Buscar

Eixo na unidade fixional

Prévia do material em texto

Os eixos que formam o conceito de personalidade:
Eixo na unidade fixional (síntese): a necessidade de tornar unitário e coerente, o conjunto daquelas características com às quais se identificou. Essas capturas feitas, não são voluntárias (conscientes). Na maioria das vezes as identificações são inconscientes. O Eu do sujeito dará unidade e coerência ao conjunto de coisas que foram capturadas. 
Falsa empatia: se colocar no lugar do outro para achar que o outro vai sentir o que você sentiria se estivesse no lugar dele. (identificação projetiva). Acha que o outro sente o que eu sentiria se tivesse no lugar dele. Coloca-se no lugar do outro sendo ele mesmo. Vê a si próprio no lugar do outro, e não vê de fato o outro. 
Empatia: Coloca-se no lugar do outro pensando ser o outro. Sentir e perceber o que o outro sente. Identificação, se tornar idêntico ao outro. É como o sujeito se torna ao olhar (conviver) pro outro, se tornar idêntico a algo do outro. O sujeito vai capturando coisas do outro que vai tornando-o idêntico a este. Idênticos em ação. 
Unidade Fixional: Juntar, sintetizar, agrupar processos psíquicos em única unidade. É uma necessidade do sujeito, porém, pode tornar-se um mal. Necessidade porque nos dá coerência, consonância cognitiva, sensação de unidade, sensação de harmonia interna. Porém, para isso pode precisar negar elementos fundamentais. A unidade fixional ajuda a viver, todos nós precisamos ter, mas, ao mesmo tempo pode evitar conteúdos reais porque agregá-los traria muita dissonância cognitiva, seria incompatível com o restante das crenças e passa a excluir elas numa maneira de defesa delas. Essa defesa excessiva faz com que a vida se torne por um triz. Unidade fixional mantida a base de muita angústia = unidade fixional neurotizou o sujeito.

Continue navegando