Buscar

EXERCÍCIO 1 EXECUÇÃO E PROCESSOS COLETIVOS

Prévia do material em texto

1) Adalberto ajuizou uma ação em face da Seguradora Porto Bello pleiteando o recebimento do seguro de vida realizado pelo seu tio Marcondes. Alega na inicial que a seguradora, de forma injustificada, se negou a pagar a indenização sob o argumento de que o segurado agiu de má-fé ao não informar que realizara uma cirurgia de coração 10 anos antes da assinatura do contrato. Após a instrução o juiz julgou procedente o pedido para condenar a Seguradora a pagar a respectiva indenização em valor a ser apurado em fase de liquidação. Diante do caso concreto indaga-se: 
a) Qual é a modalidade de liquidação de sentença mais adequada ao caso concreto? É possível modificar a sentença em fase de liquidação?
A modalidade mais aceitável é arbitramento de sentença de acordo com o art. 509, I do CPC, visto que a sentença apresentou um valor ilíquido que precisa ser mensurado, pode ser a a requerimento do credor ou devedor; ainda de acordo com o art.510 do CPC na liquidação por arbitramento o juiz intimará as partes para a apresentação de pareceres ou documentos elucidativos , no prazo em que fixar , e caso não possa decidir de plano, nomeará perito, observando-se no que couber ,o procedimento de prova pericial. 
De acordo com o art.509 §4º do CPC na liquidação é vedado discutir de novo a lide ou modificar a sentença que a julgou.
b) Como deverão proceder as partes caso discordem do valor apurado na liquidação? 
Cabe as partes interpor agravo de instrumento, visto que trata-se de decisão interlocutória proferida na fase de liquidação da sentença.art.1015, III do CPC rejeição da alegação de convenção de arbitragem.
2) No cumprimento provisório de sentença, o juízo competente será:
a) O juízo em que está localizado o bem a ser penhorado quando a obrigação for de pagar quantia certa.
b) O juízo por onde se processar o recurso do devedor.
c) O juízo que tem competência sobre o domicílio do devedor.
d) O mesmo juízo que tem competência para o cumprimento definitivo da sentença.
e) O juízo que tem competência sobre o domicílio do devedor e do credor.
3) (CESPE/DPE-AC/2017/alterada) Um juiz, nos autos de determinado processo cível, proferiu despacho determinando que os devedores fossem intimados a efetuar o pagamento do débito, bem como a adimplir as custas recolhidas pelo credor para essa fase do processo. 
Foi dado aos executados o prazo de quinze dias úteis, sob pena de multa de 10% e de honorários advocatícios de 10% sobre o valor do débito, para que pagassem o débito. Transcorrido esse prazo, caso não houvesse sido realizado o pagamento voluntário, teria início o prazo de quinze dias para que, independentemente de penhora ou de nova intimação, os executados apresentassem, nos próprios autos, sua impugnação, instrumentalizada com o demonstrativo dos cálculos. Considerando-se as informações apresentadas na situação hipotética, conclui-se que a decisão em questão reconhece a exigibilidade de obrigação de...
 
a) pagar quantia certa pela fazenda pública.
b) entregar coisa.
c) fazer.
d) pagar quantia certa.
e) prestar alimentos.
4) (FGV/TJ-SC/2018) Manoel foi condenado, por sentença judicial transitada em julgado, a pagar prestação alimentícia de um salário-mínimo em favor de seu filho incapaz, Joaquim. Após ficar inadimplente por 3 meses, foi requerido o cumprimento da sentença no mesmo processo. Nesse cenário, Manoel será:
a) intimado para oferecer embargos à execução, no prazo de 15 dias, sob pena de protesto do pronunciamento judicial e prisão civil;
b) citado para pagar o débito em 15 dias, provar que já pagou ou justificar a impossibilidade do pagamento, sob pena de multa e de honorários advocatícios de 10%;
c) intimado para pagar o débito em 3 dias, provar que já pagou ou justificar a impossibilidade do pagamento, sob pena de protesto do pronunciamento judicial e prisão civil;
d) citado para oferecer impugnação, no prazo de 15 dias, sob pena de protesto do pronunciamento judicial e prisão civil;
e) intimado para pagar o débito em 48 horas, provar que já pagou ou justificar a impossibilidade do pagamento, sob pena de prisão civil. 
5) (IESES/2019) Em relação ao cumprimento de sentença, é correto afirmar:
a) A sentença arbitral não é considerada como título executivo para fins de cumprimento de sentença.
b) A intimação em cumprimento de sentença será somente por meio eletrônico ou carta.
c) O cumprimento de sentença não pode ser efetuado perante os tribunais de Justiça.
d) O cumprimento da sentença não poderá ser promovido em face do fiador, do coobrigado ou do corresponsável que não tiver participado da fase de conhecimento.
6) (VUNESP/2019) Com relação ao cumprimento de sentença, é correto afirmar que:
a) a sentença, qualquer que seja sua natureza, de procedência ou improcedência do pedido, constitui título executivo judicial, desde que estabeleça obrigação de pagar quantia, de fazer, não fazer ou entregar coisa, admitida sua prévia liquidação e execução nos próprios autos.
b) são indevidos honorários advocatícios nos procedimentos individuais não impugnados de cumprimento de sentença decorrente de ação coletiva movidos em face da Fazenda Pública.
c) o cumprimento de decisão definitiva que condena ao pagamento de prestação alimentícia se dará no juízo que decidiu a causa no primeiro grau de jurisdição ou no juízo do atual domicílio do credor, sendo certo que a intimação do devedor se dará na pessoa de seu advogado.
d) nas causas de sua competência originária, o cumprimento da sentença efetuar-se-á perante os tribunais, podendo o exequente, no entanto, optar pelo juízo do atual domicílio do executado, no juízo do local onde se encontrarem os bens sujeitos à execução ou no juízo do local onde deva ser executada a obrigação de fazer ou de não fazer.
e) constitui título executivo judicial a decisão homologatória de autocomposição judicial envolvendo as partes do processo, e título executivo extrajudicial a decisão homologatória de acordo que envolva sujeito estranho ao processo ou relação jurídica não deduzida em juízo.
 
7) (BIG ADVICE/2017) O Código de Processo Civil prevê que a decisão judicial transitada em julgado poderá ser levada a protesto, nos termos da lei, após transcorrido o prazo de ________ para pagamento voluntário previsto no art. 523. Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna.
a) 5 dias.
b) 15 dias.
c) 30 dias.
d) 10 dias.
8) (CONSULPLAN/2017) Com relação à liquidação e cumprimento de sentença, analise as seguintes assertivas:
I. Após o trânsito em julgado e depois de transcorrido o prazo de 15 (quinze) dias para pagamento voluntário, a decisão judicial poderá ser levada a protesto.
II. A requerimento da parte, o juiz pode determinar a inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes.
III. A multa decorrente do descumprimento de obrigação de fazer ou não fazer depende do requerimento da parte, não podendo ser aplicada de ofício pelo magistrado.
IV. Quando na sentença houver uma parte líquida e outra ilíquida, ao credor é vedado promover, simultaneamente, a execução daquela e, em autos apartados, a liquidação desta.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I e II.
b) I, III e IV.
c) II e IV.
d) III e IV.

Continue navegando