Buscar

Gabarito - AP1 - Turismo e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito – Simulado de Turismo e Sociedade – AD1.
1) A
2) E
3) A
4) V; V; F; V; F; F; V
5) Processos Associativos: Fundamenta-se por processos de cooperação, acomodação e assimilação – Exemplos de eventos turísticos: Festa do Divino Espírito Santo ocorrido no vale do Paraíba (exemplo de processo associativo de cooperação). Processo Dissociativos: Ocorre basicamente por dois tipos: competição e/ou conflito – Exemplos de barreiras para eventos turísticos: Conflito árabe palestino (exemplo de processo dissociativo de conflito).
6) D
7) Os valores determinam preferências e atitudes, constituindo um quadro de referência para nossos comportamentos. Os valores também permitem o equilíbrio e a coerência de um grupo social, na medida em que são compartilhados por todos os membros de um grupo ou de uma sociedade. Assim, os valores criam sentimentos de solidariedade entre as pessoas, sendo a sua adesão uma condição para a participação nos grupos e na sociedade.
8) Conformidade: Limita-se por objetivos aos meios e fins valorizados de forma positiva pela sociedade; Ritualista: respeito estrito aos meios socialmente valorizados, sem importar-se com os fins; Inovador: aquele que atinge objetivos positivamente valorizados sem atender aos meios que são valorizados pela sociedade; Recluso: comportamento retraído que se distancia dos fins e meios valorizados pela sociedade; Rebeldia: comportamento que rejeita os fins e meios valorizados pela sociedade, apresentando uma nova alternativa de postura social.
9) O turismo pode provocar mudanças nos padrões de comportamento que derivam de normas socialmente partilhadas. Neste caso, a coesão social pode ser enfraquecida e o controle social se tornar pouco eficiente, gerando situações de anomia, na medida em que as normas socialmente aceitas perdem o seu significado, em virtude das mudanças de valores aos quais estas são associadas.
10) E

Outros materiais