Buscar

Redação Mod 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CORINGA ESTAMOS PREPARADOS??? E ELE ???
 Hoje vou compartilhar uma reflexão do filme O Curinga, depois de assistir pela terceira vez logo pensei porque não compartilhar com vocês.
 Primeiro achei o filme incrível e muito eficiente nas suas abordagens mesmo que sendo algumas de uma maneira sutil.
 Segundo Zygmunt Bauman vivemos tempos em que a sociedade transformou se de uma sociedade conservadora e pesada em uma nova época aonde as relações sociais, econômicas e de produção são instáveis, tênues e flexíveis, como os líquidos. De acordo com Bauman
 “ A misteriosa fragilidade dos laços humanos – um amor liquido. A segurança inspirada por esta condição estimula desejos conflitantes de estreitar estes Laços e ao A modernidade liquida em que vivemos traz consigo um mesmo tempo mantê-los frouxos” (Bauman em Modernidade Liquida: sobre a fragilidade dos Laços Humanos, 1999)
 Ao observar o filme com o olhar atento ele nos traz uma dura realidade de nossa sociedade, esta que tem muitos e aos nossos olhos tornam se invisíveis e marginalizados.
 Filme que nos traz uma narrativa, história de um vilão social e como tudo se deu. A contribuição da sociedade que levou a este trágico desfecho.
 Quem é Arthur ??Principal figura da trama, mostra uma realidade sombria desde muito pequeno quando sua infância lhe é roubada. Passando por abusos em suas fases psicossexuais são brutamente violadas. Triste o que compromete de maneira corrosiva seu desenvolvimento emocional e intelectual, aniquilando seu futuro e suas relações e entendimentos de mundo.
 Observamos a total ausência de figuras que seriam suas referências, suas identificações para chegar com a mente saudável a fase adulta.
 Cresceu com a mãe que sofre de transtornos mentais e o que ainda torna ele mais confuso em relação sua verdadeira história de vida. Foi infantilizado pela mãe o que dificultou ainda mais sua vida.
 Tratado de maneira infantil e desde sempre incentivado a sorrir e fazer as pessoas sorrirem, mostrar a felicidade inexistente para uma sociedade que simplesmente o ignora.
 Cresceu buscando forças para reprimir seus fantasmas e em luta com suas impossibilidades, foi preso e com o precário auxílio do governo tentou se ajustar a vida social.
 Medicações e cuidando da mãe enferma, tem lutas diárias com preconceitos e isto tudo agravado por uma patologia que provoca risos em situações adversas o que lhe causa sofrimento, as risadas não refletem seu estado emocional.
 Para seus problemas de saúde se obriga a tomar sete medicamentos diários consequência de problemas neurológicos, suas lutas eram diárias.
 Agravado por duas situações, uma a mãe lhe apresenta ser filho de um Magnata da sociedade de Gotham City ou filho de pai biológico desconhecido ou ainda ter sido adotado.
 A etiologia do status ystericus deve ser buscada inteiramente na hereditariedade, os histéricos sempre têm uma pré-disposição hereditária, para perturbações da atividade nervosa; entre seus parentes são encontrados epiléticos, doentes mentais, babélicos, etc.…A transmissão hereditária direta da histeria também é constatada, e é a origem, por exemplo, do surgimento da histeria em meninos (originária da mãe) Histeria 1988 Freud pag 43,44 
 Com este histórico que não temos um diagnóstico preciso, mas segundo relatos do filme este é seu mais próximo histórico da sua realidade.
 Nosso Arthur tem sua mãe para cuidar segue sua vida trabalhando com um trabalho que nos mostra ser pouco remunerado, mas que ele o faz com alegria acreditando ser sua missão de vida.
 Sujeito inocente e triste ainda com a doçura infantil que foi severamente mutilada, maus tratos em sua formação o que como Freud nos mostra, certamente deixou sequelas, traumas e feridas que precisam ser tratadas o que não aconteceu.
 Abusos e desamparo marcaram o desenvolvimento do nosso Arthur, sem entender e a ajuda que veio de uma assistente social o medicava para sufocar seus mais duros sintomas sem nunca entender o que ocorria e o porquê de tudo.
