Buscar

O que é Análise de Desempenho? Quais os seus objetivos? Gestão de Pessoas - Recursos Humanos - Administração - RH - Atividade - Trabalho acadêmico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise de Desempenho
Conceito
De acordo com Drucker (1989) apud Reifschneider (2008), toda organização sofre da constante tentação de permanecer em uma mediocridade segura; logo, o primeiro requisito para a saúde organizacional é a demanda por alto desempenho. Sendo assim uma organização tende a ficar em sua zona de conforto pois de certa forma avaliar o desempenho dos membros é uma tarefa difícil.
Neste cenário a Análise de Desempenho é de extrema importância para ver como cada membro de uma empresa está caminhando dentro da mesma.
Chiavenato (1999) define o processo como “uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento”.
Em outras palavras, fazer a avaliação de desempenho é mensurar a performance de um colaborador ou grupo de colaboradores durante um período de tempo.
Através desta análise pode-se medir o grau de contribuição e envolvimento de cada colaborador na execução de suas tarefas individuais ou em conjunto, isso gera feedback que contribuem para o desenvolvimento e crescimento profissional daqueles que os recebem.
Entretanto, ao fazer a analise de desempenho deve se atentar aos conceitos de insucesso e baixo desempenho em que muitas vezes se é confundido baixo desempenho com insucesso nas tarefas que lhe foram destinadas, no entanto, desempenho é o balanço de sucessos e insucessos.
E pensando nisso ressalta a importância de um bom gestor de RH e de uma boa analise das respostas obtidas na análise de desempenho e de um bom feedback que de acordo com Costa ofereça informações para o funcionário a respeito de seu desempenho, conduta ou ação executada, com o intuito de orientar, reorientar e/ou estimular ações de melhoria.”
Objetivos
Segundo Reifschneider (2008) atualmente o principal intuito da avaliar o desempenho e de promover desenvolvimento pessoal, ao contrario do que se fazia na década de 80 em que a maior parte dos sistemas avalias somente o desempenho passado e não pensava no potencial futuro. Sendo assim a analise de Desempenho não está diretamente focada no passado do membro somente, mas sim no futuro em buscar que ele tenha oportunidade de melhorar seu desempenho e obter melhores resultados no futuro. 
Além disso, elas servem para fazer o alinhamento dos membros com a organização, ou seja, de suas metas pessoais com as metas profissionais dentro da instituição ou da corporação como em nosso caso.
Outro quesito é que a analise de desempenho visa contribuir de maneira positiva e no processo de supervisão podendo assim que o supervisor após sua aplicação desenvolva maneiras mais eficazes de fazer sua supervisão buscando entender que cada membro dentro da organização é diferente e tem tarefas distintas que devem ser levadas em conta na hora que for feita está supervisão, pensando que diferentes tarefas demoram diferente tempo para serem concluídas e devem ser cobradas de forma diferentes de acordo com a tarefa e tempo hábil estipulado para que seja cumprida.
E por ultimo a analise tem objetivo melhorar a comunicação dentro da organização como citado por Benitez (2001) apud , (ULLMANN; FUMAGALLI, 2018, p. 138)
 “A comunicação é um instrumento intrínseco ao mundo organizacional e nele deve possuir um lugar de destaque, pois é por meio dela que se estabelece a base de entendimento entre as pessoas. Ainda segundo a autora, é por meio de um processo efetivo de comunicação que o meio organizacional se torna um campo fértil à criação do conhecimento.”
E dessa forma, a comunicação permite que os chefes de cada um dos setores dentro da organização tenham uma visão sobre como estão desempenhando seus papeis de lideres em relação ao seus funcionários, podendo ainda dar a possibilidade que todos possam se expressar e deixar claro como se sentem em relação aos seus superiores, pois este tipo de analise todos avaliam a todos dentro de seus setores e ainda avaliam seus supervisores e não somente funcionários são avaliados por seus chefes.

Outros materiais