Buscar

Cópia de Documento (10)

Prévia do material em texto

• PROCESSO- CHAVE E DE APOIO 
são processos essenciais para a gestão efetiva da organização, garantindo o suporte adequado aos processos finalísticos. Estão diretamente relacionados à gestão dos recursos necessários ao desenvolvimento de todos os processos da instituição. Os seus produtos (bens ou serviços) se caracterizam por terem como clientes, principalmente, elementos pertinentes ao sistema (ambiente) da organização.
Esses processos colaboram com a realização dos processos primários. São os processos estabelecidos formalmente na organização e que visam dar suporte aos processos primários. Possuem características marcantes a ausência de relacionamento direto com os clientes.
Apesar do nome caracterizar uma hierarquia inferior aos processos primários, possuem impacto direto na capacidade de realização e entrega dos processos primários. Portanto, são processos extremamente delicados e que devem ser alvo de avaliação conjunta com os processos primários.
• MODELAGEM/ MAPEAMENTO DE PROCESSOS: TÉCNICAS DE MAPEAMENTO, EM ESPECIAL, BPMN ( business process modeling notation)
De acordo com BPMN (2011) o BPMN constitui um conjunto de capacidades de negócio para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização. O que implica num comprometimento contínuo das organizações incluindo um conjunto de atividades tais como modelagem, análise, desenho, medição de desempenho e transformação de processos. Envolve uma continuidade, um ciclo feedback sem fim para assegurar que os processos de negócio estejam alinhados com a estratégia organizacional e com o público-alvo.
O BPMN tem como finalidade acompanhar, após definidas as prioridades, como os recursos de uma organização são aplicados e transformados em ações para o alcance das metas organizacionais (Pradella, 2016).
Na metodologia proposta pela UFSM, o mapeamento de processos passa pela identificação do negócio da unidade, ou seja, a forma como ela gera e entrega valor para seu público-alv
OQUE É ANÁLISE DE PROCESSOS E COMO SE REALIZA
Análise de processos é a construção de um entendimento comum do estado atual dos processos, por tanto, visa entender como eles estão operando e elabora um diagnóstico completo dessas informações. Dessa forma é possível promover melhorias nos processos, elevando o desempenho do negócio.
A análise de processos se realiza, entendendo às necessidades da organização, planejando a análise de processos, executando e para fins estabelecendo melhorias para o caso
OQUE É AVALIAÇÃO DE PROCESSOS E COMO SE REALIZA 
A avaliação de processos determina se as atividades propostas por um programa que foram implementadas e geraram resultados conforme o esperado. 
Neste modo de avaliação antecipa possíveis problemas e permite monitoramento e desempenho das atividades do programa.
Ferramenta para melhor avaliação e melhoria de processos
DMAIC é um método bastante eficaz no gerenciamento estruturado de mudanças. Por meio das cinco etapas do DMAIC, as ações são orientadas por dados concretos, o que ajuda a garantir que a avaliação e a melhoria dos processos sejam feitas da melhor maneira possível.
PRINCIPAIS VANTAGENS:
Melhoria contínua dos processos;
Promoção de uma gestão de qualidade na empresa;
Aprimoramento das rotinas de trabalho;
Melhoria na qualidade dos produtos e serviços
Otimização dos recursos disponíveis;
Aumento da produtividade.
5 ETAPAS:
I – DEFINIR 
Definição dos problemas que precisam ser solucionados, dos objetivos que se pretende alcançar e dos responsáveis pelo projeto.
ll – Mensurar 
Na segunda etapa do DMAIC, documenta-se todos os processos e se estabelece uma linha de base com o objetivo de quantificar os problemas que você definiu na fase anterior.
lll – Analisar 
Na fase de análise, procura-se encontrar e validar as causas dos problemas. Dessa forma, fica mais fácil saber em que pontos se deve contra-atacar e identificar oportunidades de melhoria.
lll – Analisar 
Na fase de análise, procura-se encontrar e validar as causas dos problemas. Dessa forma, fica mais fácil saber em que pontos se deve contra-atacar e identificar oportunidades de melhoria.
V – Controlar 
Nesta última etapa, é feito o trabalho de monitoramento para garantir que as soluções implementadas estão, de fato, resolvendo os problemas apontados ou se há necessidade de ajustes.

Continue navegando