unificando as atividades e competências em nível nacional, independente do tipo de curso. 
(C) estabelecer a organização dos cursos com currículos mínimos padronizados e disciplinas obrigatórias para todo o território nacional. 
(D) atribuir atividades e competências indistintamente para todos os diplomados na mesma categoria. 
(E) atribuir, inicialmente, título profissional, atividades e competências em função da análise do perfil profissional, do currículo integralizado e do projeto pedagógico do curso
02) Argamassa para revestimento é definida como uma mistura homogênea de agregado(s) miúdo(s), aglomerante(s) inorgânico(s) e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento. O emprego das argamassas de cimento, cal hidratada e areia em revestimentos é bastante conveniente, uma vez que permite a combinação das vantagens desses materiais. No Brasil é bastante frequente também o uso de areia misturada com saibro (arenoso, caulim, piçarra, barro, etc.), o que, notoriamente, confere boas propriedades à mistura com Cimento Portland, mas pode resultar em manifestações patológicas nos revestimentos, caso seja aplicada sem critérios técnicos. Quais as propriedades desejadas para a argamassa de revestimento, ao se adicionar cal ou saibro? 
(A) Coesão, plasticidade e retenção de água.
(B) Coesão, diminuição da retração e cura rápida. 
(C) Plasticidade, rápido ganho de resistência mecânica e diminuição da retração. (D) Plasticidade, diminuição da retração e endurecimento rápido. 
(E) Retenção de água, cura rápida e diminuição da retração
3) O que é necessário para que um engenheiro tenha legitimidade e fé pública da autoria, dos limites da responsabilidade e da participação técnica na execução de obras ou serviços profissionais por ele realizados, de acordo com a Resolução no 425 do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), de 18 de dezembro de 1998? 
(A) Alvará autorizando o início da execução da obra ou serviço, emitido pela prefeitura do município onde a atividade será exercida. 
(B) ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de alguma obra ou serviço similar, devidamente registrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) da jurisdição onde o engenheiro se formou e está registrado. 
(C) ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de alguma obra ou serviço similar, devidamente registrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) da jurisdição onde a atividade será exercida. 
(D) ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) específica para cada obra ou serviço, devidamente registrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) da jurisdição onde será exercida a atividade.
(E) Registro, na prefeitura do local da obra ou serviço a ser executado, caso seja desenvolvido em jurisdição diferente daquela na qual o engenheiro se formou e está registrado.
4) O acervo técnico profissional é regulamentado pela Resolução CONFEA n.º 1.025, de 30 de outubro de 2009. A Certidão de Acervo Técnico (CAT) é o instrumento que certifica, para os efeitos legais, que consta dos assentamentos do CREA a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pelas atividades consignadas no acervo técnico do profissional. Em relação à CAT, analise as afirmações abaixo. 
I. A CAT constituirá prova da capacidade técnico profissional da pessoa jurídica somente se o responsável técnico indicado estiver a ela vinculado como integrante do seu quadro técnico. 
II. A CAT deve ser requerida ao CREA pelo profissional ou pela pessoa jurídica interessada por meio de formulário próprio, com indicação do período ou especificação do número das ARTs que constarão da certidão. 
III. A emissão da CAT é estritamente vedada ao profissional que possuir débito relativo a anuidade, multas e preços de serviços junto ao Sistema CONFEA/CREA. 
IV. A CAT perderá a validade no caso de modificação dos dados técnicos qualitativos e quantitativos nela contidos, bem como de alteração da situação do registro da ART. 
É correto apenas o que afirma em 
A I e IV. 
B II e III. 
C III e IV. 
D I, II e III. 
5) O banheiro de uma escola pública, com paredes e piso em formato retangular, medindo 5 metros de largura, 4 metros de comprimento e 3 metros de altura, precisa de revestimento no piso e nas paredes internas, excluindo a área da porta, que mede 1 metro de largura por 2 metros de altura. Após uma tomada de preços com cinco fornecedores, foram verificadas as combinações de azulejos para as paredes e de lajotas para o piso, com os preços dados em reais por metro quadrado, conforme a tabela. 
Desejando-se efetuar a menor despesa total, deverá ser escolhido o fornecedor a) A. 
b) B 
c) C 
d) D
e) E.
6) (Questão dissertativa: no máximo 15 linhas) Os desafios da mobilidade urbana associam-se à necessidade de desenvolvimento urbano sustentável. A ONU define esse desenvolvimento como aquele que assegura qualidade de vida, incluídos os componentes ecológicos, culturais, políticos, institucionais, sociais e econômicos que não comprometam a qualidade de vida das futuras gerações. O espaço urbano brasileiro é marcado por inúmeros problemas cotidianos e por várias contradições. Uma das grandes questões em debate diz respeito à mobilidade urbana, uma vez que o momento é de motorização dos deslocamentos da população, por meio de transporte coletivo e individual. 
