Buscar

APX1 ArtesVisuais 2020 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

19016180089
RIO BONITO
Fabiane dos Santos Silva
Disciplina: Artes visuais e Educação
Coordenação: Prof. Renato Rodrigues da Silva
APX1 – 2020.1
Prezado aluno, 
Essa é a primeira avaliação presencial do nosso curso, que será realizada online devido à grave situação sanitária que vivemos. 
Você encontrará três questões abaixo, com as pontuações pertinente indicadas. 
Leia os enunciados com atenção, procurando ser claro nas suas respostas.
Depois revise as respostas: verifique se as ideias estão expressas corretamente e se respondeu ao que é perguntado no enunciado.
Envie sua prova num arquivo PDF. 
BOA SORTE! 
Questões:
1- Resume o texto “Criatividade”, de Maria Lúcia Arruda Aranha. Não copie o texto diretamente, use suas palavras (3,0 pontos). 
 A palavra Criatividade nos remete a universo um tanto mágico, habilitado pos seres escolhidos pelos deuses, seres que possuem o dom da invenção. As pessoas que são chamados de criativas , sabem desenhar, tem alguma habilidade manual “especial”; enfim , as que sabem fazer coisas que a maioria das pessoas(principalmente nós) não sabe.
 Partindo de alguns significados da palavra criar e de seus derivados criador(Inventivo, fecundo, criativo), criatividade(qualidade de criativo) e criativo( adj . criador) , que a criatividade pressupõe um sujeito criador, isto é, uma pessoa inventiva que produz e dá existência a algum produto que não existia anteriormente.
 Agora iremos abordar alguns conceitos elaborados por psicólogos que vêm se dedicando à pesquisa na área da criatividade e levando várias hipóteses sobre as pessoas criativas. Ghiselin, poeta, crítico e professor da Universidade de Utah diz que , a medida da criatividade de um produto “está na extensão em que ele reestrutura nosso universo de compreensão”, já segundo Laklen, pesquisador da Space Agen-cy, EUA, a medida da criatividade e “a extensão da área da ciência que a contribuição abrange”.
2. Critérios de determinação da criatividade
 As definições de Ghiselin e Laklen medem a criatividade pelo critério da abrangência de seus efeitos, isto é, quanto mais uma contribuição (seja ela um objeto ou uma idéia) remexer nossas crenças estabelecidas, quanto mais revolucionar o nosso universo de saber(o que tem os com o sendo o “certo”, o “indiscutível”), m ais criativa ela será. 
 Foi notado também, que com todos esses conceitos já está inserida a ideia do novo, A obra verdadeiramente criativa traz algum tipo de novidade que nos obriga a rever o que já conhecíamos, dando-lhe uma nova organização. Acontece quando exclamamos: "Nossa, nunca tinha percebido isso!". O novo que a obra criativa nos propõe, no entanto, não é gratuito, ou seja, a novidade não aparece só por ser novidade. A inovação surge, geralmente, do remanejo do conhecimento existente que revela insuspeitados parentescos ou semelhanças entre fatos já conhecidos que não pareciam ter nada em comum. Gutenberg, por exemplo, resolveu o problema da impressão ao ver uma prensa de uvas para fazer vinho. Aparentemente, uvas e vinho, de um lado, e papel e letra, de outro, nada tinham em comum, e no entanto foi a partir da visão da impressão deixada pelos pés sujos do suco da uva prensada sobre o chão que Gutenberg pensou em pressionar papel contra tipos molhados de tinta. Já temos, pois, mais um critério para medir a criatividade: a inovação, além da abrangência já citada. 
 3. Criatividade como capacidade humana 
 Foi percebido que a criatividade é uma capacidade humana que não fica confinada no território das artes, mas que também é necessária à ciência e à vida em geral. 
• A imaginação
 O processo de trabalho do cientista aproxima-se do processo de trabalho do artista. Ambos| desenvolvem um tipo de comportamento denominado "exploratório", isto é, dedicam-se a explorar" as possibilidades, "o que poderia ser", em vez de se deter no que realmente é. Para isso, necessitam da imaginação. Assim, um dos sentidos de criar é imaginar . Imaginar é a capacidade de ver além do imediato, do que é, de criar possibilidades novas. Tanto o artista quanto o cientista têm de ser suficientemente flexíveis para sair do seguro, do conhecido, do imediato, e assumir os riscos ao propor o novo, o possível.
• A inspiração
 Nesse contexto, qual seria o lugar da tão falada inspiração? Na verdade, a inspiração e o resultado de um processo de fusão de ideias efetuado no nosso subconsciente. Diante de um problema, de uma preocupação ou ainda de uma situação, obtidas as informações fundamentais acerca do assunto, o nosso subconsciente passa a lidar com esses dados, fazendo uma espécie de jogo associativo entre os vários elementos.
