Buscar

APX1 ArtesVisuais 2020 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
18116080154
) (
Nidiany Silva Coelho Muniz de Jesus
) (
Rio Bonito
) 
Disciplina: Artes visuais e Educação
Coordenação: Prof. Renato Rodrigues da Silva
APX1 – 2020.1
Prezado aluno, 
Essa é a primeira avaliação presencial do nosso curso, que será realizada online devido à grave situação sanitária que vivemos. 
Você encontrará três questões abaixo, com as pontuações pertinente indicadas. 
Leia os enunciados com atenção, procurando ser claro nas suas respostas.
Depois revise as respostas: verifique se as ideias estão expressas corretamente e se respondeu ao que é perguntado no enunciado.
Envie sua prova num arquivo PDF. 
BOA SORTE! 
Questões:
1- Resume o texto “Criatividade”, de Maria Lúcia Arruda Aranha. Não copie o texto diretamente, use suas palavras (3,0 pontos). 
Ao nos referirmos ao termo criatividade, parece que estamos nos referindo apenas as pessoas que sabem fazer coisas que a maioria das pessoas não sabem. No entanto, quando analisamos o real significado das palavras no dicionário, verificamos que o termo criatividade fala sobre alguém que cria algo que antes não existia. Assim como a expressão imaginar que fala a respeito de inventar ou criar um produto, que não precisa ser somente coisas que tocamos mas pode ser uma ideia, uma teoria, etc. 
O texto nos mostra também que para além do dicionário, existem outras formas de se entender essas palavras, mas que independente da perspectiva, todas elas se voltam para o ponto comum, que é a noção de algo original, como Maria Lúcia de Arruda Aranha, pág. 2 do texto: “A obra verdadeiramente criativa traz algum tipo de novidade que nos obriga a rever o que já conhecíamos, dando-lhe uma nova organização.” À partir disso, a autora discorre que para ser inovação de fato, esse algo criado, precisa ser uma “solução” nova para atender a uma demanda já existente; necessita também oportuno e amplo. No que diz respeito a arte, a criatividade pressupõe um olhar diferenciado, uma nova perspectiva sobre o que nos cerca, ampliando nossa visão de mundo e a tornando mais globalizada.
Ainda nesse debate, o texto diz que a criatividade está relacionada ao ser humano, que ela é fundamental na vida em geral, não apenas no campo artístico, e que só é desenvolvida quando não se conforma com que já está estabelecido, mas se está sempre investigando, pesquisando novas possibilidades, a exemplo de artistas e cientistas que a todo tempo buscam sair da zona de conforto, observando o que se tem e tentando achar outros caminhos. Já a inspiração, entra nesse contexto, como resultado da mistura das milhares de ideias que temos a todo instante.
Dessa forma, vemos que a criatividade não é uma habilidade concedida apenas aos sábios e aos outros não, mas é uma capacidade que qualquer um pode desenvolver, se estimulado pelos que os cercam, se ofertada as situações propícias e se construirmos uma visão exploratória.
2- Resume o texto “Funções da arte”, de Maria Lúcia Arruda Aranha. Não copie o texto diretamente, use suas palavras (3,0 pontos). 
Ao longo da história, as obras de arte desempenharam diversas funções, mas somente no século XX, elas passaram a ser aceitas como uma peça que provoca a experiência do conhecimento.
As três funções principais para a arte, são: a função pragmática, onde a arte tem um objetivo não - artístico, ou seja, o foco de atenção não é o lado estético, o que é analisado é a sua finalidade a que se prestou alcançar, como: a moral e a eficácia. A função naturalista entende que a reprodução da realidade através da obra artística é mais importante do que sua apresentação, o que é considerado é a integridade da obra. Já na função formalista, atenta – se para a apresentação da arte, onde seu foco é a estética, assim como, a composição de elementos que produzem a criação artística. O que é ponderado nessa perspectiva é sua capacidade de sustentar a contemplação estética de alguém que tenha percepções aguçadas e treinadas para contemplação.
Sendo assim, concluímos que o que definirá a função da composição artística é a forma com a qual olhamos para ela, até porque as obras de arte só são separadas em funções para que a compreensão das mesmas seja facilitada.
3- Descreva a rua em que você mora (em particular, a relação da sua moradia com o entorno), definindo os seus elementos formais, práticos e simbólicos. O que essa rua representa para você? (4,0 pontos)
OBS: na sua resposta evite o proselitismo político, atendo-se à sua experiência da rua em questão. Por favor, escreva o nome da rua e da cidade para que possamos avaliar sua resposta corretamente.
Eu resido na cidade de Silva Jardim, rua Leopardo José Coelho. Minha rua fica situada em um bairro considerado nobre, apesar das casas serem simples, padrão classe média dos dias atuais; não há nenhuma casa construída a tempos atrás que se destaque como referência de algum período histórico ou estilo específico. O estilo das residências é o contemporâneo, ou seja, moradias que sejam funcionais as famílias do séc. XXI, que sirvam de abrigo. Mas apesar de não retratarem nenhum período histórico - no sentido de passado - cada uma dessas edificações estão contando e construindo a história das famílias do tempo presente, e nas gerações futuras estarão mostrando como vivíamos e como o homem de hoje via e interpretava o mundo a sua volta. As cores são variadas – tem até roxa, apesar de a maior parte delas ter coes que ‘comuns’, justamente para que se encaixem na paisagem total, para que não se tornem visadas pelos que olham e podem ter más intenções. Já quanto a forma, há as que tem dois andares, outras térreas, e apenas uma difere de fato das outras, pois sua fachada é arredondada. A minha casa está dentro das cores usuais da rua, é amarela e com textura, uma coisa comum também nas demais que compõe a rua, construída em concreto e embolsada, possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A rua é de paralelepípedo, irregular, desgastado. Outra coisa que é comum às casas atuais é a utilização de vidro nas janelas e pára – peitos de varanda, trazendo um toque sofisticado, esse recurso foi usado na minha casa e na maioria das demais. 
 (
3
)

Continue navegando