Buscar

Ações Formativas CMSP Currículo em Ação Anos Finais - Desenvolvimento infantil 11 a 14 anos e formação humana integral

Prévia do material em texto

Avaliar
	100,00 de um máximo de 100,00
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O que caracteriza o desenvolvimento integral?
a.
O desenvolvimento da autonomia e do protagonismo, em um contexto complexo e multifacetado.
Você acertou. O desenvolvimento integral caracteriza-se pela autonomia e pelo protagonismo, em um contexto complexo e multifacetado.
b.
O desenvolvimento da heteronomia e do protagonismo, em um contexto complexo e multifacetado.
c.
O desenvolvimento da autonomia e do protagonismo, em um contexto simples e multifacetado.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com a professora Marcia Giupatto, o que não caracteriza o protagonismo juvenil?
a.
O estudante participa de forma engajada e se prepara, ao longo do tempo, para projetos e eventos na escola.
b.
O estudante participa de grupos que desenvolvem ações positivas para a escola, como grêmio estudantil e clube juvenil.
c.
O estudante se preocupa apenas com provas e notas.
Você acertou. Quando o estudante se preocupa apenas com provas e notas, ele não desenvolve uma postura protagonista e estuda por obrigação, não necessariamente por consciência de que aquilo lhe trará algum benefício.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Qual alternativa não está de acordo com o Currículo Paulista?
a.
Uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, bem como do professor, nos âmbitos pessoal e profissional.
b.
O compromisso com a formação e o desenvolvimento humano em toda sua complexidade, integrando as dimensões intelectual (cognitiva), física e afetiva.
c.
O compromisso com a formação e o desenvolvimento humano em toda sua complexidade, valorizando a dimensão cognitiva, além de uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, independentemente da atuação do professor.
Você acertou. A afirmação desconsidera as dimensões física e afetiva e o papel do professor nos aspectos pessoal e profissional do desenvolvimento humano.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com a professora e psicóloga Silvaneide Carvalho Santos, os aspectos que marcam a transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental são:
a.
Substituição do professor polivalente pelos professores especialistas; alterações nos vínculos professor-estudante; necessidade de valorização dos aspectos cognitivos e afetivos, considerando as alterações hormonais dos estudantes.
Você acertou. Todos os aspectos que marcam a transição das etapas do Ensino Fundamental são mencionados pela professora Silvaneide Carvalho Santos no vídeo.
b.
Substituição do professor polivalente pelos professores especialistas; manutenção dos vínculos professor-estudante; necessidade de valorização dos aspectos cognitivos e afetivos, considerando as alterações hormonais dos estudantes.
c.
Substituição do professor polivalente pelos professores especialistas; alterações nos vínculos professor-estudante; necessidade de valorização dos aspectos cognitivos, considerando as alterações hormonais dos estudantes.
Parte inferior do formulário

Continue navegando