Buscar

QUESTIONÁRIO DE AGENCIAS REGULADORAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DE AGÊNCIAS REGULADORAS
01- O que é Agência Reguladora?
Agência reguladora é uma pessoa jurídica de direito público interno, geralmente constituída sob a forma de autarquia ou outro ente da administração indireta, cuja finalidade é regular e/ou fiscalizar a atividade de determinado setor da economia de um país.
 
02- Em quais setores encontramos as Agências Reguladoras no Brasil?
As agências reguladoras podem ser encontradas nos setores de energia elétrica, telecomunicações, produção e comercialização de petróleo, recursos hídricos, mercado audiovisual, planos e seguros de saúde suplementar, mercado de fármacos e vigilância sanitária, aviação civil, transportes terrestres ou aquaviários etc.
03- Como são criadas as Agências Reguladoras e qual a sua natureza?
As agências reguladoras são normalmente criadas através de leis e têm natureza de autarquia com regime jurídico especial.
04- A que se dispõe as Agências Reguladoras?
As agências reguladoras se dispõem a fiscalizar e regular as atividades de serviços públicos executados por empresas privadas, mediante prévia concessão, permissão ou autorização.
05- As Agências Reguladoras são Autarquias? Por que?
Sim. Correspondem a autarquias sujeitas a regime especial criadas por lei para aquela finalidade específica. Portanto, estão sujeitas ao mesmo tratamento das autarquias, e passíveis de idênticos mecanismos de controle. Em síntese, as agências reguladoras são autarquias e têm um papel bastante importante no desenvolvimento do país.
06- Como são nomeados os dirigentes das Agências Reguladoras?
Os dirigentes das agências reguladoras são nomeados pelo Presidente da República, após prévia aprovação pelo Senado Federal.
07- Findo o mandato do dirigente de uma Agência Reguladora, está ele sujeito a algum procedimento especial?
Sim. Os dirigentes gozam de mandatos com prazo fixo e só saem do cargo mediante renúncia ou condenação judicial. Encerrado o mandato, os ex-diretores ficarão impedidos de prestar, pelo período de doze meses, qualquer tipo de serviço a empresas controladas pela agência a qual pertencia.
08- A Lei Federal 13.848/19, sobre o que dispõe?
A Lei Federal nº 13.848/2019 dispõe sobre a gestão, a organização, o processo decisório e o controle social destas entidades da administração indireta.
09- Quais são as atribuições das Agências Reguladoras?
As atribuições principais das agências reguladoras são: levantamento, elaboração de normas, fiscalização do cumprimento, incentivo à concorrência, gestão de contratos de concessão e arbitragem entre os agentes do mercado.
10- O que é a atribuição do Levantamento como atribuição das Agências Reguladoras?
Refere-se ao levantamento de dados, análise e realização de estudos sobre o mercado objeto da regulação.
11- O que é a atribuição Elaboração de normas como atribuição das Agências Reguladoras?
Refere-se à elaboração de normas disciplinadoras do setor regulado e execução da política setorial determinada pelo Poder Executivo, de acordo com os condicionamentos legislativos (frutos da construção normativa no seio do Poder Legislativo).
12- O que é a atribuição de Fiscalização do cumprimento das Agências Reguladoras?
Refere-se à fiscalização do cumprimento, pelos agentes do mercado, das normas reguladoras; defesa dos direitos do consumidor. 
13- O que é a atribuição de Incentivo à concorrência das Agências Reguladoras?
Refere-se ao incentivo à concorrência, minimizando os efeitos dos monopólios naturais, objetivando a eliminação de barreiras de entrada e o desenvolvimento de mecanismos de suporte à concorrência.
14- O que é a atribuição de Gestão de contratos de concessão das Agências Reguladoras?
Refere-se à gestão de contratos de concessão e termos de autorização e permissão de serviços públicos delegados, principalmente fiscalizando o cumprimento dos deveres inerentes à outorga, à aplicação da política tarifária etc.
15- O que é a atribuição da Arbitragem entre os agentes do mercado das Agências Reguladoras?
Refere-se à arbitragem entre os agentes do mercado, sempre que prevista na lei de instituição.
16- Cite algumas Agências Reguladoras Federais.
São exemplos de agências reguladoras federais: Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Agência Nacional de Águas (ANA) etc.
17- Cite 4 Agências Reguladoras Estaduais.
São exemplos de agências reguladoras estaduais: Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE), Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) e Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA).
18- Qual foi a primeira Agencia Reguladora Municipal no Brasil?
A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (AGERSA) é um importante e considerável exemplo de agência reguladora, por se tratar da primeira agência reguladora brasileira.
19- A que regime se submete os trabalhadores das Autarquias?
Em geral, as relações de trabalho travadas na intimidade institucional das autarquias submetem-se ao regime jurídico estatutário, consubstanciado por intermédio de diplomas legislativos de viés federal ou estatual, em simetria à órbita em que se encartem as entidades.

Continue navegando