4. Desenvolvimento e repressão da criatividade
 O desenvolvimento acontece na medida em que o ambiente familiar, a escola, os amigos, o lazer ofereçam condições ao pleno exercício do comportamento exploratório e do pensamento divergente, incentivando o uso da imaginação, do jogo, da interrogação constante, da receptividade a novidades e do desprendimento para ver o todo sem preconceito e sem temor de errar. 
 A repressão, por sua vez, acontece quando essas condições não são oferecidas e, além disso, é enfatizado o não assumir riscos e o ficar no terreno seguro da repetição do já conhecido.
2- Resume o texto “Funções da arte”, de Maria Lúcia Arruda Aranha. Não copie o texto diretamente, use suas palavras (3,0 pontos). c
 Desde da antiguidade ate hoje, as obras de arte nem sempre tiveram as mesmas funções. Foi só no século XX que a obra de arte passou a ser considerada um objeto desvinculado desses interesses não-artísticos, um objeto propiciador de uma experiência estética por seus valores intrínsecos. Existe três funções principais para a arte: pragmática ou utilitária, naturalista e formalista.
 A função pragmatica ou utilitária, não está atrelada a qualidade estética , mas a sua eficiência. Segundo essa função, a rate serve como meio para alcançar um fim não-artístico. Não sendo valorizada por si mesma, mas por sua finalidade. Por exemplo, na idade Média, na medida em que a maior arte dos habitantes dos feudos era analfabetos, a arte serviu para ensinar os principais preceitos da religião católica e para relatar as historias bíblicas . Pois uma das finalidades pedagógicas da arte e ensinar .
 No século XX, com a implantação das republicas soviéticas, o “realismo socialista” teve por finalidade de retratar a melhoria das condições de vida do trabalhador e as principais figuras da revolução socialista como um meio para despertar o sentimento cívico e manter a lealdade da população .Portanto, as finalidades a serviço dos quais a arte pode estar podem ser pedagógicos, políticas ou sociais. 
 A função naturalista tem como função de nos apresentar a obra de modo mais próximo possível a realidade para que a apreciação seja mais simples para o observador. A obra tem a função referencial de nos enviar para fora do mundo artístico, para o mundo dos objetos retratados . 
 Essa atitude nas esculturas e pinturas que” imitam ou copiam “a realidade , apareceu na Grecia antiga AC. Essa tendência caracterizou a arte ocidental, ate o meados do século XIX, quando surgiu a fotografia. A partir de então, a função da arte, teve que ser repensada e houve uma ruptura no Naturalismo .
 As escolhas de avaliação de uma obra de arte do ponto de vista da função naturalista são: a correção de representação, inteireza ou integridade do assunto e o vigor de representação.
 A função formalista esta focada na apresentação da arte e se apega a estética, a organização dos elementos que compõem uma obra de arte. O critério usado para avaliar uma obra, na perspectiva formalista, é a sua capacidade de sustentar a contemplação estética do publico cuja a sensibilidade seja educada e madura.
Do ponto de vista didático podemos separar as funções da arte. Para que uma obrade arte , tenha uma finalidade pedagógica , as vezes , ela precisa ter a função naturalista . Outras vezes e o estético que se sobrepõe as outras funções . Todas as obras que são verdadeiramente de arte são capazes de sustentar a contemplação estética de um observador sensível e treinado.
3- Descreva a rua em que você mora (em particular, a relação da sua moradia com o entorno), definindo os seus elementos formais, práticos e simbólicos. O que essa rua representa para você? (4,0 pontos)
OBS: na sua resposta evite o proselitismo político, atendo-se à sua experiência da rua em questão. Por favor, escreva o nome da rua e da cidade para que possamos avaliar sua resposta corretamente.
 A rua que resido e RUA SIMAO MIGUEL , LOTE 458, BAIRRO JARDIM IMPERIAL, ITABORAI, minha não e afastada , e entorno tela possui algumas casas estilosas, não possui nenhum monumento simbólico. Ela representa para mim a falta de saneamento básico , que a minha cidade possui .
1
 
1
 
 
 
D
isciplina: Artes visuais e Educação
 
Coordenação: Prof. Renato Rodrigues da Silva
 
AP
X
1 
–
 
2020.1
 
 
Prezado aluno
, 
 
Essa é a primeira avaliação presencial
 
do nosso curso
, que será 
realizada 
online devido à 
grave situação sanitária que vivemos. 
 
