Buscar

Trauma Mamilar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trauma Mamilar
O que é?
O trauma mamilar é definido como uma lesão e/ou alteração do tecido mamilar que, geralmente, são resultantes do manejo inadequado e/ou de erro na técnica da amamentação.
Qual a causa?
As lesões os mamilos são causadas principalmente por posicionamento incorreto e pega inadequada. São extremamente dolorosos e desconfortáveis, podendo contribuir para a interrupção do processo de amamentação.
Qual o tratamento?
Na literatura encontra-se dois tipos de tratamento para a recuperação de trauma mamilares: o tratamento seco e o tratamento úmido, sendo que os últimos estudos têm evidenciado maior eficácia do tratamento úmido, pois se acredita que a cicatrização de feridas é mais eficiente se as camadas internas da epiderme, expostas pela lesão, se mantiverem úmidas
Como prevenir?
A prevenção do trauma mamilar abrange o uso de técnicas adequadas de amamentação, com intervenções corretivas de pega e posicionamento do lactente; amamentar a livre demanda para evitar a sucção com força excessiva; evitar o uso de protetores de mamilo; evitar hábitos de sucção não nutritiva;
Diagnóstico de enfermagem 
Segundo a Taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association International (NANDA-I) (2018-2020), essa alteração no tecido mamilar corresponde ao Diagnóstico de Enfermagem (DE): Integridade da pele prejudicada, que pode ser definido por “Epiderme e/ou derme alterados”.
Intervenções de enfermagem
· Orientar a puérperas a amamentar com técnica adequada;
· Manter cuidados para que os mamilos das puérperas se mantenham hidratados com o próprio colostro;
· Evitar o uso de produtos que retiram a proteção natural do mamilo;
· Orientar a amamentação em livre demanda;
· Evitar ingurgitamento mamário;
· Auxiliar e orientar as puérperas na ordenha manual da aréola antes da mamada, caso esteja ingurgitada;
· Orientar a introdução do dedo indicador ou mínimo da puérpera no canto da boca do bebê para retirá-lo da mama quando necessário;
· Evitar o uso de protetores de mamilo (bico de silicone) na puérpera, sempre que possível
Referências 
CERVELLINI, Marina Possato et al . Lesões mamilares decorrentes da amamentação: um novo olhar para um conhecido problema. Rev. esc. enferm. USP,  São Paulo.   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000200346&lng=en&nrm=iso>. access on  16  Mar.  2021.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-6234201400002000021.
Costa, Andrea de Araújo; Souza, Elaine Belem; Guimarães,Janaina Valadares; Vieira, Flaviana; Evidências das intervenções na prevenção do trauma mamilar na amamentação: revisão integrativa. Revista Eletrônica de enfermagem - 2017 jul/set;15(3):
DIAS, Janaína Silva; VIEIRA, Tatiana de Oliveira; VIEIRA, Graciete Oliveira. Fatores associados ao trauma mamilar no período lactacional: uma revisão sistemática. ,  ,  v. 17, n. 1, p. 27  <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292017000100027&lng=p&nrm=iso>.   16    2021.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-93042017000100003.

Outros materiais