 Neste momento encontramos nosso personagem que luta por sua sobrevivência, em um contexto de uma cidade com saúde pública precária, violência nas ruas e nosso personagem torna se alvo muito fácil, sofrendo agressões físicas e psicológicas quando tenta sobreviver com o pouco de dignidade.
 Comportamento alternado desde a simpatia demostrado ao menino no ônibus com quem descontrai com brincadeira, ou sua revolta e agressividade por seus opressores, aqueles que o desrespeitam moralmente.
 Em seu círculo de convívio e em uma oportunidade o apresentador a quem via com admiração, figura em fantasias e delírios o acolheu em uma ida ao programa, estas perturbações levaram ao seu limite. 
 Delírios e realidade se misturam seus desejos mais profundos vêm a superfície de sua personalidade, bem como a sua vizinha que desperta sua existência de adulto.
 Como Freud aponta seria sua fase não solucionada, esta que determina sua maturidade como homem adulto mostrando um ser com sua identificação de gênero, e a tendência a regredir diante do stress e revidar a violência sofrida agravada por distúrbios mentais.
 Fase esta que inicia aproximadamente entre 16 e 18 anos e segue até a restante de sua jornada, fase que revela as etapas que são identificadas fixações, lacunas que nos marcam e o Arthur por suas experiências de vida e algumas “supostas” lesões cerebrais devida seu quadro de saúde nos mostram isto.
 Depois de tentar se esforçar o que acontece? A Sociedade faz nascer um vilão que revida com a agressividade que antes enfrentava com o sorriso, que sua mãe sempre o incentivo lembrando a ele sua missão de fazer as pessoas felizes.
 Depressivo e solitário sua vida segue pacata e previsível entre assistir tevê com sua mãe, trabalho até que o mundo de Arthur desaba. 
Depois que seu colega de trabalho que lhe dá uma arma, primeiro há uma recusa, mas depois de tanto insistir ele aceita. 
 Ao sofrer violência mais uma vez, nesta ocasião no metro por três rapazes bem vestidos e empregados do Sr. Wayne, eles se irritam com sua incontrolável gargalhada nervosa. Depois de ter suas medicações cortadas pela ajuda do governo, acaba reagindo matando os três, revelando que não é mais Arthur e revela sua nova face e que o Coringa toma as rédeas de sua vida.
 Na sequência vai até o hospital e acaba com mais um de seus fantasmas, mata sua mãe, segue matando seu colega o que lhe deu arma e como a figura do Coringa segue a televisão em outro momento e mata o apresentador. A Sociedade cria mais um algoz.
 Como já citado vivemos um mundo de aparências, consumismo desacerbado, pessoas que mostram um mundo paralelo nas redes sociais, a felicidade em vidas perfeitas apenas idealizada.
 Concluo que este filme nos joga a uma realidade real e cruel, vivemos cercados pessoas que estão a nossa sombra, nos comove mostrando a necessidade de lutar por uma sociedade mais humana, que o mundo das sombras deixe de existir.
 Cuidar de nossas mentes é imprescindível em busca do nosso conhecimento mais profundo de nosso Eu e as possibilidades, só quando a sociedade ampliar seu olhar melhora para todos. 
1. Referências Bibliográfica
CORINGA; Direção: Todd Phillips. Intérpretes: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazi Beetz. Roteiro: Todd Phillips, Scott Silver. Produção: Village Roadshow Pictures. Estados Unidos: Warner Bros, 2019. 1 DVD. (123min)
Bauman, Zygmunt, Modernidade Liquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2001
Freud, S. (1886-1889) OBRAS Completas, Vol. I, Pág. 43 e 44, Rio de Janeiro, Ed. Imago, 1996
Freud, S. (1917 [1916-1917]b) Conferências introdutórias sobre psicanálise, parte III, Teoria geral das neuroses: conferência XXI – O desenvolvimento da libido e as organizações sexuais. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XVI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
PEIXOTO,Irapuan.ResenhadeOCoringa.Um filme para nossa época? hqrock.com.br.Disponível em:<https://hqrock.com.br/2019/10/14/resenha-de-coringa-um-filme-para-nossa-epoca/. Acessadoem 16 a 19 de setembro 2021.
Aluna: Valquíria Barreto
Matrícula:29.209 Redação Modulo 5

Continue navegando