Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO
Questão 1) 
(CAIXA 2012 - CESGRANRIO - ADVOGADO) - As empresas públicas prestadoras de serviços públicos e seus agentes respondem, solidária e objetivamente, por danos causados a terceiros.
PORQUE
As empresas públicas prestadoras de serviços públicos são pessoas jurídicas de direito privado submetidas a regime jurídico híbrido, sendo o regime de responsabilidade civil a elas aplicável fundamentado na teoria do risco administrativo.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que:
A) 
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) 
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
C) 
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
D) 
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
E) 
as duas afirmações são falsas
Questão 2)
O Ministério Público do Estado de Minas Gerais ajuizou ação civil pública contra a Prefeitura de Guidoval, haja vista a desafetação irregular de bem público. A propósito do tema, considere as seguintes assertivas:
I. Na desafetação, o bem é subtraído à dominialidade pública para ser incorporado ao domínio privado, do Estado ou do administrado.
II. Os bens dominicais são alienáveis, porém a alienabilidade não é absoluta, já que podem perdê-la pelo instituto da afetação.
III. Os bens de uso comum do povo não comportam desafetação, pois, por sua própria natureza, são insuscetíveis de valoração patrimonial.
Está correto o que afirma-se em:
A) 
II, apenas.
B) 
II e III, apenas.
C) 
I e II, apenas.
D)
III, apenas.
E) 
I, apenas
Questão 3)
(ACAFE - 2009 - MPE-SC - Analista do Ministério Público). Sobre a Lei 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, é correto afirmar, EXCETO:
 A) 
Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, inicialmente, aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional.
B) 
A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade e publicidade, dentre outros.
C) 
A licitação será sigilosa, sendo impedido ao  público acesso ao resultado, salvo quanto ao conteúdo das propostas forem de interesse coletivo.
D) 
O procedimento licitatório caracteriza ato administrativo formal, dependendo, contudo, da esfera da Administração Pública.
 
E) 
A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.
Questão 4)
A ideia de que a Administração tem que tratar a todos os administrados sem discriminações, benéficas ou detrimentosas, é referente ao princípio da:
A) 
moralidade.
B) 
impessoalidade.
C) 
eficiência.
 D) 
publicidade.
E) 
finalidade
Questão 5)
(2012 - TJ-MS Juiz - adaptado) - Após o artigo publicado por Celso Antônio Bandeira de Mello em 1967, que efetivamente lançou de forma pioneira uma sólida proposta de fundamentação normativa ao princípio da supremacia do interesse público sobre o privado, irromperam outras manifestações doutrinárias fazendo alusão à sua existência. Em sua maior parte, salvo raríssimas exceções, tratavam-se de referências pontuais em cursos e manuais, sem maiores desenvolvimentos teóricos (HACHEM, Daniel Wunder. Princípio constitucional da supremacia do interesse público. Belo Horizonte: Fórum, 2011. p. 68.). Considerando o assunto desse fragmento, assinale a alternativa CORRETA:
A) O princípio da supremacia do interesse público não está sujeito à ponderação com outros princípios devido ao seu caráter absoluto.
B) 
O regime jurídico administrativo é pautado por um conjunto de sujeições à Administração Pública que decorrem do princípio da supremacia do interesse público.
C) 
A indisponibilidade do interesse público não tem qualquer ligação com o princípio da supremacia do interesse público, pois se reporta apenas à atividade fiscalizatória do Estado.
D) 
 Segundo o sistema jurídico-positivo atual, o princípio da supremacia do interesse público não possui afirmação expressa no texto constitucional de 1988, apesar do seu reconhecimento como princípio constitucional implícito estruturante do regime jurídico administrativo.
E) 
O princípio da supremacia do interesse público não possui estatura constitucional, apenas infraconstitucional, notadamente na Lei Federal de Processo Administrativo e em algumas Constituições estaduais
Questão 6)
(Analista Administrativo Compras e Licitações - CIJUN - RBO ¿ 2015) - Os contratos administrativos podem ser rescindidos pelos contratantes nas hipóteses abaixo, exceto:
A) 
Por interesse público.
B) 
Pela ocorrência de caso fortuito ou de força maior, desde que impeditiva da execução do contrato.
C) 
Por supressão do contrato além do limite legal.
D) 
Por atraso superior a 30 (trinta) dias nos pagamentos devidos pela Administração.
E) Por subcontratação total ou parcial do seu objeto, desde que inadmitidas no edital e no contrato
Questão 7)
O poder hierárquico é resultante da desconcentração administrativa, ou seja, repartição interna das atribuições, não da descentralização. Assim, sobre o poder administrativo hierárquico, assinale a alternativa INCORRETA.
A) 
É a prerrogativa conferida à Administração para permitir o estabelecimento de relação de subordinação ou de coordenação entre seus órgãos e agentes.
B) 
É resultante da descentralização administrativa.
C) 
É o resultado do poder superior da administração quanto a repartição interna de competência.
D) 
Por meio desse poder o superior hierárquico tem o dever-poder de avocar atribuições e decidir recursos.
E) 
Seu objetivo é a repartição interna de funções e competências
Questão 8)
Quais os princípios da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mencionados no Artigo 37 da Constituição Federal Brasileira. Assinale a alternativa que contém todos os princípios 
A) 
Legalidade, eficiência e moralidade.
B) 
Legalidade, probidade, moralidade, eficiência e assiduidade dos servidores públicos.
C) 
Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
D) 
Probidade administrativa, eficiência dos serviços públicos e moralidade.
E) 
Legalidade, moralidade e publicidade
Questão 9)
Acerca da extinção dos atos administrativos, assinale a opção correta.
 A) 
Somente por determinação judicial é possível a revogação de um ato administrativo.
B) A revogação é um efeito discricionário, que produz efeitos ex tunc.
C) 
 A anulação retira do mundo jurídico atos com defeitos, produzindo efeitos ex nunc. 
D) 
A decretação da anulação decorre da conveniência e da oportunidade da administração pública.
E) 
A cassação é a extinção do ato administrativo por descumprimento da execução desse ato pelo seu beneficiário
Questão 10)
(FUNIVERSA - 2015 - SEAP-GO - Agente de Segurança Prisional) Acerca dos atos administrativos e do controle judicial dos atos da Administração, assinale a alternativa correta.
A) 
O ato administrativo discricionário está sujeito a controle judicial, sobretudo no que se refere à presença de motivação, respeitados os limites da discricionariedade conferida à Administração.
 
B) 
Em regra, é cabível ao Poder Judiciário examinar o mérito do ato administrativo discricionário, classificação na qual se enquadra o ato que aprecia pedido de licença de servidor para tratar de interesse particular.
C) 
A prática de ato administrativo, ainda que desproporcional, não permite a intervenção do Poder Judiciário, pois, nesse caso, haveria ofensa ao princípio da harmonia entre os Poderes da República.
D) 
Em regra, o controle do Poder Judiciário sobre atos administrativos abrange a legalidade e o mérito do ato administrativo.
E) 
O ato discricionário, sujeito ao juízo de conveniência e oportunidade, é insuscetível de controlejurisdicional, mesmo que praticado com abuso de poder

Continue navegando