Você 
encontrar
á
 
três
 
questões abaixo
, com a
s
 
pontuaç
ões
 
pertinente
 
indicada
s
. 
 
Leia os enunciados com atenção, procurando ser claro
 
nas suas respostas.
 
D
epois r
evise as respostas
: 
verifique se as ideias estão 
expressas corretamente
 
e se 
responde
u
 
a
o
 
que é perguntado no enunciado
.
 
Envie sua prova num arquivo PDF
. 
 
BOA SORTE! 
 
 
Questões:
 
1
-
 
Resume o texto
 
“Criatividade”, de Maria Lúcia Arruda Aranha
. Não copie o texto 
diretamente, use suas palavras
 
(3,0 pontos). 
 
 
A palavra 
Criatividade nos 
remete a universo um tanto mágico,
 
habilitado pos seres 
escolhidos pelos deuses, seres que possuem o dom da invenção. As pessoas que são 
chamados de criativas 
, sabem desenhar, tem alguma habilidade manual “especial”; enfim , 
as que sabem fazer coisas que 
a maioria das pessoas(principalmente nós) não sabe.
 
 
 
Partindo 
de alguns 
significados da palavra criar e de seus derivados criador(Inventivo, 
fecundo, criativo), criatividade(qualidade de criativo) e criativo(
 
adj . criador) 
, que a 
criatividade pres
supõe um sujeito criador, isto é, uma pessoa inventiva que produz e dá 
existência a algum produto que não existia anteriormente.
 
 
Agora iremos abordar alguns conceitos elaborados por 
psicólogos que vêm se 
dedicando à pesquisa na área da criativida
de e levando várias hipóteses sobre as pessoas 
criativas. Ghiselin, poeta, crítico e professor da Universidade de Utah diz que , a medida da 
criatividade de um produto “está na extensão em que ele reestrutura nosso universo de 
Fabiane
 
dos 
S
antos 
S
ilva
 
RIO BONITO
 
19016180089
 
 1 
 
 
Disciplina: Artes visuais e Educação 
Coordenação: Prof. Renato Rodrigues da Silva 
APX1 – 2020.1 
 
Prezado aluno, 
Essa é a primeira avaliação presencial do nosso curso, que será realizada online devido à 
grave situação sanitária que vivemos. 
Você encontrará três questões abaixo, com as pontuações pertinente indicadas. 
Leia os enunciados com atenção, procurando ser claro nas suas respostas. 
Depois revise as respostas: verifique se as ideias estão expressas corretamente e se 
respondeu ao que é perguntado no enunciado. 
Envie sua prova num arquivo PDF. 
BOA SORTE! 
 
Questões: 
1- Resume o texto “Criatividade”, de Maria Lúcia Arruda Aranha. Não copie o texto 
diretamente, use suas palavras (3,0 pontos). 
 A palavra Criatividade nos remete a universo um tanto mágico, habilitado pos seres 
escolhidos pelos deuses, seres que possuem o dom da invenção. As pessoas que são 
chamados de criativas , sabem desenhar, tem alguma habilidade manual “especial”; enfim , 
as que sabem fazer coisas que a maioria das pessoas(principalmente nós) não sabe. 
 Partindo de alguns significados da palavra criar e de seus derivados criador(Inventivo, 
fecundo, criativo), criatividade(qualidade de criativo) e criativo( adj . criador) , que a 
criatividade pressupõe um sujeito criador, isto é, uma pessoa inventiva que produz e dá 
existência a algum produto que não existia anteriormente. 
 Agora iremos abordar alguns conceitos elaborados por psicólogos que vêm se 
dedicando à pesquisa na área da criatividade e levando várias hipóteses sobre as pessoas 
criativas. Ghiselin, poeta, crítico e professor da Universidade de Utah diz que , a medida da 
criatividade de um produto “está na extensão em que ele reestrutura nosso universo de 
Fabiane dos Santos Silva 
RIO BONITO 
19016180089

Continue navegando