Buscar

Atividade Livro Gil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Métodos de Observação e Pesquisa
Curso: Psicologia Professora: Andresa Da Silva de Jesus
Aluna: Marisângela Azevedo Müller - Matrícula: 201808023901
Exercícios e trabalhos práticos
1.Indique razões de ordem prática para a realização de pesquisas sobre: religiosidade, agressividade, preconceito racial e motivação no trabalho.
Religiosidade: a diversidade religiosa se faz presente em toda a nossa sociedade, e na escola temos vários estudantes, professores e funcionários que tem a sua religião. Todos precisam saber lidar com essa questão. Todos devem ou deveriam respeitar a religião do outro. Já em escolas Católicas antes do início das aulas os professores iniciam as aulas com uma oração, mas nem todos os alunos compartilham da mesma religião! Ali se poderia realizar pesquisas para identificar quantos alunos são de outras religiões, propor em sala de aula trabalhos, seminários e ou pesquisas sobre outras religiões e trazer para o conhecimento de toda a sala de aula.
Agressividade: em nossa sociedade temos visto um grande número de alunos que demonstram comportamentos e atitudes agressivos, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas e professores. Se vê uma necessidade de realizar uma investigação mais consistente das causas dessa violência, bem como, as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação. Todos os dias os noticiários relatam casos de violência contra professores, bullying (humilhar, intimidar, ofender, agredir física ou psicologicamente), vários outros modelos de abuso e agressão acometidos contra a comunidade escolar de forma violenta.
Preconceito Racial: a sugestão para este tema seria referente aos desafios contra o preconceito racial, principalmente quando se trata dos afros descendentes, em que muitas situações o professor não tem conhecimento sobre a história de vida de seus alunos, as raízes, a cultura e etc. Sofrem casos de violência ou bullying relacionados à aparência física (cor da pele, cabelos, condição financeira entre outros) e religiosidade. Considerando então, a necessidade de desenvolver ações que possibilite alguns caminhos para estudos e compreensão, com o aluno, dos valores e identidades advindos do meio cultural em que vivem.
Motivação no Trabalho: No caso esse tema trata de organização, incitar a motivação dos funcionários, sendo uma das formas de se obter uma satisfação mútua nos trabalhos individuais e coletivos, isso resulta em funcionários motivados que passam a ter melhor qualidade de vida no trabalho e os melhores resultados sejam qualitativos ou quantitativos. Portanto, essa necessidade de promover palestras, divulgação, orientações de cursos motivacionais com objetivo de sensibilizar o trabalhador sobre as vantagens e oportunidades de crescimento no seu setor de trabalho.
2.Analise a expressão: “Pesquisas descritivas referem-se ao quê e explicativas ao porquê”.
Na pesquisa descritiva realiza-se o estudo do “quê” é um objeto, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem o pesquisador interferir. Sua finalidade é observar, registrar e analisar com detalhes os fenômenos ou sistemas técnicos, sem entrar no mérito dos conteúdos. Nesse tipo de pesquisa não pode haver interferência do pesquisador, que deverá apenas descobrir a frequência com que o fenômeno acontece ou como se estrutura e funciona um sistema, método, processo ou realidade operacional.
E na Pesquisa explicativa se registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas. Essa prática visa ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar e definir modelos teóricos, relacionar hipóteses em uma visão mais unitária do universo ou âmbito produtivo em geral e gerar hipóteses ou ideias por força de dedução lógica. A pesquisa explicativa exige maior investimento em síntese, teorização e reflexão a partir do objeto de estudo. Visa identificar os fatores que contribuem para a ocorrência dos fenômenos ou variáveis que afetam o processo. Explica o porquê das coisas.
3.Analise as implicações na pesquisa da regra definida por Durkheim: “Tratar os fatos sociais como coisas”.
Para Durkheim, fatos sociais são coisas. São maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos, ou seja, os fatos sociais possuem uma realidade objetiva e são passíveis de observação externa, por isso devem desta forma, ser tratados como "coisas".
4.Estabeleça relações entre o método dialético e a pesquisa-participante, sobretudo no que se refere ao papel do pesquisador.
A pesquisa participante envolve pesquisadores e os pesquisados no processo da pesquisa, isso distancia os princípios da pesquisa científica acadêmica. O pesquisador mantém papel ativo na coleta de dados, análise e interpretação dos dados. Essas características fazem parte do método dialética, em que o pesquisador deve confrontar qualquer conceito tomado como “verdade” com outras realidades e teorias para se obter uma nova conclusão, uma nova teoria. Assim, a dialética não analisa o objeto estático, mas contextualiza o objeto de estudo na dinâmica histórica, cultural e social.
5.Analise alguns relatórios de pesquisa. Procure classificá-los em exploratórios, descritivos e explicativos.
De acordo com as informações no Relatório do projeto “Da Investigação às práticas” de” Bruno Veiga; Isabel Fernandes; Otília Sousa; e Marina Fuertes, a pesquisa é exploratórios pela dimensão reduzida das amostras, indicam sobretudo que a forma como os Pais atuam é distinta dos Educadores. Igualmente, são encontradas diferenças de género, na medida em que são proporcionadas às meninas e aos meninos distintas oportunidades na realização das tarefas.
Já as informações contidas no Relatório do projeto “ Um estudo comparativo Brasil-Portugal sobre os antecedentes do consumo do CouchSurfing” de Vera, Luciana Alves Rodas; Gosling, Marlusa de Sevilha; Silva, João Albino, a pesquisa é de natureza descritiva básica, análise fatorial exploratória e análise de modelagem de equações estruturais. Os resultados das análises multigrupos do estudo indicaram semelhanças e diferenças entre as amostras do Brasil e de Portugal. As semelhanças foram que, em ambas, as hipóteses de que a Expectativa de Desempenho, a Percepção de Co-criação, a Perspectiva Anti-Indústria e o Risco Percebido têm relação com a Intenção de Uso foram suportadas.
E o relatório referente ao projeto de “Ocupação da Amazônia” de Wagner de Cerqueira, mostra que a pesquisa é explicativa, pois retrata todo o processo de ocupação no território da Amazônia, como desenvolveu a cultura, a renda dos habitantes e nesse caso a pesquisa tem como fator principal a observação.

Continue navegando