Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

HIPERTEXTUALIZAÇÃO E MULTIMODALIDADES NA EDUCAÇÃO: 
(Sexta-feira, 14 de agosto de 2020)
Com o advento das tecnologias digitais, o conhecimento teve transformações em relação no ensino - aprendizagem em sala de aula, assim como, também, no ensino a distância sobre alunos que tem uma certa dificuldade de se locomover até uma instituição, etc. Podemos observar também que essa modalidade trouxe uma relação entre professor e aluno ter uma interação mais dinâmica e construtiva em suas respectivas pesquisas, gerando uma produção mais relevante entre ambos. Nessa modificação existente do ensino-aprendizagem, o indivíduo passou a pesquisar com mais dinamicidade recebendo auxílio do profissional, que é o detentor do aluno, responsável pelo conhecimento dele. Assim, podemos destacar que, esse paradigma foi alterado para um outro modelo mais flexível: a hipertextualização e as multimodalidades.
 Por meio da hipertextualização foi criado um novo conceito de leitura, uma forma dinâmica, ramificada de aprender os textos, que rompe a maneira tradicional de ler, onde o leitor tem a capacidade de escolher o caminho que deve seguir evitando a forma linear dos textos tradicionais. 
Assim como o hipertexto a multimodalidade está cada vez mais inserida no meio estudantil, como por exemplo no livro didático que possui diferentes modos de representação, com textos, imagens, etc. Assim como na internet, por meio de fontes e pesquisas, haja vista o ensino a distância (online).
· Vantagens e desvantagens: 
Vantagens
· Dinamismo na sala de aula;
· Liberdade na escrita e leitura (não- linear, o estudante tem a liberdade de começar por
onde quiser, sem ter que seguir uma sequência pré-determinada);
· Tem mais possibilidade de acrescentar conteúdos;
· Auxilia na construção do conhecimento, por ter um vasto campo de busca e pesquisa.
Desvantagens
· A excessiva liberdade de navegação que pode conduzir o leitor a uma sobrecarga cognitiva o que dificulta a aprendizagem; 
· Falta de foco no tema central discutido no texto;
· Dificuldade de aprendizagem para estudantes com maior dificuldade de entendimento. 
Diante dos estudos realizados, foi possível constatar que a organização estrutural do texto hipertextual materializa distintos elementos discursivos; estes deflagram novas formas e maneiras de ler o texto. Em outras palavras, os elementos dispostos na arquitetura do documento hipertextual erradicam o fechamento, a finalização e a terminação do contingente informacional do texto, como defendem Dalmaso e Mielniczuk (2012). 
Referências: 
Francisco Izac Dias, Risia Queiroz, Salmaso e Mielniczuk (2012), https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/12/o-texto-hipertextual-um-novo-formato-de-leitura

Mais conteúdos dessa disciplina