Considere os dados do seguinte quadro:
Tento em vista o texto e o quadro de mobilidade urbana apresentados, redija um texto dissertativo, contemplando os seguintes aspectos:
1. Consequências, para o desenvolvimento sustentável, do uso mais frequente do transporte motorizado;
O uso de meio de transportes motorizados, são confortáveis rápidos e eficientes porém eles trazem danos ao meio ambiente pois cada veiculo a combustão gera os gases que são prejudiciais, desta forma seria interessante o governo propagar o incentivo do transporte por exemplo com bicicletas disponibilizando canaletas exclusivas assim os ciclistas teriam mais segurança e passariam a utilizar mais esse meio de transporte, também podemos ver a inovação de carros elétricos que são muito interessantes e não poluem o meio ambiente, também o incentivo do uso do transporte publico que leva grande quantidade de pessoas gerando menos poluentes se considerado com vários veículos pequenos
1. Duas ações de intervenção que contribuam para consolidação da política pública de incremento ao uso de bicicleta na Cidade mencionada, assegurando-se o desenvolvimento sustentável. 
1- Criação de ciclovias para incentivo e segurança dos ciclistas.
2- Investir em publicidade mostrando os benefíciosque o uso da bicicleta trás. 
07) O quadro a seguir apresenta a proporção (%) de trabalhadores por faixa de tempo gasto no deslocamento casa-trabalho, no Brasil e três cidades brasileiras. 
 
Com base nos dados apresentados e considerando a distribuição da população trabalhadora na cidade e as políticas públicas direcionadas à mobilidade urbana, avalie as informações a seguir: 
1. A distribuição das pessoas por faixa de tempo de deslocamento casa-trabalho na região metropolitana do Rio de janeiro é próxima à que se verifica em São Paulo, mas não em Curitiba e na média brasileira.
1. Nas metrópoles, em geral, a maioria dos postos de trabalho está localizada nas áreas urbanas centrais, e as residências da população de baixa renda estão concentradas em áreas irregulares ou na periferia, o que aumenta o tempo gasto por esta população no deslocamento casa-trabalho e o custo do transporte.
1. As políticas públicas referente a transportes urbanos, como, por exemplo, Bilhete Único e Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT), ao serem implementadas, contribuem para a redução do tempo gasto no deslocamento casa-trabalho e do custo do transporte.
É correto o que se afirma em:
1. I, apenas
1. III, apenas
1. I e II, apenas
1. II e III, apenas
1. I, II e III. 
08) Na manutenção de edifícios, uma das patologias mais comuns é a fissura. Após a identificação da origem da fissuração, é necessário adotar técnicas para conter a sua propagação, principalmente com relação à atividade do defeito e à necessidade de se executar reforços estruturais, sendo que a solução depende ainda da profundidade da fissura. Durante vistoria em uma edificação, o engenheiro responsável identificou fissuras com abertura superior a 0,1 mm, para as quais especificou o preenchimento com resina epoxídica por meio da técnica de: 
(A) polimerização. 
(B) selagem. 
(C) grampeamento. 
(D) injeção. 
(E) grouteamento.
09) (Questão Discursiva) Observação: No máximo 15 linhas. 
Capacidade requerida= 2.000.000 de passageiros ao ano
Fator de conversão 0,05% (para movimentos anuais de 1 a 2,99 milhões)
Número de passageiros no horário de pico 2.000.000x0,05= 1000
Dimensionamento de cada passageiro 22m²
1000 passageiros na hora de pico x 22m² para cada = 22.000m² de área será necessário para ser considerado um serviço bom.
10) O que é necessário para que um engenheiro tenha legitimidade e fé pública da autoria, dos limites da responsabilidade e da participação técnica na execução de obras ou serviços profissionais por ele realizados, de acordo com a Resolução no 425 do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), de 18 de dezembro de 1998? 
(A) Alvará autorizando o início da execução da obra ou serviço, emitido pela prefeitura do município onde a atividade será exercida. 
(B) ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de alguma obra ou serviço similar, devidamente registrada no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) da jurisdição onde o engenheiro se formou e está registrado.
(C) ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de alguma obra ou serviço similar, devidamente registrada no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) da jurisdição onde a atividade será exercida. 
(D) ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) específica para cada obra ou serviço, devidamente registrada no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) da jurisdição onde será exercida a atividade. 
(E) Registro, na prefeitura do local da obra ou serviço a ser executado, caso seja desenvolvido em jurisdição diferente daquela na qual o engenheiro se formou e está registrado.
11) A retirada de vegetação em grandes áreas pode levar ao empobrecimento do solo, ao assoreamento dos rios, à ocorrência de enchentes e à alteração do clima local. 
PORQUE
A vegetação protege o solo contra a erosão da água e do vento, que causam a perda da camada superior fértil. Além disso, ela abastece o solo com matéria orgânica de suas folhas e frutos, amortece a água das chuvas, retarda o escoamento superficial, favorece a infiltração e favorece o aumento da evapotranspiração. Analisando essas afirmações, conclui-se que:
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. 
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
(D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
(E) as duas afirmações são falsa
6

Continue navegando